conecte-se conosco



Estadual

Servidores do Iema publicam artigo sobre qualidade do ar em revista científica

Publicado

em


Com o título “Efeitos das medidas de afastamento social sobre a qualidade do ar na Região Grande Vitória”, o artigo de quatro servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi aceito e publicado na Revista Brasileira do Meio Ambiente, importante publicação científica da área ambiental. O estudo avalia os efeitos das medidas de distanciamento social na qualidade do ar da Região da Grande Vitória e foi produzido pelos servidores Alex Barcellos Vieira, Iris Teixeira Cola, Douglas Rios Lougon e Pedro Ronchi.

“Esse artigo é oriundo de uma nota técnica que fizemos no Iema para avaliar os efeitos da pandemia na qualidade do ar. O trabalho ficou tão bom que resolvemos transformar essa nota técnica em um artigo científico para publicar em uma revista especializada”, explicou o servidor Alex Vieira, coordenador de Qualidade do Ar, Áreas Contaminadas e Informações Ambientais do Iema.

Vieira também falou sobre o processo de produção do artigo. “Para produzi-lo, demos um olhar mais acadêmico, com processo de validação por um corpo de revisores da academia. Eles avaliaram e revisaram se as informações tinham pertinência científica e relevância”, ressaltou.

O artigo surgiu a partir do relatório “Avaliação dos Efeitos das Medidas de Afastamento Social sobre a Qualidade do Ar na Região Grande Vitória”, publicado em junho passado. Para o estudo, foram selecionados os dias úteis de cenários meteorologicamente similares, antes e durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), para avaliar os impactos nas concentrações atmosféricas dos poluentes NO2 (dióxidos de nitrogênio), NO (óxidos de Nitrogênio), CO (monóxido de carbono), SO2 (dióxidos de enxofre), Partículas Inaláveis (MP10) e O3 (ozônio).

Os resultados apresentados indicam que a diminuição da circulação de pessoas e do tráfego de veículos e, em alguns casos, da produção industrial, devido à pandemia e suas medidas de distanciamento social, impactaram significativamente na qualidade do ar da Grande Vitória. Foi possível verificar a redução das concentrações de NO2 (-24%), NO (-65%), CO (-34%) e MP10 (-23%). Para o poluente SO2 foi verificado um aumento de 31% nas concentrações, enquanto que para o O3 não foi verificada diferença estatística entre os cenários avaliados.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2592/ 99977-1012
[email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Seag divulga resultado da primeira fase do Funsaf

Publicado

em


A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio da Comissão Especial do Funsaf e ratificada pelo Comitê Gestor, finalizou a etapa de análise da habilitação jurídica (1ª etapa) das propostas submetidas ao Edital Funsaf – 003/2020. Das propostas submetidas, 52 foram classificadas como habilitadas e 47 como não habilitadas.

Com a publicação do resultado, terá início o período para interposição de recurso pelas associações/cooperativas que tiveram as propostas classificadas como não habilitadas. Os recursos poderão ser enviados a partir desta sexta-feira (30), até as 23h59 do dia 06 de novembro de 2020. Os envios deverão ser feitos exclusivamente pelo Sistema e-Docs, conforme errata divulgada no site da Seag, tendo como destinatário o Comitê Gestor – Funsaf.

Pensando em auxiliar nessa fase de recurso, a Seag elaborou um formulário para a interposição que está disponível em: https://seag.es.gov.br/funsaf-3. Todas as associações/cooperativas que desejarem podem utilizar o documento para formalizar seus pedidos. No documento é possível, inclusive, obter mais informações referentes ao envio pelo e-Docs e o preenchimento do documento.

“A previsão é de que a conclusão do julgamento dos recursos aconteça em até cinco dias úteis, a contar após o término do envio dos pedidos, tendo sua publicação feita no site da Seag”, explicou o presidente da Comissão Especial do Funsaf, Vinícius Costa.

Em relação às propostas já classificadas como habilitadas, as mesmas serão enviadas à Câmara Técnica para dar início à segunda fase de avaliações. Nessa segunda fase, que além de ser classificatória é também eliminatória, serão avaliados os aspectos técnicos das propostas, em conformidade com o item 10.1.2 do 3° Edital do Funsaf.

Para conhecer quais propostas foram classificadas como habilitadas e quais foram classificadas como não habilitadas, acesse: https://seag.es.gov.br/funsaf-3.

Assessoria de Comunicação da Seag

Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 98860-6838
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos20 minutos atrás

NASA mostra moto movida  pelo vento com turbinas nas rodas

Divulgação Moto da NASA vem com pás giratórias nas rodas no lugar dos raios convencionais para gerar energia elétrica Se...

Saúde21 minutos atrás

Covid-19: apesar de alta de casos, número de óbitos continua em queda

O número de casos de covid-19 por semana voltou a subir, após uma grande queda. Já as mortes em função...

Policial21 minutos atrás

Polícia Militar recupera veículo tomado em assalto minutos após o fato

Nesta quarta-feira (28), em menos de uma hora após um criminoso ter tomado em assalto um veículo Ford Ranger, cor...

Policial21 minutos atrás

PM prende homem com carro clonado em Marataízes

Na tarde desta quarta-feira (28), policiais da 9ª Companhia Independente, abordaram um veículo Toyota RAV4 no bairro Ilmenita. No local,...

Entretenimento30 minutos atrás

Atriz pornô é eleita Musa do estado de Pernambuco

  A atriz pornô Lolla Martinelli foi selecionada pela organização do Musa do Brasil para representar o estado de Pernambuco...

Policial50 minutos atrás

Operação fiscaliza empresas de rochas ornamentais em São Mateus

  Nesta quarta-feira (28), a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) participou da “Operação...

Nacional50 minutos atrás

R$100 milhões por selfie com Bolsonaro? Em vídeo, apoiador faz proposta curiosa

Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou um vídeo em rede social que tem despertado a curiosidade de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!