conecte-se conosco



São Mateus

Sindicato denuncia fechamento da sede da Petrobras em São Mateus

Publicado

em

Para discutir a situação, a Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (12) uma audiência pública, a partir das 19 horas. O desemprego poderá atingir até 2 mil famílias que atuam nos setores de comércio, serviço da cidade, e no seu entorno.

A Petrobras bateu o martelo: agora é pra valer! O que antes ficava apenas na ameaça, vai tornar realidade, o que significa desemprego à vista para a região norte. É que até o final de 2020 a sede administrativa da estatal, em São Mateus, vai ser fechada. A denúncia é do Sindicato dos Petroleiro do Espírito Santo (Sindipetro-ES).

A audiência pública desta quinta-feira foi proposta pela vereadora Jaciara Teixeira (PT) e a expectativa é da presença de representantes da sociedade civil, empresários e funcionários, o que mais serão afetados com a medida.

O fechamento foi informado na última terça-feira (10) pelo gerente-geral da Unidade Operacional da Bahia, que visitou a cidade do Norte capixaba para expor os planos da petroleira para a Base-61, como é chamada a estrutura de São Mateus. Na verdade, há meses vem ocorrendo comentários na cidade de que muitas ações que eram definidas em São Mateus haviam sido transferidas para a Unidade da Bahia.

O fechamento da base em São Mateus, segundo a diretoria de comunicação do Sindipetro-ES, pode trazer impactos diretos para 800 famílias, considerando profissionais e fornecedores da estatal. Hoje, pelo menos 26 empresas prestam serviços diretos para a Petrobras. Já indiretamente, a entidade de classe calcula que os reflexos podem ser ainda maiores, atingindo 2 mil famílias que atuam em setores do comércio e de serviços na cidade e no entorno.

O sindicato se mostrou preocupado com a demissão de terceirizados e também com o movimento de transferência de profissionais que deverá ser iniciado. Os representantes do Sindipetro-ES alegam que a orientação da Petrobras foi no sentido de que cada um busque realocação.

FOCO NO PRÉ-SAL

A justificativa dada aos profissionais para o encerramento das atividades na sede administrativa, ainda segundo diretores da entidade, é o fato de a Petrobras estar com o foco em atividades do pré-sal. Mas eles argumentam que a base-61, embora não seja tão lucrativa quanto campos do pré-sal, é uma unidade que não dá prejuízos para a companhia.

Para debater esse tema, vai ser realizada nesta quinta-feira (12) uma audiência pública na Câmara de Vereados de São Mateus, às 19 horas. “Queremos sensibilizar a sociedade e impedir que a Petrobras saia de São Mateus. Vamos lutar para isso não acontecer”, frisou o sindicato ao observar que a reunião deve contar com a presença de petroleiros, vereadores, prefeito, fornecedores e moradores da região.

A Petrobras não se pronunciou oficialmente sobre o fechamento da base de São Mateus.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem tenta matar a própria mãe e esfaqueia vizinha de 70 anos na zona rural de São Mateus
publicidade

São Mateus

São Mateus já tem famílias desabrigadas e desalojadas com a chuva

Publicado

em

A Defesa Civil Municipal alerta a população para que evite sair de casa, não transite nas áreas afetadas e, em caso de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e rachaduras, ligue para a própria Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Pelo menos cinco famílias foram desabrigadas em decorrência das chuvas que têm caído na cidade de São Mateus., e outras quatro desalojadas e abrigadas em casas de parentes. A informação é da Coordenadora de Defesa Civil do município Verônica Otto Drummond de Andrade.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil as áreas de risco estão localizadas nos bairros Porto, Maruim e Boa Vista. Há casos também de ruas com o fluxo de veículo parcialmente prejudicado em decorrência das chuvas que causaram em alguns casos, buracos no asfalto, como próximo ao Mercado Municipal, no centro.

Verônica explicou que não há registro de vítimas fatais em São Mateus, mas um pequeno caso de pessoa que sofreu ferimento sem gravidade. “Estamos dando total assistência ás famílias atingidas pelas chuvas”, informou.

Segundo ela, o município está colocando famílias desabrigadas no programa Aluguel Social enquanto que as desalojadas em casas de parentes até que a situação se normalize.

A Defesa Civil Municipal alerta a população para que evite sair de casa, não transite nas áreas afetadas e, em caso de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e rachaduras, ligue para a própria Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

ZONA RURAL
Para a zona rural todo cuidado também é pouco, principalmente com as estradas, córregos e represas. Lembre-se sempre: a prevenção é o melhor remédio.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Motociclista arremessado em canteiro após colisão com ônibus deve ser indenizado em São Mateus
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Pelada, Juju Salimeni realiza ensaio temático e quebra a web

A beldade arrancou suspiros dos seguidores Juju Salimeni surpreendeu os seguidores na última segunda-feira (27) ao compartilhar no Instagram uma foto...

Entretenimento15 minutos atrás

Após Marquezine, atores da Globo temem novas demissões

A tensão tem tomado conta dos bastidores da Globo . Isto porque vários atores estão com a barba de molho....

Entretenimento15 minutos atrás

CNN Brasil mantém assédio na TV aberta; jornalista da Band é a nova recrutada

Na última quarta-feira (28), a CNN Brasil anunciou mais um nome para seu elenco de apresentadores: Caroline Nogueira. A jornalista...

Entretenimento15 minutos atrás

Luísa Sonza e Whindersson negam crise no casamento

Na última terça-feira (28), um jornal divulgou que o casamento de Luísa Sonza e Whindersson Nunes estaria por um fio....

Entretenimento15 minutos atrás

Chumbo é eliminado do “BBB 20” e web celebra saída do surfista

Na noite da última terça-feira (28), como antecipou a enquete do Portal iG , Lucas Chumbo sagrou-se o primeiro eliminado...

Entretenimento15 minutos atrás

Abusou da hospitalidade: filho de Gugu quer expulsar tio de casa nos EUA

Na última terça-feira (28), a família de Gugu foi acusada de tentar expulsar Gianfrancesco Di Matteo da residência do apresentador...

Entretenimento15 minutos atrás

Paulo Gustavo fala sobre recorde histórico de “Minha Mãe É Uma Peça 3”

Popularizada no futebol carioca, a expressão “outro patamar” pode ser facilmente atribuída a Paulo Gustavo. Acostumado a comandar produções de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana