conecte-se conosco


Educação

Sítio Arqueológico é tema de ação interdisciplinar em escola de São Mateus

Publicado

em

Os alunos da Escola de Tempo Integral Marita Motta Santos, em São Mateus, participaram, nessa terça-feira (14), do projeto ‘Sítio Arqueológico’. De forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Química, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Inglês e Espanhol, a atividade resultou em trabalhos voltados à pré-história, com enfoque nos povos ameríndios e sociedades indígenas brasileiras.

Todo o conteúdo foi desenvolvido nas aulas durante o primeiro trimestre, com as turmas da 1ª série do Ensino Médio. Além das aulas em horário escolar, uma das atividades realizadas foi a aula de campo no Museu de São Mateus, quando os estudantes tiveram contato com achados arqueológicos reais.

A partir de todos os estudos realizados pelos alunos, organizados em grupos, eles transformaram a pesquisa em interação, compartilhando suas descobertas com as demais turmas da escola. Eles aprenderam sobre a melhor textura para trabalhar com o barro e criaram réplicas de vasos, urnas funerárias, estátuas, armas e vários outros objetos referentes ao período histórico estudado.

Tudo ganhou legenda tanto em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Foram sete professores envolvidos diretamente à proposta e mais de vinte grupos abordaram desde o Australopithecus até as descobertas sobre as sociedades indígenas que fizeram parte da constituição da história do povo mateense.

Uma das professoras envolvidas, Deijane Ribeiro, que atua como professora e coordenadora da área de linguagem, avalia a proposta como “uma grande oportunidade para que toda escola aprendesse mais sobre a história do município, potencializando os projetos de vida dos estudantes”.

A diretora da escola, Bruna Bonomo Graciano, destacou que “a ação Sítio Arqueológico, foi uma proposta pedagógica potencializadora neste primeiro trimestre, pois além de envolver diferentes disciplinas, possibilitou aos estudantes o conhecimento sobre a história do próprio município. Além disso, as metodologias dinamizaram a transmissão do conteúdo, certamente favorecendo a aprendizagem dos estudantes”. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Polícia Ambiental realiza exposição
publicidade

Educação

Prazos para ProUni e Fies são prorrogados

Publicado

em

Segundo Ministério da Educação motivo foi instabilidade nos portais

O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar o prazo para estudantes e instituições se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Uma instabilidade nos portais entre 5 e 7 de agosto provocou a extensão dos prazos.

No caso do Prouni, os estudantes não matriculados nas instituições de educação superior (IES) terão até 19 de agosto para concorrer a uma das bolsas remanescentes. O prazo anterior terminava na sexta-feira (16). Para os matriculados, a data final continua a ser 30 de setembro.

No Fies, o prazo para as Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das IES validar as informações prestadas por estudantes pré-selecionados na lista de espera que venceria de 5 a 9 passou para 16 de agosto.

Segundo o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, na semana passada, o MEC acionou a Polícia Federal para investigar indícios de sabotagem aos portais e opção por prorrogar os prazos visam a não prejudicar os estudantes.

O Sistema Presença, utilizado para pagamento do benefício do Bolsa Família, também passou por instabilidade, mas o MEC não identificou necessidade de prorrogar o prazo para envio de informações, que continua a ser 23 de agosto.


(*Agência Brasil)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Prazo para inscrição no Enade é ampliado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional54 minutos atrás

Pastor dopado, roubo de dinheiro e Flordelis mentora: filho faz novas revelações

arrow-options Reprodução/Facebook Deputada resolveu exonerar a mulher de um dos filhos adotivos, o também deputado Misael Em depoimento a policiais...

Nacional54 minutos atrás

Policial do Bope tem mal súbito durante exercício de Crossfit e morre

arrow-options Reprodução Leonardo Garces, de 28 anos, passou mal durante realização de exercício de Crossfit O policial militar Leonardo Garces...

Nacional54 minutos atrás

Sequestrador de ônibus contou a parentes que ouvia ‘vozes dentro da cabeça’

arrow-options Reprodução Willian dizia estar em depressão e “sofrendo muito”, além de ter passado a beber demais No início deste...

Entretenimento55 minutos atrás

Em “Órfãos da Terra”, Dalila é atingida por tiro

A vida de Robson (Alex Morenno) em “Órfãos da Terra” virou de cabeça pra baixo depois que o rapaz começou...

Entretenimento55 minutos atrás

Régis se revolta contra Jô após ser baleado em “A Dona do Pedaço”

A casa caiu para Régis (Reynaldo Gianechinni) e Jô (Agatha Moreira) em “A Dona do Pedaço”. Depois de terem sido...

Entretenimento55 minutos atrás

Caso de Paloma e Marcos renderá polêmicas em “Bom Sucesso”

Nesta quarta-feira (21) vai ao ar mais um capítulo de “Bom Sucesso”, novela da  Globo  escrita por  Rosane Svartman e Paulo Halm. ...

Nacional3 horas atrás

Quarta-feira começa com garoa, mas sol aparece durante a tarde, em São Paulo

arrow-options Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 4.8.19 Céu nublado em São Paulo As temperaturas continuam baixas em São Paulo , nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana