conecte-se conosco



Estadual

SIC 2019: 48 cafés capixabas são selecionados para o Coffee of the Year

Publicado

em

Cafeicultores do Espírito Santo participam em peso do concurso Coffee of the Year (COY), realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC). Dos 180 melhores cafés que concorrem à premiação, 48 são capixabas.

O Estado vai apresentar no evento a qualidade e a produtividade da cafeicultura capixaba. Cafés de três Indicações Geográficas (IG) estarão na SIC 2019.  Foram selecionadas 18 amostras do Café do Caparaó, 11 dos Cafés das Montanhas e 19 do Conilon Capixaba para concorrer, com amostras de todo o Brasil, à maior premiação da cafeicultura nacional.

O Espírito Santo é o atual bicampeão brasileiro, tanto na categoria arábica quanto na categoria conilon. Em 2018, entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) levadas por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica foram do Espírito Santo. Os capixabas conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias: Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon. Este ano, novamente, os cafeicultores capixabas já selecionaram seus melhores cafés para concorrer à premiação.

Sobre o COY

A premiação Coffee of the Year (COY) elege os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais. Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as 180 melhores amostras participam das mesas de cupping durante o evento e são provadas por compradores nacionais e internacionais. Destas amostras, as 15 melhores classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público (10 amostras de arábica e 5 de canéfora). A revelação e premiação da amostra mais votada acontece no último dia do evento no auditório principal e com a presença dos visitantes.

O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil. A revelação e premiação do melhor café do ano é aberta ao público e conta com tradução simultânea.

#ESNASIC2019

A SIC 2049 será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Espírito Santo terá um estande com 160 metros quadrados no evento. O local contará com três cafeterias, uma para cada origem de café. Desta forma, os participantes poderão saborear a bebida, apreciar os sabores e conferir a qualidade da produção cem por cento capixaba. Haverá, ainda, espaço para degustação, com orientações técnicas a respeito das características sensoriais de cada café (cupping).

Mais de 300 cafeicultores capixabas devem participar da SIC 2019. Oitenta deles são de três cooperativas: Cafesul, Cooabriel e Coopeavi. Na ocasião, os produtores capixabas poderão comercializar seus produtos com compradores do mundo inteiro, num espaço reservado exclusivamente para as negociações.

Diversas instituições se uniram para compor a comitiva capixaba presente no evento: Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Sistema OCB/ES, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação e negócios e empreendedorismo.

Saiba mais sobre a SIC 2019 no site https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/ 

Texto: Juliana Esteves, com informações da OCB/ES e da SIC

Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
[email protected]
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Carlos Pereira
(27) 3636-3700 / 3651
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Coronavírus: ES registra 2.082 mortes e passa de 65 mil casos

Publicado

em

Na comparação com os dados divulgados nesta segunda-feira (13), o aumento é de 42 mortes e 1.332 novos casos da doença. Mais de 43 mil pessoas estão curadas.

A confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual8 minutos atrás

Coronavírus: ES registra 2.082 mortes e passa de 65 mil casos

Na comparação com os dados divulgados nesta segunda-feira (13), o aumento é de 42 mortes e 1.332 novos casos da...

São Mateus13 minutos atrás

COVID-19 | São Mateus se aproxima dos 1.000 casos; Guriri tem 216

O Município de São Mateus está caminhando para chegar a marca de 1.000 casos confirmados de covid-19 nós próximos. Na...

Agricultura29 minutos atrás

Mapa publica zoneamento das culturas de milho 1ª safra e sorgo para a safra 2020/2021

. Foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (14) as  portarias 166 a 182  com o Zoneamento Agrícola de Risco...

Estadual29 minutos atrás

Abertas inscrições para capacitação on-line do Programa Ela Pode em parceria com o Agenda Mulher

. O programa o Agenda Mulher, em parceria com o Programa Ela Pode, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora com...

Nacional29 minutos atrás

82% dos brasileiros rejeitam permanência de Pazuello no Ministério da Saúde

    Marcos Corrêa/PR General Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde Segundo pesquisa do Vox Populi que foi encomendada pelo...

Policial29 minutos atrás

Militares da 12ª Companhia Independente participam de palestra sobre Rede Comunidade Segura

. Na tarde desta segunda-feira (13), foi realizada a terceira palestra sobre a Rede Comunidade Segura para o efetivo da...

Policial29 minutos atrás

9ª Companhia Independente apresenta resultados operacionais do primeiro semestre de 2020

.   A 9ª Companhia Independente, sediada no município de Marataízes, possui em sua circunscrição os municípios de Itapemirim, Marataízes,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!