conecte-se conosco


Mulher

“Seja pai e não amigo”, diz psicanalista sobre como educar os filhos

Publicado

em

Saber como educar os filhos provavelmente é a grande questão dos pais. A verdade é que não há uma regra sobre qual a melhor forma de conduzir a educação, nem mesmo um passo a passo de como evitar erros. Afinal, cada família tem uma realidade e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. 

Leia também: Como educar os filhos a partir da ideia do “slow parenting”?

família brincando na sala
shutterstock
Não existe um passo a passo de como educar os filhos, mas focar em dar bons exemplos é um caminho recomendado

No entanto, de uma forma ou de outra, o processo de educação tem pontos em comum e entendê-los é um caminho para saber como educar os filhos . Em entrevista ao Delas , a professora e psicanalista Mônica Cruz fala que, basicamente, os pais educam o filho na infância. “O resto é repetição”, diz.

Ela explica melhor: para a psicanálise, tudo o que acontece em sua vida, aconteceu na p rimeira infância – desde o nascimento até mais ou menos os cinco anos de idade. Segundo ela, os fatos que acontecem nessa fase da vida e que não foram bem resolvidos podem se repetir durante a adolescência ou a vida adulta.

Também é nessa fase que os pais transmitem os valores e forma de pensar sobre a vida. “O que fica no filho é o exemplo do comportamento do pai”, comenta. Nesse sentido, o caminho para uma boa educação começa a ser traçado.

Na primeira infância, mais do que falar, dar exemplo é o que importa. Afinal, de nada adianta os pais terem um discurso positivo, mas, na prática, o exemplo do adulto ser outro. É observando que as crianças aprendem como agir.

Leia mais:  Parteira faz sucesso vendendo produtos feitos de placenta – incluindo smoothies

Mas, mais do que seguir conselhos sobre como educar os filhos, é importante confiar em suas percepções sobre como conduzir a educação. “Os pais tem uma preocupação de não estar fazendo certo”, comenta Mônica. “Faça aquilo que é certo para você”, diz.

Leia também: Como fazer seu filho adolescente te ouvir

“Seja pai e não amigo”

pai e filho
shutterstock
A profissional alerta: é possível ser um pai que é um bom amigo, mas sem perder de vista que, acima de tudo, você é pai

Mas, e quando crescem? Como educar? Afinal, as crianças cresceram, tornaram-se adolescentes e já têm preferências, opiniões e, muitas vezes, contrariam os adultos e pais e filhos acabam se afastando. Para Mônica, a saída é você tentar se aproximar da realidade do seu filho.

“O que ele sente? Qual problema ele traz para você? Por que ele é afastado de você? Tente mudar essas marcações”, recomenda. A psicanalista explica que é mais interessante para o adolescente você tentar entender o contexto dele do que ele ir para o seu mundo. “Ele não está interessado no mundo que você vive. Ele está em outro mundo”, fala.

“Não é concordar com tudo o que o seu filho faz, mas tente entender um pouco”, orienta Mônica. Pergunte, participe e se mostre interessado pelas escolhas, os amigos e os ambientes que eles gostam. Entenda quem seu filho é. Essas são formas de se aproximar e continuar passando os bons exemplos e valores.

Porém, a profissional faz um alerta: “Seja pai e não amigo”. Para ela, não se deve confundir as funções e tentar transformar a relação apenas em amizade. “Você pode ser um pai que é um bom amigo do filho, mas, acima de tudo, você é pai”, continua.

“O amigo só dá conselho. O amigo não dá corte, mas o pai dá. É só o pai que faz isso. É só ele que fala ‘não’”, completa. E, em alguns momentos, ouvir um “não” é o seu filho mais precisa. “Ser amigo do seu filho é uma das piores coisas que você pode fazer por ele. Você pode ser um bom pai, um pai que compreende. E é ele que está acima do filho sempre, nunca ao lado. Isso é uma ilusão que as pessoas têm. O pai é o que manda. Ele é mais velho”, completa.

Nesse sentido, Monica reforça a importância do “não” para educar da melhor forma. “Não dê para o seu filho o que ele quer, dê o que ele precisa. Eu acho que é o básico de uma educação”, diz. E isso não diz respeito apenas a coisas materiais. “Dê limite, conhecimento, caminho. Ajude ele nos caminhos. Não dê o que ele quer, mas o que ele precisa. Isso é bem diferente”, orienta.

É muito difícil falar não quando se pode dizer sim, mas é preciso resistir e entender que o “não” pode oferecer muito mais ao seu filho do que o que ele acha que é necessário naquele momento. “Eu sou muito categórica nesse aspecto. Eu acho que quanto mais você dá, mais você tira. É uma frase que eu acredito muito”, comenta.

Para evitar que os filhos passem vontade, alguns pais buscam oferecer uma série de suprimentos materiais que não tiveram naquela idade. Porém, quando falamos sobre como educar os filhos , é mais interessante incentivar a conquista.

Leia mais:  Mulheres inspiradoras: fotógrafa e mãe de três mostra a maternidade “sem filtro”

“Faça o seu filho conquistar. É algo bacana, dá prazer. Faz você se sentir uma pessoa boa e importante. Não conquistar faz você se sentir um nada e isso não é bom. Você quer que o seu filho se sinta um nada ou uma pessoa que conquista algo?”, provoca.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Mulher conta como descobriu traição após marido se “interessar” por cavalos

Publicado

em

source

A inglesa Leanda Fearnley, de 32 anos, sempre adorou equitação e tem verdadeiro fascínio por cavalos. Foi durante um evento equestre, inclusive, que ela conheceu Mark, seu ex-noivo. Em um desabafo publicado no jornal The Sun , a mulher revelou os detalhes de seu relacionamento com ele e falou sobre a dor que sentiu ao descobrir a traição do homem.

mulher descobre traição do noivo com uma das melhores amigas
Reprodução/Facebook/Leanda Fearnley
Leanda Fearnley e Mark estavam juntos há 16 anos quando ela descobriu a infidelidade do parceiro

Apesar de estar no evento sobre cavalos, Mark não gostava e nem tinha interesse em equitação, estava lá apenas para ajudar na organização. Por isso, quando o homem começou a apreciar do hobby da companheira e a querer acompanhá-la em todas as ocasiões, ela ficou feliz. A alegria, entretanto, logo deu lugar a uma desconfiança, seguida pela frustração de descobrir a traição . Aliás, uma traição dupla.

Como tudo começou

“Andar a cavalo era a minha vida. Eu participava de eventos de salto na maioria dos fins de semana desde pequena e, nos últimos 14 anos, incomodava meu noivo Mark para me ver competir. Então, de repente, não conseguia afastá-lo [dos eventos equestres]”, inicia Leanda.

A inglesa reforçou que desde quando conheceu o ex-noivo ele era um “cavalheiro perfeito”, e isso a fez imaginar que deveria passar a vida inteira com o homem. “Assim que ele me pediu em noivado, eu disse que sim, mas os planos de casamento foram suspensos quando descobri que estava grávida e, 14 anos e quatro filhos depois, ainda não tivemos tempo para casar”, explica ela. “Não importava, eu adorava nossa família caótica, mas amorosa”, acrescenta.

Leanda continua o relato afirmando que ela e Mark sempre discutiam sobre as competições equestres. “Ele pensava que eu passava muito tempo com meus cavalos, enquanto eu apenas desejava que ele me apoiasse”, confessa a mulher.

Leia mais:  Jovem é impedida de entrar em ônibus usando shorts e desabafa na web: “Machismo”

“Por isso, achei estranho quando Mark mudou completamente de ideia e insistia em acompanhar todos os meus eventos. Não consegui explicar o interesse repentino, mas não estava reclamando. Fiquei feliz com a ajuda e isso significava que passaríamos mais tempo juntos como casal “, declara.

Leanda e Claire se conheceram nos estábulos e a amizade entre elas foi marcada pela paixão em comum por cavalos, e não demorou para que a dupla passasse a sair junto e até a “dividir garrafas de vinho”.

A mulher enfatiza que tentou ignorar o “tapinha” que Mark deu na amiga, mas ficou cada vez mais difícil. “Eu disse a mim mesma para parar de ser boba. Era bom que eles estivessem próximos e, além disso, Claire era casada”, relembra. Além disso, ela recorda que, ao ser confrontado, Mark disse pensar que era ela ao invés de Claire.

