Connect with us

Tecnologia

Steve Jobs queria lançar o primeiro iPhone sem entrada para chip

Published

on

source
Steve Jobs durante lançamento do primeiro iPhone
Divulgação/Apple

Steve Jobs durante lançamento do primeiro iPhone

O chip virtual (eSIM) foi uma solução popularizada pelo iPhone desde 2018. Mas você sabia que o cofundador da Apple, Steve Jobs, já queria eliminar a entrada para chip de operadora no primeiro iPhone, em 2007? É o que conta um dos responsáveis pelo iPod, Tony Fadell, em uma entrevista dada à jornalista Joanna Stern.

A história gira em torno do chip de operadora colocado na lateral do smartphone. Segundo Fadell, durante o desenvolvimento do primeiro iPhone, Jobs era contrário à ideia de ter um espaço para colocar o cartão SIM. O problema é que, naquela época, soluções como o eSIM ainda não existiam, limitando os seus sonhos.

Mas o cofundador levantou algumas referências para sustentar a sua ideia. O executivo lembrou da operadora Verizon, que utiliza a tecnologia CDMA e não depende de chips para funcionar. Para refrescar a memória, trata-se da solução adotada pela Claro e a Vivo quando ainda se chamavam ATL e Telefônica, respectivamente.

O problema é que a tecnologia não possui uma grande abrangência no mundo. No Brasil, depois que a Oi e a TIM chegaram ao mercado nacional com a tecnologia GSM, a Claro e Vivo abandonaram o CDMA nos anos 2000. O GSM também está amplamente difundido em outras regiões, como a União Europeia, já que o padrão foi feito pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI, em inglês).

No fim das contas, o iPhone foi lançado com a tecnologia GSM. Depois, em 2011, a Apple chegou a lançar uma versão do iPhone 4 com suporte ao CDMA para atender os clientes da Verizon. Mais tarde, em 2018, o iPhone XR, XS e o XS Max foram lançados com suporte ao eSIM, que tem o potencial de substituir o chip físico no futuro.

Apple se prepara para lançar iPhone sem entrada de chip

O eSIM não é uma tecnologia criada pela Apple, mas que foi popularizada pelo iPhone. A solução deu as caras nos modelos de 2018, levando aos smartphones da marca uma função para lá de esperada: o Dual SIM. Mas, apesar de o uso principal ser voltado ao uso de duas linhas ao mesmo tempo, o recurso tende a decretar o fim do chip físico.

E essa pode ser uma das apostas da Apple para o futuro. Em dezembro, o MacRumors informou que a fabricante pediu para as operadoras americanas se prepararem para um iPhone sem entrada para chip. O prazo final da mudança seria em setembro de 2022, quando a empresa deve lançar a linha iPhone 14.

De um lado, isto é um ponto bom: as fabricantes podem ganhar mais espaço interno para implementar outros componentes. Do outro, esta mudança pode ser uma barreira em algumas regiões. E é justamente este um dos problemas que muitos brasileiros encontram, pois ativar o eSIM no Brasil pode dar bastante dor de cabeça.

Comente Abaixo
Estadual15 minutos ago

Acidente com morte interdita BR 262 em Ibatiba

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um acidente no km 151 da BR-262, na altura de Ibatiba,...

São Mateus44 minutos ago

Empresa de óleo e gás quer expandir no no Polo Industrial de São Mateus

O Polo Industrial de São Mateus segue em franca expansão e o Município vai se consolidando cada vez mais como...

Mulher2 horas ago

Horóscopo do dia: previsões para 20 de maio de 2022

Marcelo Dalla O horóscopo do dia para esta segunda-feira vem acompanhado pela mandala Modern Love ÁRIES  Hoje a Lua se...

Entretenimento2 horas ago

‘Power Couple’: Erika e Dinei são eliminados com 18,20% dos votos

Record TV Erika e Dinei participaram do “Power Couple” Com 18,20% dos votos, Erika e Dinei foram eliminados do “Power...

Nacional2 horas ago

Mulher que descobriu traição e colou cartaz de término reencontra ex-companheiro: ‘chorou muito’

Empresária Benedita Carvalho Lopes, conhecida como Naná Lopes, encontrou o ex na última segunda-feira (16), em Belém. “Volte em casa...

Entretenimento2 horas ago

Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto”

The Music Journal Brazil Vitão sobre sua vida pessoal: “gosto de causar impacto” Para Vitão, as regras ditadas pela sociedade...

Entretenimento2 horas ago

Pedro Sampaio e Pabllo Vittar se beijam no ‘TVZ’

Reprodução/ Multishow Pedro Sampaio beijo Pabllo Vittar Pedro Sampaio assumiu o comando do “TVZ”  fez a temperatura subir. Isso porque...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana