conecte-se conosco



Esportes

SP condiciona público nos estádios a tratamento e vacina da covid-19

Publicado

em


.

A volta do público aos estádios no estado de São Paulo está condicionada ao desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus (covid-19) e a um tratamento “cientificamente comprovado”, é o que declarou o secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, em entrevista coletiva nesta quarta (8).

“Neste momento, não está sendo sequer analisada a possibilidade de eventos com aglomerações de pessoas. Vamos acompanhar a evolução da pandemia para definir melhor essa situação. [Não tem público] enquanto não tivermos um tratamento que seja cientificamente comprovado, enquanto não tivermos a vacina, que já está em desenvolvimento aqui em São Paulo e em nível federal. A partir do momento que tivermos a vacina e a imunização das pessoas, possibilidade pode ser analisada pelo Centro de Contingência”, afirmou.

Entre as vacinas estudadas, duas estão na fase três de testes em humanos, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma é a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que tem parceria do Instituto Butantan, que aplicará os testes. Outra é a da Universidade de Oxford, no Reino Unido, produzida com o grupo farmacêutico Astrazeneca e que tem a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como parceira. Esta última foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais avançada em pesquisas.

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, segue o discurso de João Gabbardo. “A única coisa que a FPF pode falar agora é que, no Campeonato Paulista, não teremos [público]. Quanto à volta, vamos seguir da mesma forma: quando as autoridades sanitárias entenderem que é o momento. Continuaremos respeitando a saúde, o cuidado com cada um da nossa população”, disse.

O protocolo da FPF, aprovado pelo governo de São Paulo, não aborda, em nenhum momento, a possibilidade de público nos estádios durante a competição, que será retomada no próximo dia 22 de julho. O estado é o que registrou mais casos (341.365) e óbitos (16.788) por covid-19 no Brasil. Segundo os dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade (35,9 a cada 100 mil habitantes) é pouco superior à nacional. A de incidência de casos (724,6 por 100 mil habitantes), porém, é menor que a média do país.

No Campeonato Carioca, reiniciado há três semanas, e no Catarinense, que recomeçará nesta quarta, não há previsão de público até o fim da competição. Na Europa, onde o futebol retornou em meados de maio, sete das 10 maiores ligas do continente, conforme o ranking da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), retomaram seus torneios após o pico de covid-19, em abril. Em seis delas, a determinação foi de portões fechados. A exceção foi a Rússia, que permitiu a ocupação de 10% da capacidade dos estádios no retorno.

Edição: Fábio Lisboa

Comentários do Facebook

Esportes

Vitória empata e Bahia perde na volta do Campeonato Baiano

Publicado

em

 

.

O retorno do Campeonato Baiano não foi bom para as duas maiores equipes do estado, com a primeira derrota do Bahia na competição e o empate do Vitória. Pior para o rubro-negro, que saiu da zona de classificação para as semifinais e caiu para a sexta posição, somando 12 pontos, 1 a menos que o Juazeirense, quarto colocado. O tricolor perdeu a primeira posição e agora está em segundo, mas possui os mesmos 15 pontos que o líder Jacuipense. Falta apenas uma rodada para o fim da primeira fase.

Jogando no Barradão, o Vitória precisava vencer o Bahia de Feira para garantir a permanência no G4. O rubro-negro apostou na velocidade de Mateusinho, mas seus companheiros de ataque Negueba e Júnior Viçosa não estavam em tarde inspirada.

No segundo tempo, o Bahia de Feira voltou melhor e passou a pressionar o Vitória. O gol saiu aos 29 minutos. Cobrança de falta na área e a defesa rubro-negra afastou. No rebote, nova bola alçada. Marclei, que tinha acabado de entrar na partida, cabeceou no travessão. Novo rebote, e o próprio Marclei finalizou para abrir o placar.

O Vitória então acordou e partiu para o ataque. Quando a derrota parecia certa, o volante Jean conseguiu o gol do empate, aos 50 minutos. Na última rodada, o Vitória enfrenta o Doce Mel, domingo (26), às 16h no Estádio Joia da Princesa. O Bahia de Feira terminou a rodada na quinta posição, com os mesmos 12 pontos do Vitória. Na próxima rodada, o Tremendão recebe o Juazeirense, também no domingo, às 16h, na Arena Cajueiro.

Bahia perde primeira

No Estádio de Pituaçu, o Bahia teve até chance de abrir o placar ainda no primeiro tempo, mas saiu de campo derrotado pelo Atlético de Alagoinhas. O tricolor foi bem na etapa inicial, criou muitas oportunidades e desperdiçou uma cobrança de pênalti. Aos 44 minutos, Felipinho derrubou Marco Antônio dentro da área e o árbitro apitou. Zeca foi para a bola e bateu para Fábio Lima, adiantado, defender.

O castigo veio no primeiro minuto do segundo tempo. Cobrança de escanteio pela direita, desvio na pequena área e o experiente Magno Alves apareceu sozinho para finalizar de cabeça e marcar o gol da vitória. O Bahia sentiu o gol e o Atlético teve, pelo menos, mais duas boas chances de ampliar o placar.

Com o resultado, o Atlético de Alagoinhas chegou a 14 pontos e ocupa agora a terceira posição. Na última rodada da primeira fase, o Carcará enfrenta o líder Jacuipense, domingo às 16h, no Barradão. O Bahia precisa de apenas um empate contra o Fluminense de Feira para garantir classificação para a semifinal. O jogo está marcado para domingo (26), às 16h, no Pituaçu.

Resultados da 8ª rodada do Campeonato Baiano

Fluminense de Feira 1 x 2 Jacuipense

Vitória 1 x 1 Bahia de Feira

Juazeirense 3 x 0 Vitória da Conquista

Jacobina 0 x 4 Doce Mel

Atlético de Alagoinhas 1 x 0 Bahia

Edição: Fábio Lisboa


Fonte: EBC Esportes

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher15 minutos atrás

Saiba quais são os cuidados que você deve ter após fazer uma tatuagem

Com diversos tamanhos, cores e formatos, as tattoos já caíram no gosto popular e fazem parte do estilo de muita...

Entretenimento30 minutos atrás

Participante do “De férias com o ex” irá para “A Fazenda”

Esta coluna descobriu mais um nome que  assinou contrato para participar da próxima edição de “A Fazenda”. Lipe Ribeiro, de...

Internacional45 minutos atrás

Quarentenas para conter covid-19 suavizam abalos sísmicos no planeta

. As quarentenas feitas em todo o mundo para conter a propagação da covid-19 levaram à redução mais longa da...

Meio Ambiente50 minutos atrás

Poluição de plástico em oceanos pode triplicar até 2040, segundo estudo

Pesquisa oferece soluções para reduzir poluição em mais de 80% A quantidade de resíduo plástico fluindo para os oceanos e...

Estadual59 minutos atrás

Senac-ES abre inscrições para cursos rápidos com aulas remotas

São cinco novos cursos profissionalizantes, com conteúdo programático voltado para a nova realidade do país diante da pandemia da Covid-19...

Mulher1 hora atrás

Como ensinar o seu filho a expressar sentimentos?

Cena clássica em um supermercado, uma mãe empurrando um carrinho e uma criança ao lado pedindo alguma coisa que a...

Mulher1 hora atrás

Qual o signo mais ciumento do zodíaco? Veja ranking e características de cada um

Você, com certeza, já ouviu aquele famoso ditado popular de “quem ama, cuida”. Porém, como tudo na vida, nada em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!