conecte-se conosco



Estadual

Site do programa Cibercidadão do Prodest é o primeiro do Poder Executivo Estadual com recursos de acessibilidade

Publicado

em


Fazer com que a tecnologia seja uma ferramenta transformadora da sociedade é uma das metas do programa Cibercidadão, do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Pensando nisso, o site do programa (www.cibercidadao.prodest.es.gov.br) foi desenvolvido com diversos recursos de acessibilidade, sendo pioneiro dessa prática no Poder Executivo Estadual.  

Uma dessas funcionalidades é o assistente de libras que traduz o texto para a linguagem de sinais. Para usá-lo, basta clicar no ícone azul que fica no canto direito da página. Em seguida, selecione o texto e espere a tradução do conteúdo para os sinais da Libra.  

Outro recurso é o assistente de áudio, responsável por converter o texto em som. Para utilizá-lo, é necessário primeiro selecionar o conteúdo, clicar em “Ouvir Seleção” e esperar o assistente fazer a leitura.   

Com foco em facilitar o acesso às informações do programa, foi desenvolvida a Nina – assistente virtual inteligente que tira dúvidas dos internautas sobre o Cibercidadão. Para acioná-la, é preciso clicar no ícone de chat e iniciar a interação.

O site do programa também está configurado para o uso de software assistivo que identifica os elementos do website e lê o conteúdo para pessoas com deficiência, com dificuldades de consumirem as informações escritas.  

De acordo com a gerente de Gestão da Informação do Prodest, Camila Zacche de Aguiar, os recursos foram desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação (Lino) da autarquia, com base em bibliotecas e softwares livres.

“Os recursos foram avaliados de forma automática por meio de ferramenta e manual por meio de especialista, inclusive com a participação do usuário. Os testes foram realizados pelo Lino e por usuários com deficiências de forma on-line”, explicou a gerente.

Acessibilidade digital

De acordo com uma pesquisa da BigDataCorp, em parceria com o Movimento Web para Todos, apenas 0,89% dos sites brasileiros têm recursos de acessibilidade de alto nível.

Divulgado no começo do segundo semestre deste ano, esse estudo mostra como é preciso ter um maior foco na acessibilidade digital para as pessoas com deficiência.

Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, as características do site do Cibercidadão são uma excelente prova de como o programa tem um caráter inovador no Governo do Estado e prioriza a inclusão digital.

“Todos os recursos foram desenvolvidos para dar aos internautas condições favoráveis para participar do programa. Esse esforço, com certeza, vai proporcionar excelentes resultados no futuro”, enfatizou Lugon.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Nacional58 minutos atrás

Tempo frio e nublado nesta terça-feira  em São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Previsão do tempo São Paulo O clima chuvoso e nublado continua nesta terça-feira (26).O...

Variedades2 horas atrás

Homem fica furioso após ter entrevista de emprego sabotada pela própria esposa

Por conta do comportamento de sua esposa ele perdeu uma oportunidade de conquistar seu trabalho dos sonhos. Um homem ficou...

Policial3 horas atrás

Caminhonete roubada em São Mateus é recuperada em Linhares pela PRF

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à 16ª Delegacia de Linhares, no Norte do Espírito Santo, após fugir...

São Mateus3 horas atrás

Vereadores de São Mateus analisam orçamento de R$ 348,5 milhões para 2022

Proposta orçamentária enviada pelo prefeito em exercício foi lida em plenário e enviada para análise das comissões permanentes São Mateus...

Política5 horas atrás

Eduardo Cunha quer ser candidato a deputado federal por São Paulo

  Wilson Dias/ Agência Brasil – Cunha teve o mandato cassado em 2016 Com seus direitos políticos suspensos até 2027, ...

Política6 horas atrás

Mais 10 nomes são incluídos em relatório da CPI da Pandemia; veja quais

Pedro França/ Agência Senado CPI da Covid no Senado Na véspera da votação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito...

Mulher6 horas atrás

10 dicas para relaxar e aliviar o estresse do dia a dia

  Redação João Bidu 10 dicas para relaxar e aliviar o estresse do dia a dia Se depois de um...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!