conecte-se conosco


Mundo

Sequestrador de Washington Olivetto é extraditado para o Chile

Publicado

em

source
Norambuena arrow-options
Reprodução
Maurício Norambuena

O chileno Maurício Hernández Norambuena foi extraditado hoje (20) ao seu país após 16 anos preso no Brasil por participar do sequestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001. A informação foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro, em publicação na sua conta pessoal no Twitter.

Leia também: Vídeo mostra sequestrador de ônibus sendo baleado; assista

“É nossa política cooperar com outros países e não dar abrigo a criminosos ou terroristas. Vencidos problemas burocráticos entre Brasil e Chile, hoje estamos extraditando Norambuena, sequestrador do publicitário Washington Olivetto em 2001”, escreveu.

Também pelo Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que Norambuena foi entregue nesta madrugada às autoridades chilenas. “Mais um criminoso que se foi. Extraditado com autorização do STF [Supremo Tribunal Federal], foi entregue nessa madrugada ao Chile para cumprir as penas, comutada a perpétua para 30 anos, as quais foi condenado naquele país. Brasil não é refúgio para criminosos”.

Na última quinta-feira (15), Norambuena foi transferido da Penitenciária de Avaré, no interior paulista, para a Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, onde aguardava os trâmites. A extradição foi possível após o governo chileno se comprometer formalmente a não submeter Norambuena à prisão perpétua, respeitando uma decisão do STF de 2004.

Na época, a Corte autorizou a extradição do sequestrador com algumas ressalvas a serem cumpridas pelo governo do país vizinho. Entre elas, o compromisso chileno de substituir as duas penas de prisão perpétua às quais Norambuena foi condenado em seu país por, no máximo, 30 anos de reclusão. Os ministros determinaram a substituição da pena porque a Constituição Brasileira não permite prisão perpétua para o crime de sequestro.

Leia mais:  Bilionário árabe procura sete brasileiras para se casar e oferece 100 milhões para cada

Leia também: Novo favorito à PGR escreveu texto criticando a democracia: “Farsa”

No Chile, Norambuena foi condenado à prisão perpétua por ter participado do assassinato do senador Jaime Guzmán, em abril de 1991, e do sequestro de Cristián Del Rio, filho do dono do jornal El Mercúrio, em setembro de 1991. No julgamento, foi condenado pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha e extorsão mediante sequestro.

No Brasil, Norambuena foi condenado pela Justiça de São Paulo a 30 anos de prisão por participação no sequestro do publicitário Washington Olivetto , em 2001. Olivetto passou 53 dias em um cativeiro.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Mundo

Menino recém-nascido é achado enterrado vivo e sua foto é revelada!

Publicado

em

O menino recém-nascido foi enterrado dentro de uma caixa de papelão e foi encontrado por moradores

menino recém-nascido que foi encontrado enterrado vivo teve sua primeira foto revelada. A imagem é do momento em que o pequeno foi achado na província de Laiwu na China no dia 21 de agosto.

O casal Jiao Xinglu e Zhou Shangdong estavam procurando por cogumelos quando ouviram um barulho que parecia um choro. Eles então começaram a procurar e viram que o choro estava vindo de baixo da terra.

Eles passaram a cavar e então acharam uma caixa de papelão. Ao a abrirem encontraram o bebê que pesava apenas 1.5 kg. O pequeno abriu os olhinhos pouco após o casal ter aberto a caixa de papelão.

Jiao Xinglu e Zhou Shangdong então levaram o pequeno para o hospital, onde ele foi diagnosticado com icterícia e anemia. Pouco depois o bebê foi encaminhado para um hospital melhor equipado em Jinan. Atualmente, ele está recuperado e já pesa 4 quilos!

A polícia começou a investigar o caso e o suposto avô da criança veio à público no último domingo (20/10). O avô relatou para a polícia que ele e sua família acreditaram que o bebê havia morrido quando tinha dois dias de vida e que por este motivo o enterraram.

Ele alegou que a criança tinha problemas respiratórios, algo que não foi diagnosticado pelos médicos. “Ele parou de respirar, não comia nada, nós então o enterramos”, relatou o avô para a polícia. O avô ainda contou para a polícia que está lidando por um misto de felicidade, pelo neto estar vivo, e tristeza, por terem errado ao acharem que estava morto e tê-lo enterrado ainda vivo.

O caso segue sendo investigado pela polícia. O casal que encontrou o bebê relatou para a imprensa local que caso ele seja colocado para a adoção, eles gostariam de adotá-lo.

Menino recém-nascido logo depois ter sido enterrado com vida
O menino recém-nascido no momento em que foi encontrado

Comentários do Facebook
Leia mais:  Homem descobre que filho não é dele e exige devolução de cada centavo gasto com o menino
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Agricultura14 minutos atrás

Pavilhão Brasil é inaugurado na Fruit Attraction 2019 na Espanha

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com Associação Brasileira...

Agricultura14 minutos atrás

Sessenta mil pescadores artesanais do Nordeste vão receber seguro defeso em novembro

No próximo mês, 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste receberão uma parcela do...

Agricultura14 minutos atrás

Câmara do Agro 4.0 apresenta as principais demandas para ampliar o uso de novas tecnologias no campo

A Câmara do Agro 4.0 iniciou os trabalhos nesta terça-feira (22), durante a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência...

Entretenimento15 minutos atrás

Grávida, Thais Carla posa nua com o marido em praia

Thais Carla, bailarina plus size de Anitta , está grávida de quatro meses e fez um ensaio nu ao lado...

Entretenimento16 minutos atrás

MC Gui pode ser condenado por polêmica discriminatória na Disney

Nesta terça-feira (22) MC Gui concedeu uma entrevista ao “Hora da Venenosa”, quadro de fofocas do “Balanço Geral”, noticiário vespertino...

Entretenimento16 minutos atrás

Gabigol e irmã de Neymar estão juntos novamente

O jogador do Flamengo Gabigol e a influencer Rafaella Santos, irmã de Neymar, reataram o namoro. Leia também: Apaixonada? Bruna Marquezine...

Entretenimento16 minutos atrás

Após polêmica, MC Gui ganha mais seguidores nas redes sociais

Desde que MC Gui divulgou, nesta segunda-feira, um vídeo no qual ri de uma criança que passeava na Disney, nos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana