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Sofre com cólica menstrual? Estas posições de yoga podem ajudar

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Não é novidade que a yoga tem uma série de benefícios para o físico e psicológico. Inclusive, de acordo com Francisco Kaiut, idealizador do método Kaiut Yoga, a prática milenar pode ajudar até quem sofre de cólicas menstruais. 

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Posições de yoga podem ajudar a amenizar cólicas menstruais

“As posições de yoga ajudam a amenizar as dores menstruais porque é capaz de diminuir o desgaste gerado pelas cólicas por possibilitar que todos os tecidos internos permaneçam funcionando de forma plena, como foram programados para fazer”. Ele explica que algumas posições melhoram a circulação e funcionam como uma “massagem interna” para o sistema reprodutor feminino, o que diminui as dores. 

“Quando a cólica partir de aderências ou rigidez no sistema, o yoga age conquistando mobilidade e recuperando o funcionamento ideal dos seus órgãos e tecidos. Quando as cólicas surgirem de fundo emocional, a partir do estresse negativo, a capacidade do yoga de acessar e regular o sistema nervoso vai agir para permitir que o corpo se regule organicamente”, explica Bruna Tiboni, professora do método Kaiut Yoga. 

Abaixo, eles ensinam três posições de yoga para amenizar cólicas menstruais:

1. Baddha Konasana

A posição é um clássico do yoga e  consiste em sentar com as solas dos pés juntos e os joelhos caindo em direção ao chão. Proporciona um impacto considerável na região pélvica, que tem potencial de aliviar o estresse estrutural e, por consequência, diminuir as sensações negativas associadas às cólicas.

“Nessa posição, a respiração é uma grande aliada, em conjunto com movimentações de coluna, criam um processo de massagem visceral em toda a região uterina” explica Kaiut. 

Passo a passo: 

  1. Sente-se em um travesseiro ou direto no chão ou cama. O importante é buscar o conforto.
  2. Junte as solas dos pés e aproxime os calcanhares das coxas.
  3. Deixe os joelhos caírem para as laterais, em direção ao chão.
  4. Mantenha a posição pelo tempo que for agradável e confortável.
  5. Se houver dor nas costas, mantenha-se somente sentada e busque uma parede para apoiar as costas.
  6. Se for confortável, explore a posição curvando a coluna e levando a testa em direção aos pés.
  7. Após curvar para frente, se necessário volte o tronco, e se for possível continuar, leve a testa em direção a um dos seus joelhos, use as mãos no chão para guiar o movimento e sinta a coluna.
  8. Sem controlar nada, perceba como a posição está fazendo você respirar com inspirações e expirações longas que irão neutralizar parte dos impactos negativos do estresse.
  9. Lentamente, com o tronco curvado para frente, leve a testa ao joelho oposto.

2. Uppavista Konasana

Este exercício é popularmente conhecido como grande abertura de pernas quando você está sentada. “Também um clássico dos fundamentos do yoga, esta posição ajuda a desenvolver a mobilidade de quadril, e trabalha a musculatura das pernas e pélvis” reforça Kaiut.

Passo a passo: 

  1. Sente-se em um travesseiro ou direto no chão e abra as pernas até sentir uma sensação na
  2. área da virilha ou quadril.
  3. Olhe para os pés e procure centralizar o contato dos seus calcanhares no chão.
  4. Para algumas mulheres, somente ficar sentada já gera alívio. Se esse for o caso, mantenha essa posição por alguns minutos, enquanto for confortável, e mais uma vez brinque com a respiração.
  5. Caso você se sinta confortável e queira explorar a posição, incline-se para a frente e sinta como seu corpo responde. Não faça esforço algum ao fazer isso, apenas permita que a gravidade deixe o seu tronco cair para frente. Sinta o ar entrando e saindo dos pulmões.

3. Sukhasana

Uma das mais clássicas e populares posições do Yoga, proporciona benefícios relaxantes para a mente e terapêuticos para o corpo. “Muitas vão sentir os benefícios da posição se traduzindo em liberdade de movimento nos quadris e pernas no geral”, explica Bruna Tiboni.

Passo a passo: 

  1. Sente-se no chão ou na cama. Se for desconfortável, sente-se sobre um travesseiro.
  2. Cruze uma das suas pernas na frente da outra – imagine uma parede à sua frente e mantenha as canelas paralelas à parede.
  3. Se houver dor nas costas, mantenha-se somente sentada e busquem uma parede para apoiar as costas.
  4. Feche os olhos, e se não houver dor, incline-se lentamente para a frente. O objetivo não é chegar ao chão, mas sim construir liberdade de movimento, que vai te gerar mais saúde e vai te permitir avançar no movimento de forma construtiva e não agressiva.
  5. Alterne os lados.

“O yoga foi feito para sanar os momentos mais difíceis, e como mulheres, temos muitos do que nos beneficiar dessa prática”, diz Bruna. A professora ainda diz para experimentar as posições quando achar necessário, variando entre os estágios do ciclo.


Fonte: IG Mulher

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Óleo de argan e mais: dicas de Marco Antonio de Biaggi para cuidar dos cabelos

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Marco Antonio de Biaggi
André Schilliró

Marco Antonio de Biaggi


O cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, responsável pelo cabelo de várias famosas, bateu um papo exclusivo com o iG durante uma live no Instagram nesta quarta (8). Na conversa, ele falou sobre a reabertura dos salões, sua volta ao trabalho e, claro, deu várias dicas preciosas.

Durante a conversa, o profissional falou sobre a reabertura dos salões e disse que o serviço de cabeleireiro em domicílio não é uma boa alternativa. “Por exemplo, um reflexo, que você começa a tirar da nuca, em várias etapas, imagina o trabalho… Você tem que tirar aquilo no banho, vai e volta, cinco, seis vezes, se molhando nesse frio, a bagunça… Se dá um erro, que pode acontecer, se você tá no salão, tem uma infinidade de produtos”. Além disso, ele conta que os maridos das clientes não costumam gostar muito da bagunça que isso tudo pode causar. 

E é claro que Marco Antonio deu várias dicas de como manter o cabelo saudável durante a quarentena, mesmo se você não quiser se arriscar saindo de casa para ir ao cabelereiro. “Aproveite agora o momento, é hora de hidratar seu cabelo, na sua casa, pra você ir preparando seu cabelo. Ideal para quando você sair do isolamento o cabelo já ter se renovado, a queratina já se refez”, aconselha. 

“Os óleos não são modismo, eles têm cinco mil anos”. A dica de ouro é o óleo de argan marroquino legítimo pressurizado à frio e orgânico – que, inclusive, está liberadíssimo até para os cabelos mais oleosos. 

Tendências

Sobre as tendências para os cabelos, ele exalta o cabelo mais iluminado. “Loiro platinado não combina com o verão e nem com o tom de pele da brasileira, os loiros agora são quentes, com mesclas de dourado com caramelo. Morena iluminada é o novo castanho”, revela.

Famosas que todas querem copiar

Ele cita logo Juliana Paes , que passou recentemente por uma transição capilar e está, segundo o próprio Marco Antonio, “de capotar com este cabelo”. Mas ele explica que por trás daquilo tudo, há um bom trabalho.

“Ali tem um amassado, tem um difusor e tem um babyliss, pra ficar aquele cachinho. Mas o segredo é o amassado com a toalha, difusor e, depois, uma coisa que eu fazia também na Ana Paula Arósio, é pegar o cachinho da pessoa, não adianta fazer escova antes, e passar por fora do babyliss, contando apenas até três”, conta, revelando que o instrumento deve ser usado fechado, sem utilizar a parte que prende a mecha do cabelo. 

Para mais dicas, você pode seguir o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi no Instagram . E a live completa com o profissional você confere a seguir:


Fonte: IG Mulher

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