Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
conecte-se conosco


Política

Sem prestígio e sem voto, prefeito de São Mateus afunda candidatos que apoiou

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Nem mesmo para a candidata ao Governo Rose de Freitas (PODEMOS), que como senadora socorreu o município com recursos para abertura de postos artesianos, liberando mais de R$ 15 milhões em recursos junto ao governo Federal, o prefeito Daniel Santana (PSDB) não conseguiu votos nas eleições realizadas no último domingo (07). Em todo o Estado, o que mais se comenta foi o retumbante fracasso de todos os candidatos apoiados pelo chefe do Executivo mateense, prestes a ser afastado do cargo pela Justiça Eleitoral.

O prefeito, conhecido como Daniel da Açaí, mandou milhares de mensagens em redes de comunicação virtual pedindo votos para o presidente de seu partido e atual vice-governador do Estado, César Colnago, para deputado federal, bem como para o empresário e seu amigo Gustavo Massete para deputado estadual, para Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) ao Senado e para Rose de Freitas ao Governo.

Rose de Freitas teve módicos 105.754 votos para o Governo em todo o Estado e apenas 3.763 votos em São Mateus. César Colnago, que já foi deputado federal e tentava retornar à Câmara, teve 34.187 votos e apenas 1.707  votos em São Mateus. Com essa votação, Colnago ficou apenas com a terceira suplência na chapa PDT-DEM-PSD-PSD-PRP-SD, atrás de, pela ordem, Neucimar Fraga (PSD) e Dr. Jorge (SD), numa coligação que fez apenas dois deputados.

Gustavo Massete (PSDB) teve um desempenho pífio, com apenas 3.045 votos para deputado estadual na coligação PSDB-PSC, que elegeu apenas o pastor Marcos Mansur, de Cachoeiro, com 13.736 votos, e o médico Emílio Mameri, de Vitória, com 11.489 votos, ambos tucanos.

Em São Mateus, Massete teve apenas 2.399 votos num universo de 55.682 votos válidos. Outro candidato que dizia ter o apoio de Daniel foi Paulo Fundão (PTB), que conseguiu apenas 3.967 votos no município, de um total de 4.474 votos.

Apontados como favoritos quase eleitos 15 dias antes do pleito, os atuais senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) também foram um vexame em São Mateus, como apoio de Daniel. No geral, Magno teve 611.284 votos, mas em São Mateus teve 19.396 votos. Já Ricardo Ferraço foi o quarto colocado no Estado, com 480.122 votos, ficando com apenas 13.577 votos em São Mateus. 

Magno e Ricardo perderam também em São Mateus para os eleitos Fabiano Contarato (REDE), que teve 28.286 votos no município, e para Marcos do Val (PPS) com 20.742. Em todo o Estado, Contarato somou 1.117.036 votos, enquanto Marcos do Val, o grande azarão do processo eleitoral, chegou a 863.359 votos.

“O prefeito de São Mateus fica alardeando que manda na periferia, que é imbatível, faz bravatas, mas demonstrou que a população de São Mateus repudia sua incompetência e irresponsabilidade administrativa. Agora, que passaram as eleições e ele demonstrou ser um fracassado, espero que a Justiça Eleitoral cumpra a decisão da ministra Rosa Weber e o afaste definitivamente do cargo e convoque novas eleições para que São Mateus volte a se desenvolver”, repercutiu, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual reeleito Enivaldo dos Anjos (PSD).

Com o oitavo maior colégio eleitoral do Estado (82.650 eleitores), São Mateus não elegeu nenhum deputado estadual e nem federal. O médico Jorge Silva (SD) ficou na segunda suplência de sua coligação para a Câmara dos Deputados e o atual deputado estadual Eustáquio Freitas (PSB) teve apenas 3.088 votos no município, do total de 15.320 votos no Estado. Freitas ficou na primeira suplência do seu partido, que só elegeu o deputado Bruno Lamas, da Serra. Por sua ligação com o governador eleito Renato Casagrande, entretanto, Eustáquio Freitas poderá ser aproveitado em algum cargo no Governo do Estado.

Os candidatos mais votados em São Mateus

1)   Carlinhos Lyrio (PHS) – 8.205 votos

2)   Claudete do Mateusão (SD)– 6.776

3)   Professor Keydson Quaresma (PSC) – 4.534

4)   Paulo Fundão (PTB) – 3.967

5)   Manoel Pessanha (PRB) – 3.160

6)   Freitas (PSB) – 3.088

7)   Gustavo Massete (PSDB) – 2.399

8)   Jaciara (PT) – 2.288

9)   Marcelo Dal Col (PP) – 1.372

10)  Marcelo Suzart (PSC) – 1.351

Leia mais:  Carlos Alberto desmente boatos de que tenha articulado cassação do prefeito Daniel
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Casa Branca informa que Trump não virá para a posse de Bolsonaro como presidente

Publicado

em


Donald Trump não virá para a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro
Reprodução

Donald Trump não virá para a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, não estará presente na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil. Em nota oficial à imprensa nesta segunda-feira (17), a Casa Branca informou problemas na agenda do líder norte-americano e comunicou que o secretário de Estado Mike Pompeo será o responsável por liderar a comitiva que vai a Brasília.

Além de Pompeo, os EUA confirmaram que farão parte da delegação outras três autoridades do país: Mark Green, administrador da agência estadunidense para desenvolvimento internacional; William Popp, embaixador interino dos Estados Unidos em Brasília; e Mauricio Claver-Carone, diretor de assuntos do hemisfério ocidental do Conselho Nacional de Segurança americano. As escolhas para a comitiva foram feitas, segundo a nota, pelo próprio Donald Trump .

No final de novembro, Jair Bolsonaro se ofereceu a Trump como  aliado-chave para formar uma cúpula conservadora na América Latina. Segundo o presidente eleito, é preciso liberar os países americanos do ideal de esquerda para que o continente se desenvolva de forma liberal e competitiva.

Responsável pelos convites aos países que pretendem vir à posse de Bolsonaro, o futuro chanceler Ernesto Araújo também já confirmou que representantes de Cuba e da Venezuela foram desconvidados .

“Não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira. Todos os países do mundo devem deixar de apoiá-lo e unir-se para libertar a Venezuela”, escreveu Ernesto Araújo em seu twiiter.

Os primeiros sinais do governo de transição indicam proximidade da política norte-americana imposta por Trump. Bolsonaro fez duras críticas ao Acordo de Paris , programa que visa diminuir a emissão de gases que produzem efeito estufa e que os EUA deixaram neste ano, além de concordar que é necessário abrir o mercado brasileiro para uma economia liberal.

Leia mais:  Carreta para o transporte de gasolina é flagrada levando água para consumo humano em Linhares

Em outubro deste ano, quando ainda não tinha vencido as eleições, o capitão reformado informou que pretendia visitar o presidente dos Estados Unidos antes mesmo da posse. O encontro, porém, ainda não aconteceu.

Ao sinalizar ser um entusiasta do próximo presidente do Brasil, Donald Trump saudou a vitória do então candidato do PSL no dia em que o mesmo derrotou Fernando Haddad (PT).

Continue lendo
Esportes2 minutos atrás

Conmebol divulga calendário da Copa América 2019; Confira horários e partidas

Reprodução Copa América do Brasil, em 2019, começa no dia 14 de junho e vai até 07 de julho Nesta...

Nacional3 minutos atrás

Bolsonaro nega que Michelle queira remover obras sacras: “Querem nos desgastar”

Reprodução/Flickr Segundo informações repercutidas, a esposa de Jair Bolsonaro teria pedido para retirar obras sacras do Palácio da Alvorada O...

Carros e Motos13 minutos atrás

Loja para quem gosta de carros clássicos é inaugurada em São Paulo

Se você é fã da linha retrô automobilística , não pode perder a oportunidade de visitar a Cia 66 Motorsports,...

Internacional22 minutos atrás

Homem ateia fogo em morador de rua após acusá-lo de roubo, em Santos (SP)

Reprodução Morador de rua sofreu queimaduras de segundo grau após agressão em Santos (SP); polícia investiga caso Um morador de...

Regional27 minutos atrás

Casal perde ação contra médico acusado de errar sexo do bebê no ES

Magistrados entenderam que além de não se tratar da função principal da ultrassonografia, não existe certeza absoluta quanto ao sexo...

Educação30 minutos atrás

Faculdade de Guarapari terá que indenizar mulher após cobrança indevida

GUARAPARI (ES) – Uma mulher deve receber indenização após ser cobrada indevidamente por uma faculdade. A autora da ação na...

Esportes32 minutos atrás

Messi recebe sua quinta Chuteira de Ouro: “Jogo no Barcelona, fica mais fácil”

Reprodução / Marca Messi posou ao lado de suas cinco chuteiras de ouro O argentino Lionel Messi recebeu, nesta terça-feira...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana