conecte-se conosco



Política

Segurança repercute violência contra crianças

Publicado

em


.

Diante da divulgação de novos casos de crianças estupradas no Espírito Santo, uma delas grávida com apenas 11 anos na Região Noroeste, o tema da violência sexual infantil foi discutido na reunião virtual da Comissão de Segurança realizada nesta segunda-feira (31). Além desse caso, os deputados repercutiram também notícia veiculada no último domingo (30) sobre uma adolescente de 16 anos, grávida de três meses, que foi forçada a fazer sexo com o namorado. A mãe da menina foi obrigada pelo acusado a gravar o ato de violência. 

Os deputados Delegado Danilo Bahiense (PSL) e Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), que são respectivamente aposentado e licenciado da Polícia Civil, pediram mais rigor na punição de estupradores e implantação de novas unidades da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). “Precisamos descentralizar a DPCA e aumentar o efetivo dos policiais especializados no combate à violência infantil para diminuir a escalada desse tipo de criminalidade no Espírito Santo”, defendeu Pazolini.

Conforme os relatos, no âmbito estadual são apenas 16 policiais da DPCA para proteger mais de 1 milhão de crianças e adolescentes em todo o Espírito Santo.

Casos em Vitória

Convidado para discutir a violência sexual contra menores, o vereador de Vitória Davi Esmael (PSD) relatou que, segundo dados da polícia, 244 casos de abusos contra crianças e adolescentes foram registrados no ano passado, na capital capixaba. Desse total, 172 ocorrências aconteceram dentro do lar das próprias vítimas e a violência foi praticada em sua maioria por familiares ou por pessoas com relação de proximidade.

Segundo o vereador, 80% das vítimas seriam meninas. Ele acrescentou que nos últimos 12 meses nasceram na Grande Vitória dez bebês filhos de meninas de 14 anos.

Davi Esmael pediu a criação, em Vitória, do 4º Conselho Tutelar para atender à demanda relacionada ao aumento da violência infantil. Atualmente cada um dos três conselhos em funcionamento na capital conta com cinco membros, eleitos pela comunidade local. O mandato é de quatro anos, permitida a reeleição.

Ausência do comandante 

Danilo Bahiense lamentou a ausência do comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Douglas Caus. De acordo com Bahiense, apesar de sido convidado desde a quarta-feira da semana passada para participar da reunião, o comandante “só justificou a ausência alegando outro compromisso cinco minutos antes de esse encontro começar”.

O presidente do colegiado leu ofício que será encaminhado a Caus com várias indagações, entre elas se haverá novo concurso para a PM em 2021; e se não seria “razoável” convocar todos os aprovados no concurso realizado pela PM em 2018.

Delegados 

Presentes à reunião virtual, o presidente da Associação dos Delegados do Espírito Santo (Adepol), Rodolfo Laterza, e a presidente do sindicato que representa a categoria no estado, Ana Cecília de Almeida Mangaravite, reforçaram reivindicações anteriores feitas à comissão. Dentre as demandas estão a retomada de concurso para delegado de polícia e a implantação de delegacia da mulher no município de São Mateus.

Laterza e Mangaravite solicitaram também reformas das centrais de flagrantes de Vitória e da Serra e a elaboração de conograma pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesa) para realização de obras de melhoria nas delegacias regionais dos dois municípios.
Além disso, Laterza denunciou “uso irregular” de policiais civis para atuarem em fiscalização de ônibus e realização de blitz em trânsito da Grande Vitória. Segundo disse, esse “desvio de atividade”, além de ilegal, estaria deixando as delegacias  com muitos inquéritos acumulados, pois sem policiais suficientes o andamento das investigações estaria prejudicado.

Danilo Bahiense garantiu que os problemas apontados serão levados às autoridades competentes. “Estamos tentando resolver também a questão do plantão da Polícia Civil que saiu de Cariacica e foi para Cobilândia (em Vila Velha). E para piorar agora os flagrantes de Viana estão indo também para Vila Velha”, disse o deputado.

Na fase da ordem do dia, os deputados do colegiado aprovaram várias indicações e ofícios a serem encaminhados às autoridades da área de segurança pública atendendo a reivindicações apresentadas durante audiência pública virtual sobre a região de Sooretama, no último dia 20 de agosto. 
 

Comentários do Facebook

Política

Drones serão usados para flagrar crimes como boca de urna nas eleições deste ano

Publicado

em


source

Agência Brasil

urna
Agência Brasil

Polícia Federal vai monitorar crimes durante as eleições com drones

Nas eleições municipais de novembro, a Polícia Federal (PF) deverá usar drones para prevenção e repressão de crimes eleitorais como boca de urna e transporte irregular de eleitores.

De acordo com o órgão, mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente deverão ser alocadas em municípios considerados estratégicos, em todos os estados. A intenção é que os equipamentos sobrevoem as zonas eleitorais de modo a inibir e flagrar a prática de condutas vedadas nos dias de votação.

Segundo a PF, os drones possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da PF que estará preparada para monitorar todas a eleição em todo território nacional, determinando a adoção as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas, informou o órgão.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação será sempre das 7h às 17h, no horário local.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional12 minutos atrás

Brasil e outros 31 países assinam declaração sobre saúde da mulher

Trinta e dois países, incluindo o Brasil, assinaram, nesta quinta-feira (22), a chamada Declaração de Consenso de Genebra, um documento no...

Policial12 minutos atrás

Foragido do Rio de Janeiro é capturado pela Policia Militar em São José do Calçado

Na manhã desta quinta-feira (22), policiais do 3º BPM da PMES prenderam um homem de 37 anos, foragido do sistema...

Tecnologia27 minutos atrás

Huawei lança buscador e mapa para concorrer com Google; conheça

Unsplash/Omid Armin Huawei lança seus aplicativos próprios O novo mecanismo de buscas da Huawei começou a funcionar nessa quinta-feira (22),...

Política27 minutos atrás

Drones serão usados para flagrar crimes como boca de urna nas eleições deste ano

Agência Brasil Polícia Federal vai monitorar crimes durante as eleições com drones Nas eleições municipais de novembro, a Polícia Federal...

Entretenimento42 minutos atrás

Corpo do funkeiro do bordão “bidogin finin” é encontrado

Reprodução/Internet Funkeiro some após tomar banho de rio O corpo de Kallebe Souza, de 12 anos, foi encontrado na manhã...

Esportes42 minutos atrás

Tite convoca seleção para Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro

O técnico da seleção brasileira Tite divulgou nesta sexta-feira (23) a lista de convocados para os dois próximos jogos pelas Eliminatórias...

Economia42 minutos atrás

Confiança do consumidor cai pela primeira vez desde maio; entenda porquê

Unsplash/Arturo Rey Confiança dos consumidores cai pela primeira vez depois de cinco altas O Índice de Confiança do Consumidor brasileiro...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!