conecte-se conosco



Estadual

Sesa apresenta resultados da segunda etapa do Inquérito Sorológico

Publicado

em


.

Em pronunciamento, na tarde desta segunda-feira (01), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, apresentaram os resultados estatísticos da segunda etapa do “Inquérito Sorológico”, realizada entre os dias 27 e 29 de maio em 19 municípios capixabas.

Nesta segunda etapa, foram realizadas 7.042 testagens entre população sorteada, pessoas que têm contato com o sorteado positivo e de pesquisadores. O estudo aponta uma prevalência de 5,14% da população infectada, o que representa uma estimativa populacional de 206.559 mil pessoas no Estado. Enquanto na primeira etapa, a prevalência foi de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado.

“São valores que apontam um crescimento exponencial da doença, com uma alta taxa de transmissão no Estado. Esse mesmo fenômeno ocorreu na percepção da interiorização da doença, que saiu de 0,26% para 2,10% de prevalência”, alertou Nésio Fernandes.

O secretário lembrou, mais uma vez, sobre a importância de o estudo ter a projeção da população do Estado. “O estudo não tem validade científica para poder analisar individualmente cada município. O objetivo do Inquérito é projetar a população do Estado”, disse.

A partir do levantamento, segundo o secretário, o Espírito Santo poderá reconhecer com mais precisão o padrão de comportamento da doença em solo capixaba. “Até o presente momento fazíamos as projeções e simulações do comportamento da pandemia com dados de outras localidades. Transcorrido três meses de enfrentamento da doença, e tendo o Inquérito Sorológico, já podemos reconhecer qual o seu padrão comportamental na nossa realidade, com características do nosso Estado. Poderemos refinar ainda mais o conjunto de decisões para o enfrentamento da pandemia”, afirmou Fernandes.

O estudo é realizado pela Sesa e tem apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para ter acesso à apresentação, clique aqui

Perfil da população testada positivamente

O estudo de prevalência desta segunda etapa aponta que do total dos testes com resultados positivos, 62,3% eram do sexo feminino e 37,7% masculino, e que a faixa etária com mais casos positivos foi a de 21 a 40 anos, com 35,1% dos casos. Do total de pacientes positivos, cerca de 69,5% apresentaram sintomas e 30,5% não apresentaram quaisquer sintomas na evolução do quadro de saúde.

Dos casos sintomáticos, os principais relatados durante a segunda etapa da pesquisa foram: tosse (39,7%); anosmia (37,7%); fadiga (31%) e; febre e mialgia, ambos com 28%. Somente 37,2% dos casos procuraram o serviço de saúde. Além disso, 26,8% dos positivos apresentaram algum tipo de comorbidade e 23% duas ou mais comorbidades.

Cronograma do Inquérito Sorológico:

– Etapa 3

Data: 08, 09 e 10 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

– Etapa 4:

Data: 22, 23 e 24 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

 

Informações sobre o Inquérito Sorológico:
Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde
Contatos: (27) 98817-6973 | [email protected]

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Secretário da Educação e professores da Rede Estadual debatem práticas das APNPs

Publicado

em


.

Uma série de lives está sendo realizada pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da equipe da Sedu Digital. A próxima transmissão está marcada para esta quarta-feira (08), com o tema “O uso de ferramentas digitais nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)”, em que serão debatidas práticas de sucesso que estão sendo aplicadas pelos professores das escolas estaduais.

Participam da live o secretário da Educação, Vitor de Angelo, e três professores convidados: Alex Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Godofredo Schneider, de Vila Velha; Fabrício Antunes, da (EEEM) Misael Pinto Netto, de Aracruz; Gisely Costa, da (EEEM) Centro Interescolar Áttila de Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim.

Lives Sedu Digital

O secretário Vitor de Angelo e diretores da Rede Estadual estiveram reunidos virtualmente, na última quinta-feira (02), quando foram apresentadas as principais e bem-sucedidas práticas das unidades escolares, com o programa EscoLAR, por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

Nesta semana, o debate será com os professores e poderá ser acompanhado no canal da Sedu Digital, no YouTube: https://www.youtube.com/c/SEDUDigital/videos

Serviço:
Live: “O uso de ferramentas digitais nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)”
Data: 08 de julho, quarta-feira
Horário: 15 horas

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal6 minutos atrás

PF e PM fazem apreensão de 900 caixas de cigarros contrabandeados em Mossoró/RN

. Mossoró/RN – A Polícia Federal e a Polícia Militar realizaram na madrugada desta segunda-feira, 6/7, em Mossoró/RN, mais uma...

Estadual6 minutos atrás

Secretário da Educação e professores da Rede Estadual debatem práticas das APNPs

. Uma série de lives está sendo realizada pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da equipe da Sedu Digital....

Esportes6 minutos atrás

Com restrições, Centro de Desenvolvimento do Atletismo reabre

. As atividades no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), retornaram nesta segunda...

Estadual7 minutos atrás

Formação sobre ‘Educação Escolar Quilombola’ será realizada na próxima quinta-feira (09)

. A Secretaria da Educação (Sedu) por meio da Gerência de Educação no Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ) promoverá uma...

Policial7 minutos atrás

PM apreende drogas em bairros de Vila Velha

. Policiais militares do 4º Batalhão realizaram apreensões de entorpecentes durante a tarde deste domingo (05), em Vila Velha. Em...

Nacional7 minutos atrás

O que está em jogo na ação no STF em que indígenas acusam governo de “genocídio”

Victor Moriyama / ISALideranças dos povos yanomami e ye’kwana se reúnem em encontro que debateu a presença de garimpeiros no...

Agricultura7 minutos atrás

Ministra participa da abertura da feira AgroBrasília, que acontece pela primeira vez em versão virtual

. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta segunda-feira, por videoconferência, da abertura da AgroBrasília Digital, realizada...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!