conecte-se conosco



Estadual

Sementes do milho ES-204 Imperador são distribuídas aos produtores da Ceasa

Publicado

em


.

Para incentivar a produção agrícola familiar, durante toda esta semana, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Gerência de Mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão distribuindo sementes de milho orgânico, da variedade ES-204 Imperador, a produtores do mercado da Ceasa, em Cariacica. 

O objetivo, segundo o orientador de mercado da Ceasa, Fabiano Lenzi, é incentivar os agricultores a cultivarem o milho em suas propriedades e, futuramente, vendê-lo no mercado da Pedra Alta e Baixa das Centrais. 

“É um milho orgânico de altíssima qualidade, desenvolvido pelo Incaper, que incentiva, ajuda e fortalece a produção agrícola familiar”, disse Lenzi.

O gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto, explicou que solicitou  ao Incaper as sementes do Milho Imperador, que prontamente atendeu ao pedido. Fizemos a distribuição na Ceasa por ser ponto de referência onde a maioria dos produtores rurais comercializam os seus produtos. Essa cultura apresenta elevada importância na agricultura familiar e é de grande utilidade na alimentação humana e na produção orgânica certificada de ovos, leite e carne”, ressaltou o gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto.

Pesquisa
Para desenvolver a variedade, o Incaper dedicou 28 anos de pesquisa. De acordo com o pesquisador do Incaper responsável pelos trabalhos, Jacimar Luis de Souza, a variedade ES-204 Imperador é uma cultivar obtida pelo Incaper, por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Os trabalhos foram iniciados em 1984. Foram realizados três ciclos de seleção e, em 1986, essa população foi lançada com a denominação ‘Emcapa-201’, como a primeira variedade melhorada de milho para o Espírito Santo.

Os trabalhos de seleção em condições normais de cultivo e sem irrigação continuaram até 1990. Foi quando a variedade foi introduzida no sistema de cultivo orgânico, na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper, na Região de Montanhas do Espírito Santo. Lá, foi submetida a 28 anos de seleção. Como resultado desse trabalho contínuo, obteve-se a variedade ES 204 Imperador.  

Vantagens
De acordo com Incaper, uma das grandes vantagens do Milho Imperador é o patamar de produtividade. A variedade chega a produzir 9.861 quilos de espigas e mais de oito toneladas de grãos secos por hectare. Além da alta produtividade, o milho possui boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos  e ao acamamento e quebramento de planta.

Por ser uma variedade, a ES-204 Imperador é mais rústica, apresenta custo de semente cerca de 50% menor que os híbridos e tem a grande vantagem de permitir que suas sementes sejam utilizadas em novos plantios.

Texto: Tainá Campos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa
Tainá Campos
(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Funcionário é amarrado durante assalto e criminosos levam cofre com R$ 200 mil

Publicado

em

A vítima contou que eram três bandidos. Eles teriam pulado um muro. Na tentativa de não serem flagrados, o trio chegou a quebrar uma das câmeras

O funcionário de uma distribuidora de bebidas, localizada na Rodovia Darly Santos, em Vila Velha, foi amarrado durante um assalto. O alvo dos suspeitos era o cofre da empresa. Os criminosos usaram abraçadeiras para amarrar os pés e mãos do rapaz.

A vítima contou que eram três bandidos. Eles teriam pulado um muro. Na tentativa de não serem flagrados, o trio chegou a quebrar uma das câmeras. Foi um morador da região da Rodovia Darly Santos que ouviu os gritos de socorro da vítima e acionou a Guarda Municipal. “Suspeitaram que o portão estava aberto e ele gritando por socorro. Ele estava amarrado e rolou para que alguém pudesse vê-lo”, disse o subinspetor.

A polícia foi procurada para dar mais detalhes da ocorrência, mas não deu retorno até a publicação desta reportagem.


(* TV Vitória / Record TV)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Economia2 horas atrás

‘Lembra o feudalismo’, diz economista sobre trabalhadores essenciais na crise

Reprodução Roda Viva/TV Cultura Branko Milanovic, economista, disse que Brasil deve pensar na arrecadação Nesta segunda-feira (13), o economista Branko...

Estadual3 horas atrás

Funcionário é amarrado durante assalto e criminosos levam cofre com R$ 200 mil

A vítima contou que eram três bandidos. Eles teriam pulado um muro. Na tentativa de não serem flagrados, o trio...

Mulher3 horas atrás

Atriz conta que foi estuprada por diretor: ‘Me enganou, me drogou e me estuprou’

  Atriz com passagens pela “Malhação” da Globo e pela Record, Juliana Lohmann carregou nos últimos 12 anos um trauma...

Nacional3 horas atrás

Justiça determina quebra de sigilo bancário da Backer

Divulgação A cervejaria Backer, muito conhecida em Minas Gerais, ganhou notoriedade nacional após consumidores da cerveja serem intoxicados e hospitalizados...

Economia3 horas atrás

Milionários pedem que governos aumentem seus impostos diante da pandemia

iStock Milionários dizem que aumentar taxa de impostos é “a única escolha” Em meio à crise da pandemia do novo...

Entretenimento4 horas atrás

Gabi Martins faz ensaio sensual usando calcinha fio dental: “Que popotão”

Na tarde deste domingo (12), Gabi Martins compartilhou o resultado de um ensaio sensual que fez na laje e deixou os seguidores...

Nacional4 horas atrás

Celular explode e mãe encontra menina de 5 anos “em chamas”

Ao chegar no cômodo, Liliane Cristina Rodrigues Pissaia, 37, viu a filha em chamas. “Parecia barulho de tiro”, disse Uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!