conecte-se conosco



Saúde

SP registra mais de 12,5 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

Publicado

em


.

Após ter registrado recorde de casos diários de covid-19 ontem (22), o estado de São Paulo voltou a apresentar um alto número de novos casos confirmados do vírus hoje (23), o segundo maior desde o início da pandemia: 12.561 nas últimas 24 horas.

Segundo o governo paulista, isso é resultado de um represamento de dados, provocado por falhas no sistema do e-SUS do Ministério da Saúde desde quinta-feira passada (16). A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber sobre o problema, mas até este momento não obteve resposta.

Ontem, o estado registrou 16.777 casos confirmados do novo coronavírus, batendo recorde. O estado chegou a contabilizar mais de 19 mil casos em um único dia, mas isso tinha sido resultado de um acúmulo de dias por causa de um problema no sistema de contabilização do Ministério da Saúde.

“Ontem nos espantou o número de casos que tivemos, uma elevação absolutamente espantosa”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

“Se nós temos um número de dados que vem em uma faixa diária de 7,5 mil casos novos por dia e eu passo a ter 16.777, algo aconteceu. E nós observamos que, a partir do dia 17 de julho, esses números baixavam para 5 mil casos, 6 mil casos — sempre 2 mil a 2,5 mil casos a menos do que as médias diárias”, disse Gorinchteyn.

Segundo o secretário, após o número muito elevado de ontem, o governo paulista resolveu pesquisar as razões que justificassem esse aumento e confirmou a instabilidade no sistema do e-SUS – que vem ocorrendo há uma semana. “O e-SUS, do Ministério da Saúde, mostrou instabilidade, dificultando a inserção dos casos leves dos municípios para essas contabilizações. Com isso, todos esses dados que ficaram represados acabaram sendo lançados de uma vez só”, explicou o secretário.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Paulo Menezes, essa falha no sistema do Ministério da Saúde deve continuar influenciando nos dados do estado, pelo menos até amanhã (24).

“O sistema de informação em saúde utilizado para contabilizar dados de covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus] no país todo envolve dois bancos de dados. Um para casos internados, chamado de Sivep-Gripe e outro para casos leves, chamado de e-SUS. E o volume de informações nesse e-SUS é muito grande. É um sistema pesado que apresentou instabilidade desde quinta-feira”, disse.

“Ontem tivemos mais de 16 mil casos confirmados e, hoje, mais 12 mil. E é possível, inclusive, que até amanhã a gente ainda tenha algum rescaldo de notificações que ficaram pendentes ao longo desse período”, destacou Menezes.  

Até este momento, o estado soma 452.007 casos confirmados do novo coronavírus, com 20.894 óbitos.

Há 5.552 pessoas internadas em estado grave em todo o estado em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, além de 8.354 pessoas internadas em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) do estado está em torno de 66,2%, enquanto a média na Grande São Paulo está em torno de 63,7%.

As pessoas que se recuperaram da doença já somam 302.176 em todo o estado.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Saúde atualiza números da pandemia: Brasil tem 363 novos óbitos

Publicado

em


.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, mais 363 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil neste domingo (20). Com isso, o total de óbitos chega a 136.895 desde 27 de março. 

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 65,1. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 2.162,6. As informações são do Ministério da Saúde e estão disponíveis na internet.

De acordo com a atualização de dados feita às 18h, 16.389 pessoas tiveram confirmadas novas contaminações hoje. O balanço totaliza 4.544.629 casos de contaminação pelo novo coronavírus Segundo o ministério, 3.851.227 de pessoas recuperaram a saúde depois da infecção – cerca de 85% dos casos.

A Região Sudeste registra um total de 1,581 milhão de casos de infecção pela covid-19, seguida pela Região Nordeste com 1,272 milhão de casos. No Norte do país, somam 600,8 mil casos. No Sul, 545,2 mil. E no Centro-Oeste, mais de 544 mil casos.

O Estado de São Paulo, o mais populoso é o com maior número de contaminações. Desde o início da pandemia no Brasil, a região registra 935.300. Nesse período, 33.952 mortes ocorreram no estado por causa da covid-19.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional45 minutos atrás

Estudo da FGV aponta que pandemia provocou queda de renda de 20,1%

Agência Brasil Estudo da FGV aponta que pandemia provocou queda de renda de 20,1% Rio – O primeiro trimestre da pandemia...

Saúde2 horas atrás

Saúde atualiza números da pandemia: Brasil tem 363 novos óbitos

. Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, mais 363 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil neste...

Saúde3 horas atrás

Estado de SP atinge marca de 935.300 casos confirmados de covid-19

. O governo estadual de São Paulo atualizou para 935.300 o total de casos confirmados de covid-19, na tarde deste...

Entretenimento4 horas atrás

Reynaldo Gianecchini revela estar há quase 6 meses em quarentena radical

A influenciadora Naná Karabachian entrevistou o ator em uma live em seu canal do Youtube e, entre outras coisas, falaram...

Nacional5 horas atrás

Pedagoga leva soco em abordagem policial: “fui chamada de preta, de vagabunda”

Rerodução Vídeo mostra momento em que Eliane foi derrubada e recebeu soco no rosto A pedagoga Eliane Espírito Santo, de...

Entretenimento5 horas atrás

Irmã de Whindersson diz ser bi ‘às vezes’ em stories: “Minha mãe não vai gostar”

Irmã de Whindersson Nunes, Hagda Kerolayne tirou dúvidas dos seguidores em um jogo de perguntas pelos stories do Instagram e ao...

Mulher5 horas atrás

Como clarear unhas amareladas pelo esmalte?

Clarear unhas amareladas é um desejo comum de muitas pessoas. Um dos motivos que fazem com que a unha adquira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!