conecte-se conosco


São Mateus

Sindicato dos Médicos vai processar prefeito de São Mateus por assédio moral e calúnia

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (SIMES) resolveu tomar uma atitude drástica para salvaguardar a honra de profissionais médicos do Município de São Mateus. O Sindicato vai processar o prefeito da cidade, Daniel Santana, por calúnia, difamação e assédio moral contra profissionais que atuavam no Pronto Atendimento do Município.

Tendo como objetivo a simples promoção pessoal e contando com o apoio do blog sensacionalista  Boca do Trombone, que é comandado por seu aliado Dilton Pinha, o prefeito denegriu a imagem de profissionais com falsas afirmações de que os médicos teriam abandonado o trabalho no último domingo (9) por volta das 18h30.  Na verdade, havia dois médicos na unidade, que estavam no período de troca de plantão.

A difamação foi feita por meio de vídeo, que alcançou milhares de visualizações nas redes sociais, denegrindo a imagem de toda uma categoria profissional.O resultado da ação desastrosa e criminosa do prefeito foi o pedido de demissão em massa, nesta quarta-feira (12), de 10 médicos que se sentiram completamente desrespeitados e desvalorizados por quem deveria se portar como um verdadeiro gestor público. A profissional médica citada no vídeo havia se voluntariado para o plantão de domingo atendendo quase 100 pacientes em 12 horas, enquanto o preconizado  pelo Conselho Federal de Medicina é o de 40 atendimentos. Os médicos assinaram uma nota de repúdio em relação à atitude do prefeito.

Em acordo com a Direção da UPA de São Mateus, a profissional deixou o plantão 18h30  para se dirigir para novos atendimentos que realizaria em outro município próximo. No entanto, antes de sair, entregou o plantão para outros dois médicos, sendo um pediatra e um clínico geral. A UPA estava vazia no momento da gravação, com apenas uma paciente que também foi atendida. Essa mesma paciente foi utilizada na gravação com “suposta vítima” do descaso dos médicos da cidade.

O SIMES ressalta que a população de São Mateus não está desassistida, uma vez que o Hospital Estadual Roberto Silvares continua normalmente com seus atendimentos. Da mesma forma, a Unidade de Pronto Atendimento de São Mateus não paralisou suas atividades. Duas enfermeiras fizeram o acolhimento, encaminhando os pacientes para o Roberto Silvares.

Os 10 profissionais médicos que pediram demissão atuam com contratos de Designação Temporária.


(*Com informações do Sindica dos Médicos do ES)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bolsonaro grava vídeo no hospital e cobra que PF encontre mandantes de atentado
publicidade

São Mateus

Agentes penitenciários recebem ameaças nas redes sociais em São Mateus

Publicado

em

Supostos familiares de presos chamam os servidores públicos de “corja de bandidos” e sugerem juntar dinheiro para “matar um por um desses canalhas”. Ameaças foram feitas na internet após parentes de detentos realizarem protesto contra supostas torturas em presídio de São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – “Vamos criar um grupo de WhatsApp de parentes de presos para ficarmos mais fortes contra essa corja de bandidos e juntos fazermos uma parceria e arrecadar dinheiro para matar um por um desses canalhas”. O comentário com ameaça de morte contra inspetores penitenciários está circulando nas redes sociais e foi feito na tarde desta segunda-feira (18), horas depois de um protesto organizado por parentes de detentos  da Penitenciária Regional de São Mateus  contra supostas torturas a presos praticadas pelos servidores.

Quem escreveu o comentário se identifica como familiar de um interno e diz que é “lamentável” a denúncia que o detento faz. “Tenho um parente lá e é lamentável o que a gente escuta dele que acontece lá dentro, é de se revoltar contra uns imundos que estão lá defendendo seu miserável salário de R$ 2 mil para cuidar, não judiar”, diz outro comentário do mesmo homem.

O suposto parente de preso ainda ameaça as famílias dos inspetores penitenciários, que são chamados de “vermes imundos”. “Esses vermes imundos estão com os dias contados para começarem a pagar pelo que fazem. Logo, logo vocês vão ver o que vai acontecer com esses vermes ou com a família deles, para que eles comecem a refletir o sofrimento que estão causando a famílias de detentos. Eles não são juízes nem policiais para estarem fazendo Justiça com as próprias mãos a pessoas que estão algemadas e sendo espancadas feitos cachorros nas mãos desses vagabundos que se acham o tal e se acham os donos da verdade”, argumenta o homem.

Além disso, a mesma pessoa sugere a organização de uma nova manifestação para a fechar a BR 101 durante um dia inteiro. Uma mulher, que se identifica como esposa de um preso, responde: “Estamos juntos, então. Se continuar isso mesmo a gente faz outro protesto. Preso também tem família, não está abandonado”. No protesto desta segunda-feira, os manifestantes interditaram a rodovia federal, no quilômetro 71, em São Mateus, por uma hora.

PROCESSO

diretor de Comunicação do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Espírito Santo, Jonathan Furlani, contou que o órgão está ciente das ameaças e um advogado já foi acionado para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

É inadmissível esse tipo de comentário. Há poucos dias já denunciamos uma advogada e faremos quantas vezes for necessário para que as pessoas entendam que insinuações levianas, desrespeitosas e até ameaças não serão aceitas”, destacou Furlani.

Ele também contou que o suposto familiar de detento, que fez os comentários ameaçadores, nas redes sociais foi identificado e será processado pelo sindicato. “Os advogados já estão trabalhando neste caso. São ameaças graves e que precisam de respostas nas vias judiciais”, afirmou.

Furlani ressaltou que denúncias de tortura são atendidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e que os inspetores penitenciários atuam de forma humana. “Nossos servidores trabalham exaustivamente, carregam o sistema prisional no braço, temos o pior salário da federação, muitas das nossas reivindicações não são atendidas e ainda assim fazemos nosso trabalho de forma legalista e humana”, defendeu.

SEJUS

Procurada, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou, por nota, que tem conhecimento das ameaças contra os inspetores penitenciários feitas pelas redes sociais. Além disso, ressaltou que a Diretoria de Inteligência Prisional trabalha em conjunto com os demais órgãos de segurança pública a fim de averiguar as informações sobre os envolvidos nas ameaças para o devido encaminhamento ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES).


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bombeiro morre em acidente envolvendo ônibus e motocicleta na BR-262
Continue lendo
Estadual5 minutos atrás

Foragido do RJ por roubo de carga é preso no ES

Prisão aconteceu na BR-101 em Guarapari, na noite desta segunda-feira (18). Um homem com mandado de prisão em aberto por...

Nacional28 minutos atrás

CPI da Lava Toga é protocolada no Senado para investigar ministros do STF

Jonas Pereira / Agência Senado Senado federal ainda precisa aprovar instalação da CPI da Lava Toga Foi protocolada nesta terça-feira...

Nacional28 minutos atrás

“Podem espernear à vontade”, diz Alexandre de Moraes sobre inquérito do Supremo

Carlos Moura/ SCO/ STF Após a abertura do inquérito do STF, a Corte foi alvo de manifestações contrárias à investigação...

Nacional28 minutos atrás

Mensagens de 3º suspeito por massacre em Suzano detalham plano ainda mais cruel

Reprodução Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, foi um dos autores de ataque a escola em Suzano Mensagens identificadas pela...

Nacional29 minutos atrás

Criador da boneca Momo diz que jogou a escultura no lixo: “Ela está morta”

Reprodução Keisuke Aiso, que concebeu a boneca Momo, disse que jogou a obra de arte no lixo: “Ela está morta”...

Nacional29 minutos atrás

Trump diz que defenderá entrada do Brasil na OCDE

Divulgação/Planalto Apoio de Trump à entrada do Brasil na OCDE pode exigir contrapartida na OMC O presidente dos Estados Unidos,...

Entretenimento2 horas atrás

Modelo brasileira Barbara Fialho vai se casar com filho de Bob Marley

A modelo mineira Barbara Fialho, dona de um corpo condizente com o nome e há sete anos consecutivos figura cativa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana