conecte-se conosco


Regional

Sooretama divulga programação da Festa da Cidade

Publicado

em

O município completa 25 anos de emancipação política no próximo dia 31.
SOORETAMA (ES) – No próximo dia 31 de março, o município de Sooretama completa 25 anos de emancipação política e a população tem muito a comemorar. A cidade tem crescido a partir de vários investimentos que a Administração Municipal vem aplicando em vários setores.  Na última terça-feira (12), o prefeito Alessandro Broedel anunciou um investimento de R$ 4 milhões em obras de pavimentação em mais de 40 ruas da cidade. Ainda, no início do ano letivo, materiais escolares foram distribuídos para todos os alunos e professores do município. 
Ao longo deste mês, três quadras poliesportivas serão entregues à população. E a principal avenida do município está sendo revitalizada com obras de drenagem e pavimentação, com construção de ciclovia e calçadas cidadãs. “O município vai ganhando nova cara, a qualidade de vida da população vai melhorando e isso é motivo para comemorar”, disse Broedel. 
Comemorações 
Para celebrar os 25 anos de emancipação política do município, a Prefeitura de Sooretama organizou a Festa da Cidade com atrações para todos os gostos. O evento acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, na área de eventos do município, com entrada franca. No dia 28, abrindo a festa, haverá uma noite de louvor comandada pelo cantor gospel Anderson Freire. A partir do dia 29 terá início ao rodeio, servindo como etapa classificatória para a Festa do Peão de Barretos. Ainda, no dia 29, a agitação fica por conta da dupla Júnior & Gustavo. 
No sábado, dia 30, o arrasta pé será comanda- do pelo grupo Forró Rasta Chinela e no domingo (31), após as finais do rodeio, haverá um grandioso show nacional com o padre Alessandro Campos – o padre sertanejo. 
Para garantir os festejos com conforto e segurança, a prefeitura adotará medi- das especiais nos serviços essenciais do município como saúde, limpeza e segurança. Ambulâncias e equipes da saúde estarão em alerta na área de eventos para atender todas as emergências caso necessário. 
A equipe de serviços urbanos estará à disposição para manter limpa a área de eventos e toda a sua redondeza. E a Polícia Militar está organizando um patrulhamento com um número maior do efetivo para garantir a segurança no local do evento e também no restante da cidade. 
Para o prefeito Alessandro Broedel essa é uma data muito importante para Sooretama. “Nosso objetivo, agora, é buscar cada vez mais o crescimento econômico a fim de garantir um pleno desenvolvimento do município e de nossa população”, ressaltou.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Força Nacional monta base em Nova Venécia
publicidade

Regional

Mãe busca doador de medula óssea para filha há 5 anos em Rio Bananal

Publicado

em

Menina nasceu com um caso raro de anemia, a síndrome de Blackfan-Diamont. Saiba como ser um doador de medula óssea.

RIO BANANAL (ES) – Uma mãe faz campanha para encontrar doador de medula óssea há cinco anos para salvar a vida da filha que nasceu com um caso raro de anemia, a síndrome de Blackfan-Diamont. Encontrar uma pessoa compatível tem sido o objetivo da família desde que a doença foi descoberta.
O transplante de medula óssea é apontado por médicos hematologistas como única solução para curar a síndrome. Isso porque, na anemia de Blackfan-Diamond, a medula óssea, que é responsável pela produção de células, não funciona direito e o organismo deixa de produzir glóbulos vermelhos, células dos sangue responsável por transportar o oxigênio pelo corpo humano.
Sem o funcionamento adequado dessa célula, a Mayara, que tem 5 anos, precisa fazer transfusão de sangue periodicamente. De três em três meses, a mãe dela, Patrícia Preciosa leva a criança para fazer o tratamento em São Paulo. “É o único jeito para manter ela de pé e ativa”, declara a mãe.
Para sustentar as idas a outro estado para as transfusões, a mãe já fez um pouco de tudo: de pedido de doação de brindes para rifas no comércio, a faxinas e produção panos de pratos bordados e pintado, e pudim. Patrícia contou que a comunidade sempre foi receptiva e nunca se negou a ajudar a família.
A comunidade também embarcou no pedido da mãe para fazerem exames para serem doadores de medula óssea. Dessa forma, Patrícia espera aumentar as chances de encontrar alguém compatível com a menina. Essa compatibilidade costuma acontecer uma a cada 100 mil habitantes.
Compatibilidade
Foi por essas campanhas da família de Mayara que a lavradora Fátima Guarnieri se tornou doadora de medula óssea. Para a surpresa dela, Fátima foi compatível com uma pessoa que precisava de doação a mais de 2 mil quilômetros de distância.
“Eu fiz o teste por causa da campanha de doação para a Mayarinha, mas fui compatível com uma pessoa lá de Recife (PE) e fui para lá doar”, disse a lavradora.
Sobre a surpresa da compatibilidade da amiga com uma pessoa do estado do Pernambuco, Patrícia declarou que tem fé em Deus.
“Eu creio e tenho muita fé em Deus de encontrar. Eu creio até em um milagre de Deus, mas enquanto isso, a gente via continuar correndo atrás e pedindo as pessoas para se cadastrar para ser também como a Fátima e salvar uma vida”, revelou a mãe.
Como doar
O cadastro de doador de medula óssea pode ser realizado por qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos que esteja com boa saúde. O procedimento pode ser feito em qualquer unidade do Hemoes.
No estado são cinco pontos de cadastro: São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vitória. O doador preenche um cadastro e é recolhida uma amostra de sangue.
As amostras são enviadas para análise e ficam registradas em um banco nacional de doadores. Além de realizar o cadastro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) enfatiza que é importante que o voluntário seja doador de medula óssea e mantenha os dados atualizados.
O voluntário pode atualizar as suas informações caso tenha mudado, por exemplo, de endereço, telefone e e-mail, no site do Redome, o que facilita que o voluntário seja encontrado caso haja compatibilidade com um paciente à espera do transplante.
Hemocentros
•Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30;
•Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30;
•Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30;
•Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30;
•Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.


(* G1/ES)

Leia mais:  Encapuzados assaltam mercearia em Jaguaré e roubam carro e dinheiro

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional13 minutos atrás

CPI da Lava Toga é protocolada no Senado para investigar ministros do STF

Jonas Pereira / Agência Senado Senado federal ainda precisa aprovar instalação da CPI da Lava Toga Foi protocolada nesta terça-feira...

Nacional13 minutos atrás

“Podem espernear à vontade”, diz Alexandre de Moraes sobre inquérito do Supremo

Carlos Moura/ SCO/ STF Após a abertura do inquérito do STF, a Corte foi alvo de manifestações contrárias à investigação...

Nacional13 minutos atrás

Mensagens de 3º suspeito por massacre em Suzano detalham plano ainda mais cruel

Reprodução Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, foi um dos autores de ataque a escola em Suzano Mensagens identificadas pela...

Nacional13 minutos atrás

Agressores de mulheres não poderão tirar carteira de advogado, decide OAB

Reprodução/redes sociais Com a nova decisão da OAB, após o estagiário de direito Vinicius Batista Serra não deve receber o...

Nacional13 minutos atrás

Criador da boneca Momo diz que jogou a escultura no lixo: “Ela está morta”

Reprodução Keisuke Aiso, que concebeu a boneca Momo, disse que jogou a obra de arte no lixo: “Ela está morta”...

Nacional13 minutos atrás

Trump diz que defenderá entrada do Brasil na OCDE

Divulgação/Planalto Apoio de Trump à entrada do Brasil na OCDE pode exigir contrapartida na OMC O presidente dos Estados Unidos,...

Entretenimento2 horas atrás

Modelo brasileira Barbara Fialho vai se casar com filho de Bob Marley

A modelo mineira Barbara Fialho, dona de um corpo condizente com o nome e há sete anos consecutivos figura cativa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana