conecte-se conosco



Internacional

Senado chileno aprova paridade de gênero no processo constituinte

Publicado

em

O Senado chileno aprovou por unanimidade, na tarde de ontem (21), o projeto de que garante a paridade de gênero nas candidaturas para os integrantes do órgão constituinte que será composto para a criação da nova Constituição. O projeto já havia passado pela Câmara em dezembro, onde foi aprovado por 144 votos a favor e 1 contra. O Chile fará um plebiscito no dia 26 de abril deste ano para decidir se elabora uma nova Constituição.

A proposta do plebiscito foi aprovada em novembro, após o país enfrentar um mês de protestos contra a desigualdade, os baixos valores das aposentadorias e o alto custo da saúde. Os manifestantes pediram também uma reforma na Constituição.

Além da paridade de gênero, aprovada em ambas as Câmaras, foram aprovadas a criação de pactos eleitorais de independentes (pessoas não vinculadas a partidos políticos) e a reserva de lugares para representantes dos povos originários na composição do órgão constituinte, que será responsável pela redação da nova Carta Magna, caso seja aprovado o plebiscito.

Até as 15h de hoje (22), senadores poderão apresentar sugestões. Depois, o projeto ele segue para a chamada discussão em particular, que é a análise detalhada do texto em cada item.

Durante a sessão de ontem, os senadores concordaram sobre a importância de se ter instrumentos que facilitem a participação de independentes e o equilíbrio na representação de mulheres e homens na constituinte. Mas não houve consenso sobre qual será a fórmula, o mecanismo para se alcançar os objetivos.

Alguns parlamentares argumentaram que, ao criar um mecanismo para igualar o número de homens e mulheres, estariam alterando a vontade popular nas urnas. A discussão em particular deliberará sobre essa e outras questões específicas.

Outros parlamentares defenderam que, pela primeira vez na história do país, abre-se espaço para que os cidadãos realmente possam se expressar e para que, se as mulheres são mais de 50% da população chilena, que tenham representação igualitária nas tomadas de decisão, assim como devem ser ouvidos os povos originários e independentes.

Edição: Valéria Aguiar

Comentários do Facebook

Internacional

Sem máscaras, manifestantes protestam contra isolamento em Londres

Publicado

em


source
1
Reprodução

Manifestantes e policiais se enfrentam


Milhares de pessoas saíram sem máscaras às ruas de Londres, neste sábado (26), para protestar contra as medidas de isolamento social impostas pelo novo coronavírus. A Polícia Metropolitana de Londres (MET) entrou em confronto com os manifestantes para tentar dispersar a multidão.


Aglomerados em uma praça, os manifestantes carregavam uma variedade de placas, bandeiras e cartazes com a frase ” Nós não consentimos “.

A MET disse, no Twitter, que os manifestantes foram convidados a se retirar e avisados ​​que qualquer pessoa que ficasse estaria sujeita a medidas coercivas . Em seguida, os policiais foram atingidos por garrafas, enquanto a multidão  gritava “escolha o seu lado” para eles.

Os agentes usaram cassetetes para conter os manifestantes, deixando alguns com ferimentos visíveis . Pelo menos três deles e um policial receberam atendimento médico.

Por fim, a polícia removeu o equipamento de som da Trafalgar Square e vários manifestantes foram levados algemados .

A Met disse que esteve em contato com os organizadores do protesto ao longo da semana para lembrá-los de suas obrigações legais e explicar que os eventos poderiam violar os regulamentos de isolamento social. A polícia acrescentou que a fiscalização “continua sendo o último recurso, mas será realizada se necessário”.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes23 minutos atrás

CSA vence Juventude e sai do Z4 da Série B do Campeonato Brasileiro

. Na estreia do técnico Mozart Santos a frente do CSA, o time alagoano derrotou o Juventude por 3 a 2,...

Saúde23 minutos atrás

Brasil acumula 141.406 mortes pelo novo coronavírus

. O Brasil soma 141.406 pessoas mortas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. A taxa de letalidade, segundo o...

Esportes38 minutos atrás

CBF e clubes mantêm proibição de torcedores em jogos do Brasileirão

. Os torcedores de futebol deverão permanecer fora dos estádios durante os próximos jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em...

Esportes3 horas atrás

TRT-RJ suspende Palmeiras e Flamengo devido a infectados pela covid-19

. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) suspendeu a partida entre Palmeiras e Flamengo, inicialmente marcada para 16h...

Saúde3 horas atrás

Hospital de Campanha do Ibirapuera dá alta ao último paciente

. Com 35.063 mortes por covid-19 e 970.888 pessoas infectadas pela doença causada pelo novo coronavírus desde março, o estado...

Economia3 horas atrás

Auxílio: mulher pede os mil dólares na Justiça após fala de Bolsonaro

Fenae Moradora do Rio reclama a diferença entre o valor que recebe, de R$ 2,4 mil, e os mil dólares...

Polícia Federal3 horas atrás

PF prende foragidos em grupo de deportados

. Belo Horizonte/MG – Na sexta-feira, 25/9, desembarcou em Belo Horizonte mais um voo oriundo dos Estados Unidos da América,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!