conecte-se conosco



Estadual

Semobi divulga empresa vencedora da licitação da primeira etapa de implantação do aquaviário

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) publicou nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, a homologação do resultado da licitação que marca o início da implantação do aquaviário. A Empresa Atlântico Sul vai desenvolver os projetos dos básicos e executivos dos trapiches (píeres) na Baía de Vitória, além do licenciamento ambiental, pelo valor de R$ 391 mil.

A empresa vencedora terá um prazo de 150 dias para desenvolver e entregar os trabalhos, a contar da data da Ordem de Serviço. De acordo com o secretario de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, os quatro pontos previstos para a construção dos trapiches para atracagem dos barcos são Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá, Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).

“A implantação do aquaviário também será feita em etapas. Primeiro vamos desenvolver os projetos dos trapiches, que devem começar a ser executados no ano que vem. É uma etapa importante, pois o píer precisa ser muito bem executado para garantir a segurança e a acessibilidade do sistema”, explica Damasceno.
Ainda de acordo com o secretário, ainda este ano será publicado o edital para empresas interessadas em fazer a operação dos barcos.

O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 90, quando foi desativado. Compromisso de Governo, a volta da operação do modal é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O novo sistema deve entrar em operação ainda em 2020, com quatro estações, e será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol).

O edital e todos os documentos relativos ao processo licitatório estão disponíveis no site da Semobi

Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação da Setop
Susana Kohler
(27) 3636-9617/ 99697-6783
[email protected]

Comentários do Facebook

Estadual

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Publicado

em


.

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a captura de enxurradas e com que as chuvas infiltrem nos terrenos, conservando a água e o solo. Trata-se de uma tecnologia social de baixo custo que traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Pensando nisso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua), elaborou um folder explicativo intitulado “Barraginhas – Conservação de solo e recuperação hídrica”, com informações completas a respeito de práticas que são fundamentais antes e depois da construção desse sistema e os seus objetivos e potencialidades nas propriedades.

Segundo a coordenadora do projeto, a extensionista do Incaper, Cintia Bremenkamp, o projeto partiu da ideia de desenvolver um bom trabalho de adaptação e divulgação dessa tecnologia no Espírito Santo.

“Dessa forma, foi elaborado um projeto de capacitação, transferência de tecnologia e implantação do Projeto Barraginhas da Embrapa, em microbacias no Estado do Espírito Santo, onde estão sendo construídas unidades de referência em propriedades de agricultores em dez municípios capixabas, em parceria com os escritórios locais do Incaper e com os bolsistas envolvidos. Além disso, estão sendo feitas pesquisas para adaptação da tecnologia na realidade do nosso Estado, bem como a elaboração de materiais de divulgação dessa tecnologia”, contou a extensionista.

Os municípios contemplados são Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Leopoldina, Laranja da Terra, São Roque do Canaã, Colatina, Água Doce do Norte, Nova Venécia, Pinheiros e Mucurici.

O projeto teve o apoio dos parceiros Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

“Barraginhas plantam água e mudam realidades. Primeiro é preciso plantar a água para depois colher os frutos de sua abundância”, lembrou Cintia Bremenkamp.

Texto: Tatiana Toniato Caus (jornalismo/GTTC).

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
[email protected]
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Política17 minutos atrás

Servidor candidato deve deixar cargo até 15 de agosto

. Em razão do adiamento das eleições municipais de outubro para novembro/dezembro de 2020, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa...

Saúde18 minutos atrás

Covid-19: Brasil registra 69,1 mil mortes e 1,75 milhão de casos

. O Brasil registrou 69.184 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram acrescidas às...

Estadual47 minutos atrás

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

. Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a captura de enxurradas...

Estadual47 minutos atrás

Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol e paneleiras

. Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado, por...

Estadual47 minutos atrás

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

. O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e serviços, a fim...

Mulher47 minutos atrás

Atriz compartilha vídeo após ter máscara presa a sua orelha  ao fazer piercing

TikTok/Reprodução No vídeo, Sissy aparece chorando e soluçando de dor Sissy Sheridan, uma atriz americana de 16 anos, que também...

Internacional47 minutos atrás

Vídeo mostra tornado atingindo área rural de cidade nos EUA

Reprodução / Twin Cities Vídeo mostrou momento em que tornado atingiu cidade Um forte tornado atingiu o solo de uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!