Connect with us

Política

SP: Se eleito, Tarcísio promete reduzir ICMS e IPVA, mas não diz como

Published

on

SP: Se eleito, Tarcísio promete reduzir ICMS e IPVA, mas não diz como
Marcello Casal JrAgência Brasil – 24/11/2021

SP: Se eleito, Tarcísio promete reduzir ICMS e IPVA, mas não diz como

O ex-ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que pretende reduzir impostos estaduais em São Paulo caso seja  eleito este ano. As declarações foram dadas nesta terça-feira (16).

Freitas, que é o candidato de Bolsonaro ao governo paulista, afirmou que vai reduzir o nível de arrecadação do ICMS, imposto estadual, ao patamar pré-pandemia e prometeu, ainda, incentivos fiscais a áreas mais pobres.

“Vou mexer no ICMS, primeiro reduzindo para os patamares que tínhamos antes da pandemia, quando houve esse aumento brutal (de arrecadação). Depois, analisar que tipo de incentivo regionalizado a gente vai dar para trazer negócios e investimentos para as áreas mais deprimidas”, afirmou o candidato.

Freitas defendeu a limitação de alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia elétrica, que deve reduzir em até R$ 5 bilhões ao ano a arrecadação em São Paulo. Para ele, a medida é correta porque os itens em que a alíquota passou a ser reduzida são “essenciais” para a produção.

Além disso, o candidato promete reduzir arrecadação com IPVA. “O tempo (idade dos veículos) para isenção em São Paulo é 20 anos, outros estados fazem isso com 15 anos. Além disso, está na hora de incentivar carros elétricos”, afirmou.

Tarcísio prometeu compensar o efeito negativo da queda de arrecadação do ICMS no orçamento das três universidades públicas paulistas (USP, Unesp e Unicamp), sem detalhar como pretende fazer isso. As instituições têm receita diretamente atrelada ao tributo estadual.

“Entendo que as universidades são um patrimônio de São Paulo. A gente pretende, tendo uma perda de arrecadação de ICMS, compensar isso com outras fontes orçamentárias para manter fontes de recursos (…) da própria receita tributária”, disse.

Freitas quer compensar o efeito negativo da queda de arrecadação do ICMS no orçamentos das universidades com a venda de ativos e a “participação da iniciativa privada” via PPPs e concessões.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Internacional29 minutos ago

Colômbia propõe garantia de vida a quem perder eleição na Venezuela

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta quarta-feira (17) que apresentou uma proposta para garantir a pacificação interna da...

Internacional2 horas ago

‘Semeadura de nuvens’ pode ser responsável pela pior chuva em Dubai

– As chuvas provocaram inundações nas ruas de Dubai Dubai, cidade localizada nos Emirados Árabes Unidos, enfrentou recentemente uma das...

Internacional2 horas ago

Motociclista tiktoker avisou que morreria horas antes de acidente

Reprodução/Instagram Motociclista tiktoker tinha apenas 22 anos A norte-americana Taylor Jean Skromme, uma motociclista que publicava conteúdo para o Tik...

Internacional2 horas ago

Inglaterra: bebê morre em berçário após ser amarrado de bruços em pufe

Reprodução/Google Views Fachada do bercário Tiny Toes, nos arredores de Manchester, na Inglaterra Um bebê de nove meses morreu num...

Nacional3 horas ago

Filha escuta tiros dentro de casa e encontra pais mortos

O corpo da mãe foi encontrado no banheiro e o do pai na cama, próximo à arma usada na ação;...

Policial4 horas ago

Alunos Oficiais participam de fiscalização do BPTran durante instrução de Prática Operacional

Alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMES participaram de uma operação de fiscalização realizada pelo...

Saúde4 horas ago

Fiocruz aprova 56 projetos para ações de saúde em favelas do Rio

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quarta-feira (17), o resultado da chamada pública para Apoio a Ações de Saúde...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana