conecte-se conosco



Estadual

SEDH inicia formações sobre como utilizar o serviço da Central de Intermediação em Libras (CIL-ES)

Publicado

em


A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência, iniciou, nesta segunda-feira (06), um cronograma de formações voltadas para servidores públicos estaduais e municipais. O intuito é instruir e tirar dúvidas sobre como utilizar o serviço da Central de Intermediação em Libras (CIL-ES).

As formações estão sendo oferecidas para servidores e servidoras das áreas legíveis do serviço: Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Bancos Estatais. O cronograma será finalizado no dia 15 de dezembro de 2021.

As atividades estão sendo ministradas pela gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da SEDH, Carline Santos Borges, e pela coordenadora de operações da Associação dos Metroviários dos Excepcionais (AME), Andréa Venancino. A AME é uma Organização da Sociedade Civil que presta o serviço da CIL-ES.

“Nas formações temos abordado brevemente o histórico das pessoas com deficiência, a importância do serviço para a pessoa surda e como utilizá-lo. Temos disponibilizado tempo para as perguntas e comentários dos servidores. Os momentos também servem para termos os pontos focais nos municípios para a entrega dos QRcodes que serão disponibilizados nos equipamentos públicos. Têm sido momentos muito proveitosos para que tenhamos um bom funcionamento do novo serviço do Governo”, explicou a gerente Carline Santos Borges.

Sobre a CIL-ES

A Central de Intermediação em Libras é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de videochamada, de forma gratuita. O dispositivo digital já está em pleno funcionamento em todo o território do Espírito Santo.

O serviço pode ser utilizado para a prestação de informações sobre atividades públicas, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas usuárias de Libras. Este serviço estará disponível 24 horas por dia para atender as situações de emergência e os intérpretes trabalharão em regime de plantão sete dias por semana, inclusive nos feriados.

A CIL-ES representa um avanço para a inclusão social das pessoas usuárias de Libras, garantindo o desenvolvimento da autonomia e potencialidade de cidadãos e cidadãs com deficiência auditiva e/ou surdez. A interpretação, nesse caso, ocorre por meio de acesso a um site ou aplicativo, disponível para sistemas iOS, Android e Windows.

A CIL-ES deve ser utilizada apenas em equipamentos públicos como, por exemplo, bancos estatais, fóruns, delegacias, hospitais públicos, serviços básicos de saúde públicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre outros que prestam serviço à comunidade dentro do território do Espírito Santo. Por isso a importância de servidoras e servidores públicos estarem bem informados.

Como acessar a CIL-ES:

1 – Baixando o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;

2 – Pela página do CIL-ES, clicando AQUI (o acesso já direciona para uma videochamada);

3 – Pelo site Conecta Cidadão;

4 – Utilizando os QR Codes disponíveis nos equipamentos públicos no Estado do Espírito Santo (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a videochamada).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Mulher1 hora atrás

Horóscopo do dia: previsões para 25 de janeiro de 2022

Marcelo Dalla Confira as previsões do seu signo e ascendente ÁRIES Lições do período: perseverar, reconhecer os limites, saber esperar...

Saúde2 horas atrás

Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos

O número de mortes por covid-19 no Brasil subiu para 623.356. Em 24 horas, foram registradas 259 mortes. Segundo os...

Política2 horas atrás

Joe Biden chama repórter de ‘filho da puta’

Twitter Joe Biden/ Fotos Públicas Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, xingou um...

Saúde2 horas atrás

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (24) que a prioridade da pasta é ampliar a vacinação contra a...

Entretenimento3 horas atrás

Marcelo Mathias, da “Casa dos Artistas”, fala de Naiara Azevedo no BBB

Reprodução/Instagram Marcelo Mathias e Naiara Azevedo Em contato com o  iG Gente, Marcelo Mathias, ex-participante da terceira edição da “Casa...

Entretenimento3 horas atrás

Após ser lembrada por Tatá Werneck, Mara Maravilha elogia Xuxa, saiba!

Reprodução/Instagram Mara Maravilha, Tatá Werneck, Ivete Sangalo e Ursa Uma das estrelas do casting do SBT, Mara Maravilha foi mencionada por Tatá...

Entretenimento3 horas atrás

BBB 22: Leo Jaime fala sobre empatia e toma as dores de Naiara Azevedo

Reprodução/Instagram Leo Jaime e Naiara Azevedo Leo Jaime também foi às redes sociais repercutir a atitude da cantora sertaneja Naiara Azevedo,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!