conecte-se conosco



Estadual

Sefaz digitaliza forma de cadastro para produtores rurais e pescadores

Publicado

em


Dando sequência a um trabalho de modernização e redução da burocracia para os contribuintes, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) está alterando o sistema de cadastro de produtores rurais e pescadores. A partir de agosto, todo o processo será iniciado e concluído de maneira digital.

Atualmente, o produtor rural ou pescador que deseja se cadastrar precisa acessar o site da Sefaz, fazer o download de um formulário, imprimir uma ficha cadastral, reconhecer firma em cartório e agendar um atendimento na Agência da Receita Estadual. Um processo que pode levar dias.

Assim que o novo sistema entrar em operação, todo o processo poderá ser iniciado e concluído em minutos. “A Sefaz tem trabalhado muito para reduzir a burocracia para o contribuinte. Já deixamos de exigir cópias autenticadas em processos físicos, deixamos de reconhecer firma em inúmeros processos, incentivamos a utilização de documentos virtuais, tudo para dar mais celeridade aos processos e desburocratizar os serviços para os cidadãos”, comentou o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Os produtores rurais e pescadores que já têm cadastro na Sefaz não precisarão fazer um novo cadastro. No entanto, se for necessário atualizar o endereço ou telefone, por exemplo, a mudança já deverá ser feita pelo novo sistema. 

O auditor fiscal da Receita Estadual Bismarck Jaime de Menezes explica que é importante manter o cadastro atualizado para que Estado e municípios consigam planejar ações e melhorias voltadas para esses públicos. “Além disso, a emissão de qualquer documento fiscal só é possível a partir do cadastro na Sefaz”, acrescenta o auditor fiscal que participou da mudança do sistema de cadastro.

O gerente de Atendimento ao Contribuinte, Augusto Dibai, lembra que a manutenção do cadastro atualizado para produtores rurais é benéfica para os municípios. “Uma das informações que é levada em consideração no Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o número de propriedades rurais e a quantidade de Notas Fiscais emitidas. Assim, quanto mais propriedades cadastradas no município, maior será o percentual de ICMS que a administração municipal irá receber do Governo Estadual”, explicou.

Como os sistemas atual e antigo não são compatíveis, os novos cadastros e as atualizações de cadastros existentes deverão, já a partir desta segunda-feira (02), serem feitas pelo novo sistema. Na última semana, Menezes, com o apoio do Núcleo de Educação Fiscal (NEF) da Sefaz, treinou mais de 140 servidores dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (Nacs) e das Agências da Receita Estadual para utilizarem o novo sistema e atenderem os produtores rurais e pescadores do Estado.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com o Fale Conosco, clicando AQUI, ou com a Agência da Receita Estadual de sua circunscrição.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / 3347-5128
[email protected] / [email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Mulher4 minutos atrás

Sofás: como escolher a melhor opção para você e sua casa?

A estrela da sala é o sofá. E, na hora de escolher, muitas dúvidas surgem, uma vez que normalmente esse...

Internacional29 minutos atrás

Homem morre de Covid após participar de festa para se infectar propositalmente

Long Truong / Unsplash Homem morreu ao tentar se infectar de propósito Um austríaco de 55 anos morreu de Covid-19...

Política34 minutos atrás

Prévias do PSDB têm votação encerrada; resultado deve sair às 18h

Twitter/ PSDB Eduardo Leite e João Doria nas Prévias do PSDB, no último final de semana As prévias do Partido da...

Nacional59 minutos atrás

São Paulo confirma 440 blocos de rua para o Carnaval; veja a programação

Edson Lopes Jr/ Secom Bloco Minhoqueens, no Carnaval de rua, em São Paulo A Prefeitura de São Paulo divulgou neste...

Polícia Federal59 minutos atrás

PF apura possível desvio de cota parlamentar no Amapá

Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou na manhã deste sábado (26/11) a Operação En Passant*, para cumprimento de 15 mandados...

Entretenimento59 minutos atrás

Anitta conta conselho que recebeu de Madonna após criticar música

Reprodução/Instagram Anitta e Madonna gravaram “Faz Gostoso” para o álbum “Madame X” Em uma entrevista exclusiva para o portal espanhol...

Política1 hora atrás

Carnaval: Bolsonaro dispara contra governadores e prefeitos por festa em 2022

Reprodução Bolsonaro participou de cerimônia oficial na Academia Militar das Agulhas Negras O presidente Jair Bolsonaro voltou a alfinetar governadores...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!