conecte-se conosco



Saúde

SP anuncia vacinação de trabalhadores do Metrô e da CPTM

Publicado

em


Operadores do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo vão ser vacinados contra a covid-19 a partir do dia 11 de maio. Essa prioridade na vacinação é uma reivindicação dos funcionários do transporte público do estado de São Paulo, que planejavam fazer uma paralisação amanhã (20) para cobrar o governo para que fossem incluídos na campanha estadual de vacinação. A paralisação tem sido chamada de greve sanitária.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, serão vacinados 9,5 mil trabalhadores do transporte sob trilhos e que estão em contato direto com os usuários. Por meio de um vídeo dirigido aos trabalhadores, o secretário da pasta, Alexandre Baldy, confirmou a inclusão desses trabalhadores na campanha de vacinação do estado contra a covid-19. 

Serão vacinados inicialmente todos os operadores de trens, independentemente da idade. Serão também incluídos os funcionários do setor de operações com idade superior a 47 anos e os funcionários da área de manutenção, seguranças e trabalhadores da limpeza e da bilheteria com idade superior a 47 anos.

Assembleia

Uma assembleia do Sindicato dos Metroviários, marcada para ocorrer ainda hoje (19), a partir das 19h, deve definir se haverá ou não adesão à greve sanitária dos funcionários do Metrô e da CPTM. A expectativa é que não ocorra adesão após a decisão do governo estadual.

Caso haja paralisação do Metrô, a Justiça do Trabalho definiu que essa paralisação não pode ser integral nas linhas 4 e 5. Por se tratar de um serviço essencial, o desembargador Valdir Florindo estipulou que sejam mantidos 85% dos serviços de transporte nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e 70% nos demais períodos, sob pena de multa diária no valor de R$ 200 mil.

Ônibus

O comunicado do governo paulista não incluiu os motoristas de ônibus. Por isso, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) decidiu que vai parar os ônibus da capital a partir da meia-noite desta segunda-feira em protesto por não terem sido incluídos como grupo prioritário de vacinação. Isso pode mudar, caso o governo os inclua na vacinação e faça o anúncio nas próximas horas. 

Durante uma reunião realizada na tarde de hoje, o sindicato dos motoristas informou que ainda vai se reunir, na noite de hoje, com representantes do governo paulista. Isso deve definir os rumos da paralisação amanhã. Caso a paralisação ocorra, eles prometem parar a Avenida Paulista em um protesto amanhã cedo enfileirando ônibus pela avenida.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a covid-19 teve início no dia 17 de janeiro em São Paulo, com a aplicação de doses em profissionais da área da saúde, indígenas e quilombolas. No dia 8 de fevereiro, as doses começaram a ser aplicadas em idosos. Essa vacinação ocorre de forma gradual e decrescente: o governo anunciou para o dia 21 de abril o início de vacinação para idosos entre 65 e 66 anos.

O estado também começou a vacinar profissionais da área de segurança e da educação. Na primeira semana de abril teve início a vacinação de agentes de segurança pública e, no dia 12 de abril, começou a vacinação de professores e outros profissionais da área da educação com idade acima de 47 anos.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Saúde

Comente Abaixo
Entretenimento2 minutos atrás

Juliette diz que Anitta não é sua empresária e por que não assinou com a Globo

Reprodução/Instagram Juliette Freire Resumo Juliette explica que não assinou com Anitta porque quer ser empresária de si mesma Ela afirma...

Entretenimento32 minutos atrás

Juliette diz que Anitta não é sua empresária e por que não assinou com a Globo

Reprodução/Instagram Juliette Freire Juliette Freire, a vencedora do “Big Brother Brasil”, fez uma live de quase uma hora, neste sábado...

Tecnologia47 minutos atrás

Google vai estruturar novo centro de dados no Uruguai

Rafael Arbulu Google adquire estrutura no Uruguai para criação de novo centro de dados O Google anunciou a aquisição de...

Nacional1 hora atrás

Yanomamis dizem que 2 crianças morreram afogadas em ataque de garimpeiros

Polícia Federal Yanomamis dizem que 2 crianças morreram afogadas em ataque de garimpeiros Lideranças Yanomami confirmaram neste sábado que duas...

Entretenimento1 hora atrás

Juliette Freire bate a marca de 29 milhões de seguidores no Instagram

Reprodução/Instagram Juliette é a segunda ex-BBB mais seguida na rede social Juliette Freire, campeã da ultima edição do Big Brother...

Nacional2 horas atrás

CPI da Covid: entenda o que STF garantiu a Eduardo Pazuello em seu depoimento

Reprodução: BBC News Brasil CPI da Covid: entenda o que STF garantiu a Pazuello e por que ele terá de...

Mulher2 horas atrás

Nath Finanças se torna a única brasileira entre os 50 maiores líderes do mundo

Reprodução/Instagram Nath Finanças é a única brasileira a integrar a lista da revista Fortune A influenciadora Nath Finanças foi apontada...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!