conecte-se conosco


Estadual

Sesa participa de evento internacional de coordenadores de transplante de órgãos

Publicado

em

Entre os dias 26 e 29 de novembro, profissionais da saúde estiveram reunidos para debater o tema “transplante de órgãos”. O evento aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina.  Foram realizados simultaneamente, o I Fórum Internacional de Coordenação de Transplantes do Brasil e o I Simpósio Internacional de Eficiência para Efetividade no Processo de Doação e Transplantes, além do XXIII Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes de Santa Catarina, todos realizados pela Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, em parceria com a Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) do Ministério da Saúde.

Especialistas dos Estados Unidos, Espanha, Argentina, e de 22 estados brasileiros estiveram em Florianópolis, no encontro que promoveu discussões sobre todas as etapas do processo que inicia no momento da notificação de morte encefálica do potencial doador no hospital, passa pela entrevista familiar, alocação e logística do enxerto pela Central Estadual de Transplantes (CET) e o transplante pela equipe médica especializada. Também foram debatidas questões ligadas à gestão de recursos financeiros das CETs.

Participaram do evento, representando a Secretaria da Saúde (Sesa), a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, juntamente com as médicas Priscila Bachetti e Ana Cláudia Nogueira.

Maria Machado reforça que o encontro foi o cenário para o compartilhamento de conhecimentos com encaminhamentos que vão desde a elaboração do Plano Estadual de Transplantes e atualizações na Política Nacional de Transplantes.

“A experiência destes 20 anos da CET-SC compartilhada nesses dias de evento demonstraram os caminhos percorridos para chegarem a ser hoje uma referência internacional de gestão de doação de órgãos e transplantes”, disse a coordenadora.

No Espírito Santo há equipes credenciadas para a captação de coração, fígado, rim e tecidos (córneas e medula óssea). “Contudo, equipes de outros Estados credenciadas pelo Sistema Nacional de Transplantes podem vir captar quando ofertados pelo Estado coração, pulmões, fígado, rim, pâncreas, intestino e tecidos (córneas, pele, ossos, tendões)”, disse Maria Machado.

Leia mais:  DNJ: Dia 30 a Juventude Festeja em São Mateus

 

Sistema de doação de órgãos no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Atualmente, cerca de 95% dos procedimentos realizados em todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que, diferentemente de qualquer outra terapia médica, o transplante só ocorre com a doação.

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, no qual um órgão ou tecido doente é substituído por outro saudável, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida. Para isso, é preciso que haja doadores – vivos ou mortos. O transplante é um tratamento efetivo para muitas doenças e, eventualmente, se torna a única opção terapêutica.

No entanto, o transplante só acontece com a autorização de um familiar do doador. Portanto, informe sua família o seu desejo de se tornar um doador. “É importante inserir o tema nas discussões em família, para que o seu desejo de ser um doador fique claro para seus familiares. Manifestem seu desejo em vida”, explicou Maria Machado.

De janeiro a outubro deste ano, foram realizados 368 transplantes no Espírito Santo. No entanto, 1.329 pacientes aguardam na fila sendo: 06 pessoas a espera por um coração, 31 por um fígado, 261 por córneas, e 1.031 por um rim.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Secont avança na implementação do seu Programa de Integridade

Publicado

em

Para dar continuidade à implementação do seu Programa de Integridade, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) instituiu a Unidade de Integridade, que será responsável pela coordenação da estruturação, execução e monitoramento do programa no âmbito da Secont. A portaria 15-R, publicada na última quarta-feira (11), estabelece as funções da Unidade de Integridade e designa a auditora do Estado Suzzane Barcelos Damazio para a função de compliance officer.

Entre as atribuições da unidade está o apoio às subsecretarias e coordenações da Secont, no que se refere ao levantamento de riscos para a integridade e na proposição de plano de tratamento das vulnerabilidades encontradas. Também é função da unidade o planejamento de ações de treinamento relacionadas ao Programa de Integridade.

Além de atuar na coordenação da implementação do Programa na Secont, a unidade será responsável por propor ações para o seu aperfeiçoamento, a partir do momento que entrar em vigor.  Em uma etapa posterior, a Unidade de Integridade também deverá apresentar estratégias destinadas a fornecedores e terceiros que se relacionam com a Secont para expansão do programa.

Além de planejar e executar as suas ações de compliance, a Secont atua como facilitadora para a instituição do Programa de Integridade do Poder Executivo nos demais órgãos estaduais.

Como estabelece a Lei 10.993, de maio deste ano, cada órgão deve levantar os riscos inerentes à sua área de trabalho e criar mecanismos para prevenção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, subornos, desvios éticos e de conduta.

No caso da Secont, cabe apoiar os órgãos na elaboração dos Programas de Integridade, definindo prazos e monitorando o seu cumprimento, esclarecendo os requisitos legais a serem observados e estabelecendo a metodologia adequada para a sua implantação.

Leia mais:  Dinheiro em caixa para reforma e ampliação do Hospital Maternidade

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia4 minutos atrás

Lulinha usou empresas falsas para dissimular operações milionárias, diz Receita

arrow-options Receita Federal / Divulgação Sede da LLF Participações. A empresa Gamecorp , que tem como sócio Fábio Luís Lula...

Economia4 minutos atrás

CEO britânico faz confissão na web e viraliza: “não tenho amigos”

arrow-options Reprodução Executivo britânico confessa não ter amigos mesmo com vida profissional bem sucedida “Coloco meu coração e minha alma...

Entretenimento4 minutos atrás

Na reta final do “De Férias com o Ex”, MC Rebecca e Nakinha assumem namoro

Agora é oficial! De um jeitinho sutil, MC Rebecca usou suas redes sociais nesta xxx para revelar que ela e...

Nacional4 minutos atrás

Papai Noel aparece excitado ao tirar foto com criança de 10 anos no colo

arrow-options Reprodução Homem fantasiado não queria deixar menina de 10 anos sair do colo dele Um Papai Noel que trabalhava...

Nacional4 minutos atrás

Ministro nega liberdade de viúva da Mega-Sena após fim de prisão em 2ª instância

arrow-options Márcio Alves/Agência O Globo Adriana Ferreira Almeida ficou conhecida como Viúva da Mega-Sena por mandar matar o milionário Renné...

Nacional4 minutos atrás

Barragem em Brumadinho rompeu por combinação de deformações, dizem especialistas

arrow-options Foto: Eduarda Esteves Terreno transformado após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão O resultado da investigação...

Entretenimento11 minutos atrás

Seminua: Geisy Arruda mostra parte dos seios com look transparente e incendeia web

Na tarde desta quinta-feira (12), a modelo Geisy Arruda incendiou a web, ao publicar uma foto seminua, no Instagram. Ela surgiu com um look transparente,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana