conecte-se conosco



São Mateus

Sindicato denuncia fechamento da sede da Petrobras em São Mateus

Publicado

em

Para discutir a situação, a Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (12) uma audiência pública, a partir das 19 horas. O desemprego poderá atingir até 2 mil famílias que atuam nos setores de comércio, serviço da cidade, e no seu entorno.

A Petrobras bateu o martelo: agora é pra valer! O que antes ficava apenas na ameaça, vai tornar realidade, o que significa desemprego à vista para a região norte. É que até o final de 2020 a sede administrativa da estatal, em São Mateus, vai ser fechada. A denúncia é do Sindicato dos Petroleiro do Espírito Santo (Sindipetro-ES).

A audiência pública desta quinta-feira foi proposta pela vereadora Jaciara Teixeira (PT) e a expectativa é da presença de representantes da sociedade civil, empresários e funcionários, o que mais serão afetados com a medida.

O fechamento foi informado na última terça-feira (10) pelo gerente-geral da Unidade Operacional da Bahia, que visitou a cidade do Norte capixaba para expor os planos da petroleira para a Base-61, como é chamada a estrutura de São Mateus. Na verdade, há meses vem ocorrendo comentários na cidade de que muitas ações que eram definidas em São Mateus haviam sido transferidas para a Unidade da Bahia.

O fechamento da base em São Mateus, segundo a diretoria de comunicação do Sindipetro-ES, pode trazer impactos diretos para 800 famílias, considerando profissionais e fornecedores da estatal. Hoje, pelo menos 26 empresas prestam serviços diretos para a Petrobras. Já indiretamente, a entidade de classe calcula que os reflexos podem ser ainda maiores, atingindo 2 mil famílias que atuam em setores do comércio e de serviços na cidade e no entorno.

O sindicato se mostrou preocupado com a demissão de terceirizados e também com o movimento de transferência de profissionais que deverá ser iniciado. Os representantes do Sindipetro-ES alegam que a orientação da Petrobras foi no sentido de que cada um busque realocação.

FOCO NO PRÉ-SAL

A justificativa dada aos profissionais para o encerramento das atividades na sede administrativa, ainda segundo diretores da entidade, é o fato de a Petrobras estar com o foco em atividades do pré-sal. Mas eles argumentam que a base-61, embora não seja tão lucrativa quanto campos do pré-sal, é uma unidade que não dá prejuízos para a companhia.

Para debater esse tema, vai ser realizada nesta quinta-feira (12) uma audiência pública na Câmara de Vereados de São Mateus, às 19 horas. “Queremos sensibilizar a sociedade e impedir que a Petrobras saia de São Mateus. Vamos lutar para isso não acontecer”, frisou o sindicato ao observar que a reunião deve contar com a presença de petroleiros, vereadores, prefeito, fornecedores e moradores da região.

A Petrobras não se pronunciou oficialmente sobre o fechamento da base de São Mateus.

Comentários do Facebook

São Mateus

Mulheres são assaltadas no Centro de São Mateus

Publicado

em

Três bandidos sendo um deles armado com revólver assaltaram duas mulheres na noite desta quarta-feira (01) no ponto de ônibus em frente à praça da rodoviária no centro da cidade. Um dos ladrões foi preso por populares quando fugia em sentido supermercado Casagrande.

De acordo com informações da Polícia Militar o assalto aconteceu por volta das 19h20 quando as vítimas identificadas pelas iniciais R e J aguardavam o coletivo. O elemento detido é quem estava armado.
Assustadas as mulheres começaram a gritar o que levou os bandidos a sair correndo, sendo perseguidos por populares, até que um deles foi alcançado.

Durante o roubo, o bandido de nome Luiz que estava em posse da arma apreendida e causou lesões em Rosana ao puxar sua bolsa. Ela caiu ao sofreu lesão na testa, cotovelo esquerdo e perna direita. Os objetos roubados de Rosana foram recuperados, porém os objetos da outra vítima não, pois possivelmente estavam com os outros dois indivíduos que escaparam.

O detido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil para ser autuado em flagrante por furto.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde26 minutos atrás

Comércio de SP na fase laranja terá opção de abrir por 4 dias úteis

. O governo de São Paulo vai dar opção para que os estabelecimentos comerciais previstos a reabrir na fase 2-laranja...

Carros e Motos26 minutos atrás

Haojue DR 160 encosta nos R$ 15 mil depois de novo aumento de preços

Divulgação Haojue DR 160 chegou recentemente à linha 2021 com novidades e reajuste de preço. Mas agora, fica mais cara...

Carros e Motos26 minutos atrás

Documento do veículo agora é digital em todo o Brasil

Serpro Documento Digital do Veículo é outro item que está tornando as carteiras convencionais cada vez mais obsoletas A partir...

Nacional26 minutos atrás

Bolsonaro diz que tenta ‘expor’ ações do governo em defesa da Amazônia

Alan Santos/PR Bolsonaro quer melhorar imagem da política ambiental do país para facilitar acordo com a União Europeia O presidente...

Policial26 minutos atrás

Polícia Militar realiza apreensão de entorpecentes em Parque de Jacaraípe

. Na manhã desta quinta-feira (02), policiais militares da 14° Companhia Independente apreenderam maconha, cocaína e crack no bairro Parque...

Policial26 minutos atrás

6º Batalhão apresenta os resultados operacionais do 1ºsemestre de 2020

. Nesta quinta-feira (02), o 6º Batalhão divulgou os resultados operacionais obtidos no 1º semestre de 2020. Ao todo, foram...

Cultura31 minutos atrás

Musical “A Bela e a Fera” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

“A Bela e a Fera – Pocket Show” invade a programação do Diversão em Cena ArcelorMittal Online. O musical será apresentado no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!