Connect with us

Estadual

Sistema Agrícola Capixaba marca presença no TecnoAgro em Linhares

Published

on

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que compõem o Sistema Agrícola do Estado, marcaram presença no TecnoAgro 2022, realizado nessa quinta-feira (09) e nesta sexta-feira (10), em Linhares. O evento tem apoio dos órgãos do Governo do Estado, além de diversas instituições públicas e privadas.

Com uma extensa programação, o TecnoAgro contou com cerca de 50 palestras, workshops, painéis, feira de negócios, salas de capacitação, entre outros. O objetivo do evento, que tem como tema “Evolua e cultive o 5.0”, é contribuir para o avanço de uma agricultura cada vez mais inteligente, focada em inovação, rapidez, eficácia e celeridade na produção. Na manhã desta sexta-feira (10), o governador Renato Casagrande visitou o evento.

“Essa é uma demonstração clara do momento que a agricultura está vivendo, com cada vez mais avanços tecnológicos, revolucionando a vida e criando oportunidades para quem mora no campo. Nosso governo faz fortes investimentos em pesquisa e extensão rural, mas também em infraestrutura para melhorar a logística da produção rural. Melhorar a vida do homem do campo é um dos nossos objetivos”, afirmou o governador.

Lançamento do Programa Pravaler

Durante o primeiro dia de evento, foi lançado o Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (Pravaler). O termo de cooperação técnica foi assinado entre Seag, Idaf, Incaper, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O objetivo do Programa Pravaler é viabilizar a regularização ambiental das propriedades rurais, buscando a convergência entre os setores produtivo e ambiental com base em resultados de pesquisa. O Programa também tem o propósito de instalar projetos-pilotos para a recuperação de áreas de passivo ambiental identificadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), associadas aos cultivos produtivos sustentáveis, com a geração de renda para os proprietários rurais, além de desenvolver ações por meio de apoio técnico e implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

O Espírito Santo é o quarto estado a receber o Pravaler, que integra uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), além da Cooperação Internacional Alemã no Brasil (GIZ) e também dos órgãos governamentais responsáveis pela gestão florestal nos Estados. 

“No Espírito Santo, o Pravaler está sendo implementado por acordo técnico, que, além dos que celebram, também terá o apoio de diversos outros setores, com o objetivo de orientar o produtor na prática a agregar sustentabilidade à produção”, destacou o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro.

Entre a programação de palestras do TecnoAgro, a Seag participou com os temas “Ações e perspectivas para as agroindústrias familiares”; “Juventude rural e suas perspectivas no agronegócio”; “Agroecologia e produção orgânica”; “Mudanças climáticas e oportunidades de mercado”; além do programa Novos Caminhos, que vai ressaltar a importância da aplicação de Revsol nas estradas vicinais capixabas.

Também durante o evento, a Seag assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Senar e a Incaper, que visa a atender os produtores de cacau no Espírito Santo e os participantes da expansão do plantio de fruteiras, por meio de convênios com os municípios.

“No evento, foi possível a troca de experiências com os produtores rurais, a fim de promover o setor agropecuário, dando visibilidade às políticas públicas inovadoras de apoio à mulher, ao homem e aos jovens do campo, visando ao desenvolvimento rural do Estado. O evento foi um sucesso e um momento importante para o fomento às práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis. Podemos destacar também as entregas do Governo do Estado que têm trabalhado de forma eficaz no apoio à agricultura familiar capixaba”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Mario Louzada.

O Incaper disponibilizou diversos servidores, entre técnicos, pesquisadores e extensionistas, que ministraram cerca de dez atrações, entre palestras e painéis, nos dois dias do TecnoAgro. As temáticas abordadas foram a respeito de cafeicultura, agropecuária sustentável, cacauicultura, aquicultura, sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), hortas urbanas agroecológicas, frutas nativas da Mata Atlântica, entre outras. 

“O Instituto promove e difunde conhecimento, técnicas, tecnologia e inovação. O TecnoAgro foi mais uma oportunidade para que nossos servidores realizassem essa nossa missão. Apresentamos diversos temas que já são trabalhados no meio rural capixaba com os produtores e também são desenvolvidos por meio de nossas pesquisas. Outra importante conquista foi a assinatura do Programa Pravaler, que tem grande atuação do Incaper e é mais uma iniciativa em prol do meio ambiente e do produtor rural”, salientou o diretor-presidente do Incaper, Lázaro Raslan.

Entregas de Selo Arte

No primeiro dia de programação do TecnoAgro foram entregues pelo Idaf dois certificados de Selo Arte para o produto mel, produzido pelas agroindústrias Apiário Thomazelli e Apiário Gierinha. As entregas totalizam 47 Selos Arte, número que coloca o Espírito Santo como o segundo estado que mais certifica produtos artesanais produzidos por agroindústrias familiares, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que é o maior produtor de queijos artesanais do País.

“A cada certificado entregue pelo Idaf significa que a agroindústria poderá ampliar as vendas do produto certificado para todo o País, consequentemente, aumentando sua renda e a valorização do alimento, que, na maioria das vezes, segue uma receita de família com muitas histórias. As agroindústrias que quiserem certificar algum produto devem procurar o Idaf, que está apto para atender o mais rápido possível para o benefício das famílias que vivem da produção desses produtos únicos, saborosos e de qualidade”, completou Monteiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira / Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865 / 3636-9866
[email protected] / [email protected]

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Camila Borges
(27) 3636-3700 / 98860-6838
[email protected]

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Nacional23 minutos ago

Mulher cai em golpe e deposita R$ 35 mil para namorado virtual

Apesar de ter sido enganada, ela se recusa a acreditar que o homem esteja mentindo e diz que ele “não...

Polícia Federal24 minutos ago

Polícia Federal e Receita Federal efetuam ação conjunta no Porto de Santos e apreendem mais de meia tonelada de cocaína

Santos/SP – Nesta terça-feira, 16/8, a Polícia Federal realizou ação conjunta com a Receita Federal no Porto de Santos, que...

Esportes24 minutos ago

Arrascaeta e Gabigol são absolvidos no STJD e podem jogar contra o Athletico-PR

Gabigol e Arrascaeta estão liberados para atuar em Athletico-PR x Flamengo, no jogo de volta das quartas de final da Copa...

Esportes24 minutos ago

Ingressos para Athletico x Flamengo estão esgotados; quartas de final da Copa do Brasil

O Caldeirão vai ferver nas quartas de final da Copa do Brasil! Todos os lugares para a partida desta quarta-feira...

Política29 minutos ago

Lula diz que Bolsonaro mente aos evangélicos: “É um fariseu”

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Lula critica Jair Bolsonaro Nesta terça-feira (16), o ex-presidente e candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da...

Nacional47 minutos ago

Professora diz para estudantes que ser homossexual é ‘impuro’; vídeo

A professora Maria Elizete Anjos, do Colégio Municipal Castro Alves, em Posse (GO), foi gravada na última quinta-feira (11) falando...

Nacional51 minutos ago

Idoso morre atropelado por trem enquanto procurava lugar para pescar

Um idoso de 62 anos morreu após ser atropelado por um trem de carga no distrito de Pedra Corrida, em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana