Connect with us

Variedades

Sexo na gravidez? 6 coisas que você precisa saber para transar sem medo

Published

on

Imagem meramente ilustrativa — Foto: Reprodução

Transar na gestação pode impactar positivamente o corpo da pessoa gestante e do feto, mas a prática é cercada por dúvidas e mitos. Esclarecemos eles aqui

Uma das principais dúvidas de pessoas grávidas é se é permitido ou não fazer sexo durante a gestação. Isso porque continuar transando nessa fase é algo permeado por muitos mitos e mesmo preconceitos. No entanto, é perfeitamente normal que o desejo sexual continue existindo enquanto se gesta uma criança.

A seguir, te contamos seis coisas importantes para você saber sobre sexo na gravidez, os benefícios que a relação pode oferecer ao seu corpo e quais cuidados precisam ser tomados.

É seguro fazer sexo na gravidez

Fazer sexo enquanto se está grávida não gera nenhum risco para a vida da pessoa que gesta ou do feto. Um estudo publicado em 1980 na revista científica The Lancet analisou 10 mil gestações e houve que continuar fazendo sexo com frequência não impactou nos registros de parto prematuro de mulheres.

Ou seja, é perfeitamente seguro manter relações sexuais, independentemente da frequência e do período gestacional. No entanto, isso pode mudar em gestações de alto risco ou que gerem alguma contraindicação médica, como sangramentos vaginais, histórico de parto prematuro, placenta prévia ou dilatação precoce do colo de útero.

Não, o feto não sente a penetração do sexo

Uma das dúvidas mais comuns é se, durante a relação sexual, o feto sente a penetração do pênis ou de brinquedos sexuais. Mas o contato íntimo não pode ser sentido dentro do útero. Isso porque o músculo que recobre o órgão é composto por membranas e pela bolsa amniótica, que abriga o líquido que protege o feto de pancadas, movimentos e permite seu crescimento. Além disso, o canal vaginal fica mais longo quando a penetração acontece ou durante um pico de excitação.

Fazer sexo na gravidez pode trazer benefícios durante a gestação

Além de transar grávida ser seguro, o sexo pode ajudar a liberar hormônios que podem fazer bem tanto para a pessoa gestante quanto para o feto. Quando você faz sexo, o corpo libera hormônios responsáveis pelo prazer, felicidade e relaxamento, como a dopamina e endorfina. Esses hormônios podem ajudar a aumentar a autoestima e regular o sono, por exemplo.

Os benefícios também se estendem ao feto! Além da endorfina ser capaz de atravessar a placenta, as relações sexuais vascularizam a região pélvica, o que distribui mais sangue ao útero. Esse movimento todo gera sentimentos de prazer e bem-estar ao feto.

Fazer sexo na gravidez facilita chegar ao orgasmo

Com a gravidez, a quantidade de vasos sanguíneos na vulva – ou seja, a área externa do órgão sexual – fica maior. Trata-se de um processo conhecido como hipervascularização. Então, o maior fluxo de sangue aumenta o nível de excitação e pode gerar orgasmos mais intensos. Isso explica porque algumas mulheres podem sentir um aumento do desejo sexual em determinados momentos da gestação.

Além disso, também existe um aumento dos níveis de hormônios como progesterona e estrogênio, o que pode, além de aumentar o fluxo sanguíneo, facilitar a lubrificação do canal vaginal; o que torna a relação sexual mais prazerosa.

Pode usar e abusar dos brinquedos sexuais na gravidez

Se você é do time que ama incrementar o sexo com vibradores, plugs, sugadores de clitóris e outros sex toys, saiba que eles continuam liberados para uso durante o sexo na gravidez. No entanto, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro é higienizar bem os brinquedos com água corrente e sabão neutro, para prevenir infecções. Tenha cuidado com o tamanho dos brinquedos usados para penetrar.

No último trimestre da gestação, a hipervascularização aumenta e deixa a vulva mais sensível e inchada. Isso pode pedir por uma diminuição na intensidade e em um cuidado maior para usar os sex toys.

Sua barriga pode ficar dura quando você chegar ao orgasmo (e isso é normal)

Sabe quando a sua barriga fica inchada depois de transar? Isso acontece porque, durante a transa, o útero fica se contraindo quando recebe uma carga alta de ocitocina – o que faz parte do processo de um orgasmo. Na gravidez, isso continua acontecendo. A diferença é que, não estando grávida, essa reação pode ser menos perceptível para algumas pessoas, já que o tamanho do útero é menor. Se isso acontecer com você, não precisa se desesperar. A barriga volta ao normal depois de alguns minutos.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

Comente Abaixo
Advertisement
loading...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana