conecte-se conosco



Tecnologia

Startup derrota Elon Musk e vai colocar chips em cérebros de humanos

Publicado

em


source
Empresa inicia testes de chip cerebral
Unsplash/Morgan Housel

Empresa inicia testes de chip cerebral

A startup de neurotecnologia Synchron impôs uma derrota à Neuralink, uma das empresas do bilionário Elon Musk, ao se tornar a primeira empresa a receber aprovação regulatória do FDA, órgão dos Estados Unidos similar à nossa Anvisa, para começar a testar implantes cerebrais em voluntários humanos.

Com essa autorização dada pelo FDA, a Synchron anunciou que espera iniciar estudos em humanos ainda este ano. O produto da empresa, batizado de Stentrode, é um implante neural que se conecta ao cérebro por meio da jugular. O objetivo é usá-lo como uma interface cérebro-computador para conceder o controle de dispositivos externos usados por pessoas com paralisias.

Batendo as rivais

A autorização coloca a Synchron à frente de rivais do setor, com destaque para a Neuralink, que recebe um pesado aporte financeiro de Elon Musk, mas ainda não conseguiu saltar dos experimentos dos implantes cerebrais em animais para os primeiros testes em humanos. Em um comunicado à imprensa, o CEO da empresa, Thomas Oxley, comemorou a decisão do FDA.

Você viu?

Para Oxley, o anúncio representa um resultado satisfatório para anos de testes de segurança realizados em conjunto com o FDA. Segundo ele, a empresa e o órgão regulatório têm trabalhado juntos para abrir caminho para a primeira aprovação comercial de um implante cerebral permanente para o tratamento de paralisias.

Mercado aquecido

A vitória da Synchron sobre a Neuralink, em partes, acontece porque o Stentrode oferece uma abordagem muito menos invasiva em comparação com o implante da empresa de Elon Musk. O implante da Neuralink inclui vários fios, que são perfurados no crânio do usuário, em contrapartida, o implante da Synchron pode ficar totalmente fora do crânio.

Porém, a Neuralink e a Synchron não são os únicos dois players fortes no mercado de implantes cerebrais. Na semana passada, a empresa de neurotecnologia Paradromics conseguiu um aporte de R$ 100 milhões para desenvolver e refinar seu implante neural, que também pretende dar a pessoas paralisadas a capacidade de se mover e se comunicar através de uma interface cérebro-computador.

Comente Abaixo
Política2 segundos atrás

PGR volta a se manifestar a favor de prisão domiciliar para Roberto Jefferson

Foto: Weleson Nascimento/ PTB Nacional Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou uma nova manifestação...

Entretenimento5 segundos atrás

Karinah e Mumuzinho se unem no clipe cinematográfico de “Não É Bem Assim”

Marcelo de Assis Karinah e Mumuzinho se unem no clipe cinematográfico de “Não É Bem Assim” A cantora Karinah ,...

Entretenimento7 segundos atrás

‘A Fazenda 13’: Rico diz que foi preso em quarto por seguranças do ‘De Férias’

Reprodução/Twitter @RicoMelquiades Rico Melquíades revela que ficou preso em quarto do ‘De Férias com o Ex’ A língua de Rico...

Entretenimento9 segundos atrás

Lobão é um dos convidados da nova temporada de “Vamos Tocar” do canal Bis

Marcelo de Assis Lobão é um dos convidados da nova temporada de “Vamos Tocar” do canal Bis A quinta temporada...

Internacional5 minutos atrás

Presidente Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro britânico nos EUA

Em encontro na véspera da abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro e...

Estadual16 minutos atrás

Tratamento psicológico em escolas e unidades de saúde no pós-Covid vira lei

Nova lei de autoria de Bruno Lamas estabelece diretrizes para atendimento a pacientes acometidos por depressão, ansiedade, pânico, estresse pós-traumático...

Mulher30 minutos atrás

‘A Fazenda 13’: Nego do Borel é acusado de assediar Dayane Mello

Reprodução/PlayPlus Nego do Borel é acusado de assédio O clima em  ‘A Fazenda 13’ não está nada divertido, em poucos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!