Connect with us

São Mateus

Sest/Senat reforça prevenção de mortes no trânsito em São Mateus

Published

on

Foto: Câmara de São Mateus

Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, a campanha Maio Amarelo segue arregimentando apoios. Em São Mateus, a parceira da vez é a Câmara Municipal, que abriu espaço na sessão plenária desta semana para que representantes do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) mostrassem, à sociedade mateense, a importância do engajamento de todos em atitudes preventivas.

Acompanhado de outros componentes do Sest/Senat, incluindo o diretor Nelson Hespanha Borges Filho, o técnico José Vanderlúcio dos Santos explicou o tema do Maio Amarelo 2022 – Juntos Salvamos Vida – a fim de enfatizar a relevância do contexto da segurança viária, da educação, informação e mobilização da população para um comportamento mais seguro e pacífico no trânsito.

Ele salientou que a campanha foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, junto com a Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje tem a adesão de 178 países, sempre buscando uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

A fim de reforçar o que disse, Vanderlúcio exibiu um vídeo referente aos riscos do uso do celular no trânsito. “Vamos desligar a internet pelo menos na hora em que a gente estiver dirigindo”, conclamou.

Aproveitando a ocasião, o diretor Nelson Hespanha lembrou que o Sest/Senat tem cinco unidades no Espírito Santo e deve concluir a sede própria mateense em setembro ou outubro, com investimento de R$ 19 milhões. Para tanto, pediu atenção do poder público no calçamento de um curto trecho do acesso. Nesse assunto, o vereador Cristiano Balanga, líder do Prefeito na Câmara, disse que encaminharia imediatamente a demanda ao Executivo.

Os vereadores Ciety Cerqueira e Delermano Suim reforçaram a importância da campanha Maio Amarelo, para evitar que mais vidas sejam ceifadas por imprudência no trânsito.

Na mesma sessão, o Sest/Senat foi agraciado com um Voto de Congratulação, aprovado por unanimidade pelo plenário. Na entrega, aconteceu a tradicional foto dos homenageados com os vereadores.

MAIO AMARELO
Mobilizando segmentos diversos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, o Maio Amarelo busca “fugir de falácias cotidianas e costumeiras, e efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

No mundo, conforme levantamento com dados da ONU em 2009, os números ficaram perto de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, ou a nona maior causa de mortes no mundo. “Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos”. De acordo com os dados computados, esses acidentes já representam um custo de 518 bilhões de dólares por ano.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

Comente Abaixo
Nacional11 segundos ago

Cidades mais violentas do Brasil estão na Amazônia, diz levantamento

Bruno Kelly/Amazônia Real – 28.06.2022 Rio Javari, na cidade de Atalaia do Norte, palco das mortes de Bruno e Dom...

Internacional13 segundos ago

Ucrânia: número de mortos em ataque a shopping center sobe para 20

Reprodução/Telegram Volodymyr Zelensky 27.6.2022 Shopping center na região de Kremenchuk, na Ucrânia, após ataque russo Subiu para 20 o número...

Esportes16 segundos ago

Danilo recebe visita especial em reapresentação do Verdão com foco na libertadores

 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (27), na Academia de Futebol, após o empate em...

Internacional18 segundos ago

Alemanha: Desaparecido há 8 dias, menino é encontrado vivo no esgoto

Reprodução/NDR Joe foi resgatado de esgoto após sete dias Um menino de 8 anos foi encontrado vivo após passar oito...

Esportes21 segundos ago

Flamengo treina de olho na partida contra o Tolima, pelas oitavas de final da Libertadores

De olho na partida contra o Tolima (COL), pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, o Flamengo treinou na manhã...

Esportes26 segundos ago

Sampaio domina o CSA e vence mais uma no Castelão

Em noite chuvosa no Estádio Castelão, o Sampaio se impôs em campo e venceu o CSA pelo placar de 2×0....

Esportes39 segundos ago

Operário-PR supera a Chapecoense e volta a vencer na série B

O Operário-PR voltou a triunfar no Brasileirão SportingBet Série B e subiu posições. No Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), o Fantasma fez 2...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana