conecte-se conosco



Educação

Sítio Arqueológico é tema de ação interdisciplinar em escola de São Mateus

Publicado

em

Os alunos da Escola de Tempo Integral Marita Motta Santos, em São Mateus, participaram, nessa terça-feira (14), do projeto ‘Sítio Arqueológico’. De forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Química, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, a atividade resultou em trabalhos voltados à pré-história, com enfoque nos povos ameríndios e sociedades indígenas brasileiras.

Todo o conteúdo foi desenvolvido nas aulas durante o primeiro trimestre, com as turmas da 1ª série do Ensino Médio. Além das aulas em horário escolar, uma das atividades realizadas foi a aula de campo no Museu de São Mateus, quando os estudantes tiveram contato com achados arqueológicos reais.

A partir de todos os estudos realizados pelos alunos, organizados em grupos, eles transformaram a pesquisa em interação, compartilhando suas descobertas com as demais turmas da escola. Eles aprenderam sobre a melhor textura para trabalhar com o barro e criaram réplicas de vasos, urnas funerárias, estátuas, armas e vários outros objetos referentes ao período histórico estudado.

Tudo ganhou legenda tanto em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Foram sete professores envolvidos diretamente à proposta e mais de vinte grupos abordaram desde o Australopithecus até as descobertas sobre as sociedades indígenas que fizeram parte da constituição da história do povo mateense.

Uma das professoras envolvidas, Deijane Ribeiro, que atua como professora e coordenadora da área de linguagem, avalia a proposta como “uma grande oportunidade para que toda escola aprendesse mais sobre a história do município, potencializando os projetos de vida dos estudantes”.

A diretora da escola, Bruna Bonomo Graciano, destacou que “a ação Sítio Arqueológico, foi uma proposta pedagógica potencializadora neste primeiro trimestre, pois além de envolver diferentes disciplinas, possibilitou aos estudantes o conhecimento sobre a história do próprio município. Além disso, as metodologias dinamizaram a transmissão do conteúdo, certamente favorecendo a aprendizagem dos estudantes”. 

Comentários do Facebook

Educação

MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021

Publicado

em

Provas digitais vão ocorrer em 31 de janeiro e 17 de fevereiro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro, na sua versão impressa. A nova data para aplicação das provas foi divulgada hoje (8), durante coletiva de imprensa transmitida pela internet, que contou com a presença do secretário executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, que é o ministro interino, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

A versão digital do exame será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação das provas está marcada agora para os dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março. 

“Entendemos que essa decisão não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é. Então, buscamos uma solução técnica, tentando ver a data que melhor se adequa a todos”, afirmou Vogel, ao divulgar o novo calendário. Segundo ele, a definição das datas foi construída após diálogo com as secretarias estaduais de Educação e entidades que representam as instituições de ensino superior, tanto privadas quanto públicas.  

Segundo o presidente do Inep, serão adotadas medidas sanitárias durante a aplicação das provas, como uso de álcool gel e distanciamento adequado entre os estudantes. Os protocolos sanitários para aplicação das provas vão gerar um custo adicional de cerca de R$ 70 milhões para o governo federal, informou Alexandre Lopes.

“Estamos prontos para fazer essa execução em janeiro. Já estamos adotando as medidas necessárias, junto ao consórcio aplicador, para garantir a segurança sanitária durante a aplicação da prova, medidas relativas ao uso de álcool gel, uso de máscara, distanciamento e quantidade a alunos nas salas de aplicação do exame”, afirmou Lopes.

Consulta pública

Em junho, o Inep chegou a realizar uma enquete virtual para saber em quais datas os estudantes gostariam de realizar a prova. Pelo levantamento, 49,7% dos estudantes preferiam que o Enem impresso fosse aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. Ao comentar a decisão de aplicar as provas entre janeiro e fevereiro, Lopes disse que levou em conta, além da própria enquete, as opiniões das instituições de ensino e das secretarias de educação.

“A enquete não seria o único parâmetro para definição da data, era mais um parâmetro. Entendemos que seria muito importante ouvir os secretários estaduais de educação, representados aqui pelo Consed, como também as instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Todas as informações foram levadas em consideração. Com relação à enquete, mais da metade dos alunos optaram por dezembro e janeiro; maio foi menos de 50% dos alunos, então, mais da metade dos alunos preferiu dezembro e janeiro e a gente também está atendendo esse público”, argumentou.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional10 minutos atrás

Caminhão de carne é saqueado após ser levado para comunidade do Rio; assista

Reprodução/ YouTube Caminhão foi saqueado na comunidade da Penha, no Rio de Janeiro Um caminhão que transportava carne foi roubado...

Estadual40 minutos atrás

Hospital Dório Silva recebe 15 novos leitos de semi-intensivo

. O Governo do Estado realizou, na manhã desta quinta-feira (09), a entrega de 15 novos leitos semi-intensivo no Hospital...

Estadual40 minutos atrás

Governador Casagrande se reúne com embaixador dos Estados Unidos

. O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou uma reunião virtual com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, na...

Mulher40 minutos atrás

Como ter os cachos de Juliana Paes? Profissionais dão dicas

Juliana Paes tem aproveitado os últimos meses para exaltar os cachos. Em algumas entrevistas e publicações no Instagram, a atriz...

Polícia Federal40 minutos atrás

PF e forças de segurança realizam apreensão de caminhão com carregamento ilícito de cigarros paraguaios

. Guaíra/PR – Na madrugada de quinta feira, dia 09/07, mais uma grande apreensão foi realizada por equipes que participam...

Polícia Federal40 minutos atrás

Operação Medida por Medida investiga grupo criminoso que atuava no Instituto de Pesos e Medidas do Amapá

. Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/7), a Operação Medida por Medida*, para desarticular organização...

Carros e Motos40 minutos atrás

Corolla Cross é o SUV nacional da Toyota que chega em 2021

Divulgação Toyota Corolla Cross chegará ao Brasil para concorrer com SUVS médios, como Jeep Compass e o VW Tarek, que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!