conecte-se conosco



Estadual

Secretário descarta adoção de lockdown no ES na próxima semana

Publicado

em

 

Tyago Hoffmann reagiu a falsas informações que circulam pelas redes sociais sobre fechamento de comércio e sugerindo estoque de alimentos. ‘O governo do Estado não vai surpreender a sociedade capixaba com medidas desse tipo’, disse.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais nesta quinta-feira (28), o Secretário de Estado do Governo do Espírito Santo, Tyago Hoffmann, declarou que dificilmente será imposto um isolamento social severo, o chamado ‘lockdown’, na primeira semana do mês de junho.

No ‘lockdown’, apenas os serviços essenciais podem funcionar e a circulação de pessoas nas ruas passa a ser controlada pelo Estado.

Essa é uma das estratégias implantadas por alguns estados do Brasil e em vários outros países como medida de controle e contenção dos casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Para a semana que vem já temos bastante subsídio para dizer que dificilmente teremos medidas mais restritivas”, afirmou Hoffmann no vídeo.

Diante de uma série de falsas informações que circulam nas redes sociais sobre o fechamento do comércio e a necessidade de estocar itens como alimentos e produtos de higiene, o secretário adiantou que qualquer medida radical como esta será avisada com antecedência pelo governo.

“O governo do Estado não vai surpreender a sociedade capixaba com medidas desse tipo. Estão rolando muitas fake news. Não deem atenção a isso, se informem pelos mecanismos de informação oficial do governo do Estado. As medidas aqui no Espírito Santo são tomadas com base na técnica, na matriz de risco”, disse Hoffmann, se referindo à classificação de risco adotada para definir o risco de contágio da Covid-19 em cada município.


(*G1)

Comentários do Facebook

Estadual

Covid-19. Mulher sofre aborto espontâneo e recebe feto em garrafa de soro no ES

Publicado

em

Uma indígena com Covid-19 sofreu um aborto espontâneo e denuncia que recebeu o feto que havia morrido dentro de um recipiente de plástico. Jacieli Pego Ramos Bolonese, de 31 anos, é da etnia Tupiniquim e mora na aldeia Caieiras Velhas, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo.

O marido dela, David, gravou um vídeo que circulou pelas redes sociais e mostra o desespero e tristeza da esposa, que segura o recipiente com o feto dentro da casa em que o casal mora com os outros três filhos.

Na gravação, eles afirmam não saber o que fazer com o material. “Não sabemos se pode enterrar”, diz David.

Jacieli contou que sofreu o aborto em casa e foi levada por uma ambulância ao hospital. Segundo a mulher, o feto ficou com ela no quarto, enquanto esperava pelo procedimento de curetagem, que deve ser feito em mulheres que sofrem abortos espontâneos.

Jacieli e o marido, David, com o pote de plástico que receberam com o feto — Foto: Reprodução/Facebook

Jacieli e o marido, David, com o pote de plástico que receberam com o feto — Foto: Reprodução/Facebook

A indígena disse ainda que, depois do procedimento, e na frente dela, o feto foi colocado por uma técnica de enfermagem em uma garrafa de soro fisiológico, cortada de forma improvisada. Ela também contou que foi colocado formol no recipiente.

Jacieli também contou que o recipiente foi lacrado com fita adesiva. A mulher chegou a colocar o recipiente improvisado dentro da mala que levou para o hospital e as roupas ficaram molhadas com o formol. Somente no dia seguinte, quando o marido dela ligou para o hospital e relatou o caso, uma equipe foi até a casa deles recolher o material.

O caso aconteceu no Hospital São Camilo. Em nota, a unidade disse que tem “a orientação do município que a família ou o paciente entregue as peças para o histopatológico na Casa Rosa (que é o serviço municipal responsável pelo envio de materiais)”.

O hospital também informou que “não é responsável pelas análises de biópsias e histopatológicos, atendemos a solicitação do município”.

“Assim que tomamos ciência de vídeos e ligações de lideranças comunitárias, imediatamente enviamos uma equipe do hospital para recolher o feto para reduzir o constrangimento a familiares e ligamos para a secretaria de saúde para apoiar no caso.

Acerca da entrega do feto em um frasco improvisado, é importante ressaltar que foi um fato isolado e que não é uma prática comum dentro de nosso hospital. Abrimos uma sindicância interna para apurar os fatos, para tratarmos da melhor maneira possível”, diz parte da nota do hospital.

"Preciso encarecidamente de uma resposta do Hospital São Camilo"

Posted by David Bas on Sunday, July 5, 2020

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional28 minutos atrás

Depois de Bolsonaro, presidente da Bolívia está com Covid-19 e é assintomática

Zaconeta Caballero Reinaldo Añez confirmou seu diagnóstico positivo para Covid-19 em vídeo postado no Twitter Após o presidente brasileiro, Jair...

Estadual42 minutos atrás

Covid-19. Mulher sofre aborto espontâneo e recebe feto em garrafa de soro no ES

Uma indígena com Covid-19 sofreu um aborto espontâneo e denuncia que recebeu o feto que havia morrido dentro de um...

Nacional57 minutos atrás

No Brasil, Covid-19 já matou o dobro que a gripe espanhola em 1918

Alex Pazuello/Semcom Gripe espanhola causou a morte de um terço da população mundial entre 1918 e 1920 Nesta sexta-feira (10),...

Nacional57 minutos atrás

Conselho Nacional de Saúde discute enfrentamento à pandemia

Divulgação O conselho se uniu a várias organizações e lançou a campanha Frente pela Vida O Conselho Nacional de Saúde...

Estadual57 minutos atrás

Roda de conversa: servidores do TJES trocam experiências sobre adaptação ao teletrabalho

. Os participantes puderam compartilharam, nesta tarde, suas experiências dentro da nova realidade do trabalho remoto. Nesta sexta-feira, 10, servidores...

Estadual58 minutos atrás

TJES promove curso online sobre o Sistema Eletrônico de Execução Unificado, SEEU

. Convocação foi disponibilizada no Diário da Justiça. Usuárias e usuários internos do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) das...

Estadual58 minutos atrás

Núcleo socioambiental do TJES realiza pesquisa interna sobre o uso de materiais de consumo

. Magistrados, servidores e estagiários podem responder o questionário a partir da próxima segunda-feira. O Núcleo Socioambiental do Tribunal de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!