conecte-se conosco


Nacional

Secretário-geral da ONU faz alerta contra catástrofe climática

Publicado

em

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU arrow-options
Evan Schneider/ UN – 03.09.2013
Antonio Guterres ressaltou que metas do Acordo de Paris ainda são alcançáveis

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo nesta terça-feira (17) para que os países se comprometam mais no combate às mudanças climáticas, porque o mundo “está perdendo o desafio” para evitar desastres no planeta.

Leia também: Greta Thunberg encontra Obama para falar sobre clima

O alerta foi feito durante entrevista no Palácio de Vidro, sede da ONU , alguns dias antes da abertura oficial da cúpula sobre o clima, que será realizada no próximo dia 24 de setembro.
“Quero que a sociedade exerça pressão sobre os governos para que entendam que precisam avançar mais rápido, porque estamos perdendo a corrida”, afirmou Guterres.

Firmado em 2015, o Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa. O compromisso é limitar o aumento da temperatura média do planeta a 2ºC em relação aos níveis pré-industriais e, se possível, a 1,5ºC.

Segundo o líder português, as metas de redução de gases de efeito estufa ainda não estão fora de alcance. “O que a ciência nos diz hoje é que essas metas ainda são alcançáveis”.
Guterres ressaltou também que a inatividade de alguns países importantes, incluindo os Estados Unidos, poderia ser pelo menos parcialmente compensada por ações “em nível subnacional”, por exemplo, com as promessas de reduzir as emissões de carbono de alguns estados norte-americanos, como Califórnia e Nova York.

Leia também: Reflorestamento garante pecuária sem queimadas onde fogo arde na Amazônia

“Acho que uma das melhores coisas da sociedade americana é o fato de ser um país federal, de que as decisões são descentralizadas, por isso sempre serei muito a favor de manter as decisões sobre as mudanças climáticas o mais descentralizadas possível”, disse Antonio Guterres .

Leia mais:  Bolsonaro vai levar Michelle e Eduardo em comitiva para a ONU

Além disso, o secretário da ONU alertou que o não cumprimento das metas estabelecidas no acordo climático de Paris poderia levar a “pontos sem retorno”, como o degelo do permafrost da Terra, que aceleraria ainda mais o aquecimento, criando uma situação em que eventos climáticos extremos se tornariam a norma.

Leia também: Queimadas na Amazônia estão ligadas a crime organizado e milícias, diz relatório

Nesta quarta-feira (18), durante seu discurso na assembleia geral em Nova York, Guterres disse que a ONU realizará cinco reuniões de alto-nível sobre temas importantes, incluindo as mudanças climáticas, e pediu mais cooperação internacional.

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Após sentir cutucada no ânus, homem destrói casa de Candomblé

Publicado

em

Suspeito chegou a dizer à polícia que achava que os vizinhos o haviam enfeitiçado

Um homem de 40 anos foi preso depois de invadir a casa de um vizinho, destruir tudo e se justificar dizendo não aguentar mais ouvir e ver a prática de Candomblé no local.

O caso aconteceu no Bairro Tijucal, em Cuiabá, por volta das 03h10. Conforme o boletim de ocorrência, o vizinho entrou na casa sem permissão e começou a atirar pedras em toda a residência.

Ele causou danos em diversas partes da casa e em muitos objetos, incluindo no veículo dos proprietários da casa.

Ele chegou a ir embora, mas logo retornou com um podão (objeto semelhante a um facão) e começou a ameaçar todas as pessoas que estavam no local, proprietários e visitantes.

A Polícia Militar foi acionada e, ao questionar o motivo da ação do suspeito, ele alegou não suportar mais ficar escutando e visualizando a prática religiosa de seus vizinhos, praticantes do Candomblé.

“Ainda dizia que sentia cutucadas na região do ânus e acreditava que era feitiçaria vinda de seus vizinhos”, consta no boletim de ocorrência.

O suspeito e as vítimas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes de Cuiabá, onde o caso foi registrado como ameça, dano, violação de domicílio, pertubação do trabalho ou sossego alheios e praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, ou procedência nacional.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Nova camisa do Corinthians é detonada por torcedores nas redes sociais
Continue lendo
Entretenimento14 minutos atrás

Maisa conhece Faustão e fãs brincam: “Os dois donos da TV brasileira”

Maisa Silva conheceu o apresentador Faustão, nesta quarta-feira, e quase quebrou a internet. A apresentadora teen postou uma foto do...

Entretenimento14 minutos atrás

Gugu ganha homenagem emocionante na despedida do “Canta Comigo”

Na noite de quarta-feira (04) foi ao ar a final do “Canta Comigo”, programa comandado por Gugu na Record ....

Saúde14 minutos atrás

Hanseníase: documentário defende indenização a filhos de ex-pacientes

A Defensoria Pública da União (DPU) lança nesta quinta-feira (5), em Brasília, o microdocumentário Infância Roubada: memórias dos filhos separados...

Saúde14 minutos atrás

Consumo de cigarros ilegais cai no Brasil pelo segundo ano consecutivo

O consumo de cigarros ilegais caiu no país pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer...

Política27 minutos atrás

Moro celebra aprovação do pacote anticrime na Câmara, mas quer mudanças no texto

arrow-options Agência Brasil Ministro Sérgio Moro O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou na noite desta quarta-feira...

Política27 minutos atrás

Com a agenda livre, Bolsonaro come pastel na feira e faz teste de popularidade

arrow-options Marcos Corrêa/PR Presidente visitou a Feira dos Importados de Brasília nesta quarta-feira Um dia após a divulgação do avanço...

Política27 minutos atrás

Briga entre deputados na Alesp tem xingamentos, empurrões e até mordida; assista

arrow-options Reprodução/TV Alesp Confusão generalizada acabou interrompendo a sessão na Alesp nesta quarta-feira A sessão da noite desta quarta-feira (4)...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana