conecte-se conosco



Nacional

“Seja gentil com o presidente do nosso país”, diz Doria ao prefeito de Nova York

Publicado

em


João Doria e Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/Presidência da República

João Doria e Jair Bolsonaro

Na ausência do presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi o principal destaque na premiação realizada na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos na noite desta quarta-feira (15). Em seu discurso, Doria deu um recado ao prefeito Bill de Blasio, a quem acusou de faltar com a gentileza ao povo brasileiro. 

“Da próxima vez, Bill de Blasio, seja gentil com o presidente do nosso país. Seja gentil com todos os brasileiros que visitam a sua cidade, sejam quem forem. Seja como todos os nova-iorquinos que recebem milhões de visitantes todos os anos, de todas as raças, crenças e pensamentos” afirmou Doria
, falando em inglês, para que de Blasio “entendesse bem o que ele estava falando”.

Ele postou o vídeo, legendado, em sua conta no Twitter. O governador de São Paulo também destacou que falava na condição de ex-prefeito da “terceira maior capital do mundo” e “sobretudo, como brasileiro”.

Segundo o tucano, ao voltar-se contra Bolsonaro, de Blasio contrariou a tradição americana de respeito à liberdade e à pluralidade e de compromisso com os direitos humanos: “[Os Estados Unidos são] um País que aprendi a admirar pelo seu respeito à liberdade, pela sua pluralidade e pelo respeito aos direitos humanos”, disse. “Apesar de você Bill de Blasio, nós amamos Nova York e nós amamos os EUA”, completou. 

As  desavenças entre Bolsonaro e de Blasio
começaram em abril, quando se aqueceram as polêmicas sobre a homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA a Bolsonaro. Blasio acusou o presidente brasileiro de ser “racista, homofóbico e destrutivo” e afirmou que ele não era bem-vindo na cidade.

Quando foi confirmado que Bolsonaro não iria a Nova York, o prefeito comemorou com ironia
o cancelamento da viagem do presidente à cidade. “Nós expusemos sua intolerância. Ele correu. Não fiquei surpreso — ‘valentões’ geralmente não aguentam um tranco. Seu ódio não é bem-vindo aqui”, afirmou nas redes sociais.

Várias empresas desistiram de patrocinar o evento, como a a companhia aérea Delta, a consultoria Bain & Company e o jornal Financial Times. A pressão levou a homenagem a ser transferida para Dallas, no Texas, onde Bolsonaro chegou na manhã desta quarta-feira. A celebração acontece na quinta-feira.

O presidente se referiu à polêmica na chegada ao hotel. “Amanhã tem o evento nosso que seria em Nova York, mas que lamentavelmente o prefeito não me quis lá”, disse ele. ” Estamos sendo muito bem recebidos aqui e o objetivo da nossa viagem será alcançado: aprofundar cada vez mais os laços de amizade e também de cooperação comercial com este país que eu sempre amei desde a minha infância”

Bolsonaro acrescentou que espera ir a Nova York quando de Blasio deixar o poder: “Também amo Nova York, pretendo, se o prefeito de lá deixar o poder, que vai deixar brevemente, conhecer essa cidade que também foi um sonho meu”, completou. 

Comentários do Facebook

Nacional

Pandemia de Covid-19 está desacelerando em São Paulo, diz secretário

Publicado

em


source
Capital paulista atingiu o platô, segundo o comitê de contingência
Rovena Rosa/Agência Brasil

Capital paulista atingiu o platô, segundo o comitê de contingência

Em coletiva nesta terça-feira (2) no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, apresentou dados sobre a Covid-19 no estado de São Paulo e indicou que a pandemia apresentou uma desaceleração de 5,5% a partir da segunda quinzena de maio.

“Na primeira quinzena de maio, tínhamos 93% de crescimento no período; já na segunda quinzena nós chegamos a 87,5%, portanto, uma redução de 5,5%”, apontou.

Veja também: Mortes por Covid-19 em São Paulo chegam a 7,9 mil

Em óbitos, também é possível notar uma redução na evolução. Na primeira quinzena de maio, o crescimento era de 80% e na segunda, 69% de crescimento, o que representa 11% de desaceleração. 

“Demonstra a eficácia da política implementada aqui durante o processo do isolamento homogêneo e também o processo que nós vivemos hoje aqui no estado de São Paulo”, complementou Vinholi.

De acordo com o comitê de contingência, a capital paulista atingiu um platô – isto é, uma situação de pico contínuo que demora a cair.

Leia mais: Agentes penitenciários revelam insegurança para enfrentar covid-19

“A impressão que dá é que, na capital paulista, o platô esteja ocorrendo. Na porção da grande são paulo e algumas regiões do interior, provavelmente esse número ainda pode aumentar”, disse Carlos Carvalho, o coordenador atual do comitê da Covid-19 no estado.

Primeiro epicentro da Covid-19 no Brasil, o estado de São Paulo é, atualmente, o 9º em número de mortes por milhão de habitantes.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento3 minutos atrás

Black Out Tuesday: gravadoras e artistas se unem em protesto

Nesta terça-feira (2), o movimento ” Black Out Tuesday ” tomou conta das redes sociais. A iniciativa é para as...

Carros e Motos8 minutos atrás

Veja vídeo das versões esportivas nos 40 anos do VW Gol

O VW Gol acaba de completar 40 anos de história. Seu lançamento, em 1980, foi um divisor de águas para...

Polícia Federal13 minutos atrás

PF combate contrabando de cigarros em Curitiba e região metropolitana

. Ponta Grossa/PR – A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira, 2/6, a Operação Neblina, visando desarticular distribuição de cigarros estrangeiros...

Regional25 minutos atrás

Prefeito de Boa Esperança testa positivo para covid-19

  O prefeito Lauro Vieira (PP), da cidade de Boa Esperança, região Noroeste do Espírito Santo, testou positivo para a...

Política28 minutos atrás

CNJ autoriza volta de atividades presenciais nos tribunais em 15 dias

Reprodução / TJ/Bahia Medida autoriza que tribunais de todo o país retomem atividades. Uma resolução assinada ontem (1º) pelo presidente...

Nacional33 minutos atrás

Pandemia de Covid-19 está desacelerando em São Paulo, diz secretário

Rovena Rosa/Agência Brasil Capital paulista atingiu o platô, segundo o comitê de contingência Em coletiva nesta terça-feira (2) no Palácio...

São Mateus33 minutos atrás

Incêndio criminoso destrói área de preservação em São Mateus e Conceição da Barra

  Uma grande área de preservação ambiental na região de Barreira e Meleiras, entre os municípios de São Mateus –...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!