“Estava na hora de virar detetive”, diz Leanda

mulher descobre traição do noivo com uma das melhores amigas
Reprodução/Facebook/Leanda Fearnley
Leanda decidiu parar de ignorar sua intuição e investigou o Facebook do parceiro

Leanda decidiu parar de ignorar “a sensação desconfortável” que tinha. “Pensei em todos os pequenos olhares, no interesse repentino de Mark por cavalos”, diz. Com isso, ela ficou determinada: “Estava na hora de virar detetive”.

“Eu esperei Mark sair uma noite, antes de invadir sua conta do Facebook . Meu coração acelerou no meu peito quando meus piores medos foram confirmados e eu rolei através de mensagens explícitas entre ele e Claire”, afirma a inglesa no texto de desabafo. “Eu até vi uma foto deles abraçados juntos em um sofá”, comenta.

Leia mais:  Em mais um caso, beijo mata recém-nascida de 14 dias de vida e reforça alerta

No meio do bate-papo entre os dois, ela encontrou uma informação que a deixou ainda pior. “Nada poderia ter me preparado para a mensagem que Mark enviou a Claire, tentando terminar o caso deles. ‘Mas eu não quero desistir dos últimos três anos’, Claire enviou de volta”, lembra Leanda.

Nervosa ao constatar a traição dupla, a mulher relata que correu para fora da casa decidida a confrontar o então parceiro. Um vizinho, no entanto, a ouviu e se comoveu com a situação. Com isso, ela voltou para casa e ligou para o homem.

Assim que disse saber de tudo, a inglesa indagou ao telefone: “Como você pôde?”. Ao enviar para ele todas as mensagens “incriminadoras” que encontrou no Facebook, Mark não titubeou em pedir outra chance.

Ela, então, pensou melhor e escolheu acatar ao pedido. “Passamos tanto tempo juntos e, pelo bem de nossos quatro filhos, decidi que deveríamos reatar nosso relacionamento”, destaca. “Mas não consegui superar a traição de Mark. A confiança foi quebrada e, alguns meses depois, em 2017, nos separamos para sempre”, conta Leanda.

O The Sun também publicou uma declaração de Mark, que confessou ter traído Leanda. “Sim [eu me sinto mal pelo que aconteceu, com Leanda sendo a melhor amiga de Claire]”, diz uma parte da nota. Como se isso não fosse o suficiente, ele ainda pede à ex-noiva: “Você pode me devolver o anel?”.

A inglesa conta que, após terminar com o homem, ele assumiu um relacionamento com Claire e o casal está junto desde então. “Ainda não acredito que ele trocou nossos 16 anos juntos por ela, mas estou melhor sem eles”, finaliza Leanda Fearnley sobre a traição .

*Claire é um nome fictício

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Estadual42 minutos atrás

Redistribuição de royalties é tema de audiência

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da redistribuição dos royalties de petróleo entre todos os municípios do Estado...

Estadual42 minutos atrás

Adaptações em salas de aula em urgência

Os deputados estaduais aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa (Ales) o requerimento de urgência para...

Estadual42 minutos atrás

CPI resgata 19 gatos em casa de Vila Velha

Uma ação da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), em parceria com o...

Estadual42 minutos atrás

Justiça mantém seis despachos denegatórios

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Ales) deliberou sobre 13 proposições, em reunião nesta terça-feira (22), no...

Agricultura2 horas atrás

Pavilhão Brasil é inaugurado na Fruit Attraction 2019 na Espanha

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com Associação Brasileira...

Agricultura2 horas atrás

Sessenta mil pescadores artesanais do Nordeste vão receber seguro defeso em novembro

No próximo mês, 60 mil pescadores artesanais afetados pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste receberão uma parcela do...

Agricultura2 horas atrás

Câmara do Agro 4.0 apresenta as principais demandas para ampliar o uso de novas tecnologias no campo

A Câmara do Agro 4.0 iniciou os trabalhos nesta terça-feira (22), durante a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana