conecte-se conosco



Estadual

SEDH promove evento para discutir a violência contra as mulheres trans

Publicado

em

O enfrentamento à violência contra as mulheres trans foi tema de palestra realizada nesta terça-feira (03), no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres e da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo (Cedimes) e o Conselho Estadual LGBT+ES.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve presente e destacou a importância de dar visibilidade a esta pauta. “A gente discute muito a questão da mulher, a questão da mulher negra, mas ainda são poucos os espaços para discutirmos a questão da violência contra as mulheres trans. Aproveito então para parabenizar a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres e a Gerência de Diversidade Sexual e Gênero por terem trazido para a programação da campanha dos ‘16 Dias ES’ um evento para tratar um tema tão importante como este”, ressaltou.

A palestrante convidada foi a psicóloga, conselheira do Cedimes, membro do Conselho Regional de Psicologia e mulher trans, Júlia Pires. Na oportunidade, ela apresentou um estudo de caso na perspectiva da psicologia social em torno da violência doméstica relacionada às mulheres transexuais.

Segundo Júlia, o desafio ligado à problemática da inclusão das mulheres trans nos núcleos de atendimento voltados para a mulher em situação de violência é um reflexo do olhar social sobre a mulher transexual. “Promover a garantia do uso do nome social e suas atribuições nas escolas, universidades, delegacias, unidades de saúde e espaços públicos, bem como nos atendimentos, independente das especificidades, é resgatar a dignidade, estimulando a busca, a permanência, viabilizando meios e produzindo atendimento com inclusão e respeito”, ponderou a psicóloga.

Edineia Oliveira, da Gerência de Igualdade Racial da SEDH, que participou da palestra, afirmou que a iniciativa é uma oportunidade de aprendizado. “Proporcionar momentos como este é uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e entender um pouco mais da pauta. Realmente não dá para falar de direitos da mulher sem inserir as mulheres trans. Para as mulheres negras é difícil, mas sabemos que para as mulheres trans as situações são ainda mais graves”, ponderou a servidora.

A iniciativa fez parte da campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” da SEDH, que segue até o dia 09 de dezembro, com diversas atividades. Confira abaixo a programação.

Programação

04/12 – Movimento Laço Branco (com João Sana)

Horário: a definir

Local: ArcelorMittal Tubarão

Realização: ArcelorMittal Tubarão e SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres)

05/12 – Ato Cultural em unidade prisional

Local: Unidade Prisional de Bubu, Cariacica

Horário: 09h

Realização: Sejus; SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres)

05/12 – Ato Cultural com meninas em medida socioeducativa

Local: Unidade Feminina de Internação, Cariacica

Horário: 14h

Realização: Iases; SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres)

06/12 – Intervenção Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra as mulheres

Horário: 09h

Local: DER-ES, Ilha de Santa Maria, Vitória

Realização: DER-ES; SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres)

06/12 – Cine Laço Branco (com Alessandro Darós)

Horário: 15h

Local: Auditório do Banestes, Centro de Vitória

Realização: Seger (LagGES); SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres); Banestes

08/12 – Caminhada pelo fim da violência – Mulheres do Brasil

Horário: das 08h às 10h

Local: Praia de Camburi

Realização: Grupo Mulheres do Brasil

Apoio: SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres) e Sesport

09/12 – Mulheres em situação de rua nos #16DiasES

Horário: 17h

Local: Centro de Vitória

Realização: SEDH (Subsecretaria de Políticas para as Mulheres e Coordenação de Políticas para Pessoas em Situação de Rua) e CREAS-Centro

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Letícia Passos

(27) 3636-1334

[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Governo do Estado inicia trabalho de elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes

Publicado

em


.

O Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, recebeu, na última segunda-feira (29), uma visita técnica para início dos trabalhos de elaboração do projeto de restauro e modernização. Estiveram presentes, as equipes da Gerência de Memória e Patrimônio e da Gerência de Espaços e Articulação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo, vencedora da licitação para elaboração do projeto técnico.

A elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes foi pactuado no último dia 23 de junho, com a assinatura da Ordem de Serviço entre o Governo do Estado, por meio do DER-ES, e a empresa vencedora do certame. A empresa tem até fevereiro de 2021 para apresentar a elaboração do todo o projeto arquitetônico. Após essa entrega, o trabalho entra em uma nova etapa com a licitação para a execução das obras. 

A visita técnica teve o objetivo de realizar os primeiros diagnósticos para o projeto arquitetônico que vai contemplar obras de melhoria no tratamento acústico, na climatização e nas instalações do teatro, além da modernização dos sistemas hidráulico e elétrico e dos equipamentos de segurança.

O investimento na fase de projeto é de R$ 337 mil em recursos do Estado. A gestão do contrato é de responsabilidade do DER-ES, enquanto o acompanhamento técnico da obra será feito pela Gerência de Memória e Patrimônio (GMP) da Secult e pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

 O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a relevância do projeto: “a reforma do Teatro Carlos Gomes é uma das prioridades da nossa gestão. Nosso principal palco das artes e um dos patrimônios culturais mais importantes. A etapa do projeto é muito importante, pois ele subsidiará a reforma completa, com a requalificação completa do espaço”.

Para o diretor presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, a obra será um importante marco para os capixabas: “Recebemos a missão de participar do projeto e execução da obra com muita alegria. O povo capixaba merece um teatro bonito e bem estruturado e nós estamos empenhados neste importante trabalho”, afirmou. 

História do Teatro Carlos Gomes

O Teatro Carlos Gomes, o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 1927. A inauguração preencheu a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio. Projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália. Administrado inicialmente pelo próprio André Carloni, a primeira peça encenada foi “Verde e Amarelo”, de José do Patrocínio e Ruy Pavão, com a Companhia da Revista Tam-Tam.

O Teatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1983, mantendo-se ativo na apresentação de peças e espetáculos de música e dança.O imóvel atualmente encontra-se fechado para reforma e terá previsão de reabertura após a conclusão das obras. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99808-7701 / 99902-1627
[email protected]
[email protected]
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia25 minutos atrás

TikTok: Primeiro telejornal na plataforma ultrapassa marca de 80 mil seguidores

O primeiro telejornal do Brasil a ter um perfil no TikTok , o ” Jornal da Record “, ultrapassou a...

Saúde25 minutos atrás

CNM propõe ao Ministério da Saúde alinhamento de ações contra covid-19

. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, propôs hoje (2) que o Ministério da Saúde elabore...

Esportes25 minutos atrás

Instituto de Bob Burnquist doa máscaras a profissionais de saúde

. Os profissionais de saúde do Pronto Socorro Municipal de São Gonçalo, Hospital Geral de Nova Iguaçu, Hospital Infantil de...

Nacional25 minutos atrás

Brasil registra 1.252 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas

Eduarda Esteves/iG Pandemia continua fora de controle no segundo país mais afetado pela Covid-19 De acordo com o último balanço...

Política25 minutos atrás

Deputado quer que governo explique uso de helicópteros em atos pró-Bolsonaro

Reprodução Facebook Jair Messias Bolsonaro requerimento foi enviado para a Mesa Diretora da Câmara que irá analisar se a solicitação...

São Mateus41 minutos atrás

COVID-19 | 702 casos confirmados e 980 suspeitos em São Mateus

De casos em casos, o município de São Mateus vem acumulando diariamente novas confirmações da covid-19 e o número chegou...

Mulher45 minutos atrás

Acessórios da temporada: descubra como atualizar seu look do dia

Dentro do manual das produções fashionistas, os acessórios são a alma de qualquer visual, atualizando das produções mais básicas até...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!