Connect with us

Mulher

Skincare com sangue menstrual funciona? Dermatologista responde

Published

on

Influenciadora Mimi Boliviana usa sangue menstrual como máscara facial para revitalizar a pele
Divulgação

Influenciadora Mimi Boliviana usa sangue menstrual como máscara facial para revitalizar a pele

A influenciadora e modelo Mimi Boliviana chamou atenção ao afirmar, na última quarta-feira (6), que é adepta do skincare com sangue menstrual. A cada ciclo menstrual, ela mescla o sangue com água filtrada e, com um pincel, aplica a mistura na pele facial. Segundo ela, a prática teria a função de manter a pele jovem e firme.

A dermatologista Vanessa Perusso afirma que, de fato, o sangue menstrual tem nutrientes que até podem ter relação com resultados na pele. O uso do sangue menstrual como máscara facial se popularizou nos últimos anos devido à corrente do Sagrado Feminino, que têm no cerne a ancestralidade, conexão e empoderamento feminino, bem como o contato com a natureza para despertar a energia feminina.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram  e fique por dentro de todas as notícias sobre universo feminino!

No entanto, a especialista alerta que os benefícios dele na rotina de skincare não têm comprovação científica. “O sangue menstrual tem resquícios minerais, de vitaminas e de hormônios, principalmente o estrogênio, devido à descamação do endométrio. Por mais que ele esteja puro ou misturado com água, não é possível quantificar esse resultado”, aponta Perusso ao iG Delas.

A dermatologista aponta que essas propriedades do sangue poderiam, em tese, beneficiar peles maduras e desvitalizadas, que têm a necessidade de receber alguns hormônios, principalmente o estrogênio. O tipo de ação poderia ser comparado à terapia com plasma, que é rico em plaquetas.

“Usamos essa estratégia para conseguir ter reações regeneradoras que estimulem a produção de ativos de substâncias que regeneram e melhoram a firmeza da pele. Isso também pode ser atribuído ao sangue menstrual. Ele não tem plasma concentrado, mas ela existe na composição”, afirma.

Essa ação com plaquetas estimula o crescimento do  colágeno e do fibroblasto (células envolvidas na cicatrização da pele).

“Esse sangue menstrual está circulando, está sendo expelido. Com isso, teremos uma alta quantidade de minerais, vitaminas e hormônios. Na pele madura, o estrogênio ajuda no processo de firmeza e revitalização facial”, indica.

Mesmo assim, o indicado pela especialista seria aderir a cosméticos que mimetizam esses hormônios para melhorar a vitalidade da pele. Assim, o composto poderá ser usado diariamente, e não apenas durante a menstruação. “Com mais periodicidade, a resposta do uso vai, evidentemente, melhorar”.

Siga também o perfil geral do  Portal iG no Telegram   !

Contra indicações

Apesar dos supostos benefícios ligados ao skincare com sangue menstrual, Perusso alerta que fungos e bactérias presentes no canal vaginal podem causar problemas em alguns tipos de pele.

“Se o sangue é aplicado em uma pele que tenha rosácea ou alguma patologia, por exemplo, é possível desencadear uma contaminação, infecção ou irritação. É importante ter esse cuidado”, reforça.

Fonte: IG Mulher

Comente Abaixo
Advertisement
loading...
Mulher8 minutos ago

O que significa sonhar com perfume? Entenda e desvende os sinais

Foto: Reprodução O que significa sonhar com perfume? Entenda e desvende os sinais Sonhos são experiências misteriosas que muitas vezes...

Mulher8 minutos ago

Sorvete de gelatina e outras 16 sobremesas fáceis e deliciosas

Foto: Reprodução Sorvete de gelatina e outras 16 sobremesas fáceis e deliciosas A confeitaria é conhecida por ser uma arte...

Mulher8 minutos ago

63 mensagens de boa noite com carinho para enviar para quem ama

Foto: Reprodução 63 mensagens de boa noite com carinho para enviar para quem ama Enviar uma mensagem de boa noite...

Internacional8 minutos ago

Professor é acusado de racismo no Uruguai: ‘Não contratamos negros’

Reprodução/X/@mediareduy Protesto no Uruguai contra professor que teria proferido fala racista Os estudantes do terceiro ano de orientação agrícola na...

Estadual38 minutos ago

Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop tem início na próxima quarta-feira (1º)

Na próxima quarta-feira (1º) tem início a nona edição do Fórum Nacional de Mulheres no Hip Hop, na comunidade pesqueira...

Estadual38 minutos ago

Confira os premiados do sorteio de abril do Nota Premiada Capixaba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizou, nesta quinta-feira (25), o 28º sorteio do Nota...

Saúde38 minutos ago

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (25) o Projeto de Lei (PL) nº 2.221/2023, que prevê...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana