conecte-se conosco



Economia

Setor agropecuário pode crescer até 2,5% em meio à pandemia

Publicado

em

 

 

bois

Setor pode ter alta em seu PIB durante pandemia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta crescimento de 2,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro. O resultado considera os efeitos da pandemia de covid-19.

De acordo com a Carta de Conjuntura, divulgada hoje (26) pelo órgão, o crescimento tem como base a previsão de safra anunciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Ipea, caso se considere a safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento deve ser de 2,3%.

No caso da pecuária, o resultado leva em consideração o volume de produção estimado pelas Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha do IBGE e pelas estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, considerados no modelo econométrico do Ipea.

O levantamento do instituto vai além do cenário base e, projetando um eventual cenário de estresse, no qual parte da produção seja afetada por eventos relacionados ao coronavírus, chegou a um resultado em que o desempenho é positivo, mas com um crescimento menor, de 1,3% para 2020. De acordo com o Ipea, esse crescimento seria sustentado principalmente pela lavoura.

“A lavoura tem um avanço projetado de 2,8%, sustentado pelas produções de soja e café (6,7% e 1,5%, respectivamente). A cana-de-açúcar é a cultura que pode sofrer maior impacto decorrente da covid-19 e da redução do preço internacional do petróleo e, neste contexto de estresse, pode ter queda de 1,9% na produção”, detalha o Ipea.

Mudanças no consumo

De acordo com o economista e pesquisador do Ipea, Fábio Servo, foi possível observar que o distanciamento social imposto pela pandemia resultou em mudança nos padrões de consumo da população, resultando em “picos de demanda” que impulsionaram os preços de produtos como arroz, banana, café e ovos. “Verificamos queda nos food services e preferência por cortes de carne menos nobres. Ainda assim, a produção da lavoura sustentou o resultado positivo do setor agropecuário”, afirmou o pesquisador.

Com relação às exportações, os produtos agropecuários registraram aumento de 7% entre janeiro e abril de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Comparando os quatro primeiros meses deste ano com 2019, o levantamento mostra que as exportações de carne bovina cresceram “fortemente” e atingiram 26,5%.

Segundo o documento, parte do resultado é explicado pela reabertura da carne in natura  em fevereiro para o mercado chinês. As exportações para aquele país registraram um crescimento de 138% entre janeiro e abril, na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

Importações

Já as importações de produtos agroindustriais registraram queda de 5,5% entre janeiro e abril de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. O Ipea, no entanto, lembra que o valor das importações brasileiras desses produtos (agroindustriais) é “muito inferior ao das exportações”, e que, por isso, o impacto na balança comercial do agronegócio é pequeno.

“O trigo e o malte – os dois produtos de maior valor da pauta – foram responsáveis por esse resultado, com reduções de 8,2% e 11,3%, respectivamente, no valor importado”, diz o estudo.

Comentários do Facebook

Economia

Após dois meses de deflação, preços sobem e inflação fica em 0,26% em junho

Publicado

em


source
supermercado
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Inflação teve alta de 0,26% em junho após dois meses de alta

Após dois meses seguidos de deflação , os preços no país voltaram a subir e registraram alta de 0,26% em junho, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A taxa de inflação  oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi influenciada sobretudo pelos aumentos dos alimentos e nos preços dos combustíveis, que haviam registrado reduções nos últimos quatro meses, em especial da gasolina, que teve o maior impacto individual (0,14 ponto percentual), com alta de 3,24% no mês.

Em abril, o índice  recuou 0,31% e, em maio, caiu 0,38% . Com o resultado de junho, o IPCA acumula alta de 0,10% no ano e de 2,13% em 12 meses.

Alimentos e bebidas puxam inflação

Os principais responsáveis pela inflação em junho foram os alimentos e bebidas, que tiveram alta de preços de 0,38%, em razão da inflação de produtos como as carnes (1,19%), leite longa vida (2,33%), arroz (2,74%), feijão-carioca (4,96%) e queijo (2,48%). A refeição fora de casa também teve alta de preços (0,22%).

Os transportes também tiveram impacto importante no IPCA de junho, ao registrarem inflação de 0,31%, devido a altas de preços de itens como gasolina (3,24%), etanol (5,74%), gás veicular (1,01%) e óleo diesel (0,04%).

Outros grupos de despesas com inflação em junho foram habitação (0,04%), artigos de residência (1,30%), saúde e cuidados pessoais (0,35%), educação (0,05%) e comunicação (0,75%). Ao mesmo tempo, dois grupos de despesas tiveram queda de preços (deflação): vestuário (-0,46%) e despesas pessoais (-0,05%).

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional7 minutos atrás

Criança defende família e agride assaltante; vídeo

Dupla anunciou o roubo quando família chegava das compras. Vídeo mostra momento em que a criança atinge um dos homens...

Tecnologia24 minutos atrás

Com ‘Zoom falso’, hackers invadem dispositivos e roubam dados; saiba se proteger

Unsplash/Chris Montgomery Aplicativos se passam por famosos serviços de videoconferência A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) levou muitos trabalhadores ao...

Polícia Federal28 minutos atrás

PF combate circulação de moeda falsa em Congonhas/MG

. Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou hoje, 10/7/2020, a Operação Policial “Argentum Profhetas”, para combater o crime de...

Nacional28 minutos atrás

Descoberta: Cientistas encontram fóssil de Dinossauro no Ceará; veja

Divulgação/Museu Nacional Dinossauro é encontrado no Ceará Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, do Museu Nacional e da Universidade Regional...

Carros e Motos28 minutos atrás

Toyota Corolla já era 4×4 e aventureiro antes da moda dos SUVs

Divulgação Toyota Corolla em versão perua aventureira faz parte de uma era que foi substituída pela dos SUVs de vários...

Esportes28 minutos atrás

Gilberto vê Fla favorito, mas pede respeito

. “Favoritismo do lado deles, porém com mais respeito”, a declaração de Gilberto pode resumir o sentimento do Fluminense em...

Nacional28 minutos atrás

Vereador participa de festa junina durante pandemia; confira o vídeo

Reprodução Thiago Maggioni, ao centro da roda Thiago Maggioni, vereador de Jataí (GO) pelo PSDB, participou da quadrilha de uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!