conecte-se conosco


Estadual

Seag retoma ações do Comitê Gestor da Cadeia Produtiva do Cacau no Estado

Publicado

em

O cenário da cadeia produtiva do cacau e as estratégias para o desenvolvimento do setor foram discutidas durante reunião na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), nessa terça-feira (03). O objetivo é fomentar as ações do comitê gestor para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cultura do cacau no Estado do Espírito Santo.

O comitê agrupa representantes de diversas instituições que apresentam ações neste setor e é responsável pela aplicação de medidas centradas em uma mesma informação que podem dinamizar esta cadeia produtiva.

“Estamos retomando as ações e queremos mostrar que o cacau é economicamente viável para a nossa realidade, podendo tornar-se uma fonte de trabalho e renda. Estamos discutindo e propondo ações no âmbito do cooperativismo, da pesquisa, da assistência técnica e transferência de tecnologia, do processamento e do mercado interno e externo, além de ações de interesse do setor que possam beneficiar os cacauicultores”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

A atividade está distribuída em 42 municípios do Estado, totalizando uma área de aproximadamente 17 mil hectares, sendo Linhares o maior município produtor. Essa atividade já se destacou durante muitos anos, levando o Espírito Santo a ser reconhecido como grande produtor de amêndoas, chegando a produzir 12 mil toneladas/ano com uma produtividade de 35 arrobas/hectare.

“A cultura do cacau é de grande importância para o Espírito Santo, pois é a segunda atividade frutícola que apresenta maior área plantada em seu território, abrangendo um arranjo produtivo bastante diversificado e um forte componente ambiental”, afirmou o coordenador de projetos da Seag, Ederaldo Panceri Flegler.

Para o presidente da Associação do Cacauicultores do Estado do Espirito Santo (Acau), Mauro Rossoni, o comitê gestor do cacau é a principal ferramenta de discussão do setor. “Parabenizo a Seag e o Governo do Estado pela retomada dessas ações que são de extrema importância para debatermos assuntos relevantes para toda cadeia. Nosso objetivo junto aos parceiros é fazer um trabalho mais dinâmico e participativo”, disse.

Leia mais:  Homem tenta salvar a irmã e os dois morrem afogados em praia no ES

Também participaram da reunião o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch, e representantes do Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), Sistema OCB-ES e Fosemag, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Colatina e Associação do Cacauicultores do Estado do Espirito Santo (Acau)

Texto: Vanessa Capucho

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Carlos Pereira
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

Coordenadoria do TJES participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Publicado

em

A ação aconteceu no último domingo (08/12), na praia de Camburi.

Cidadãos de Vitória vestiram laranja e foram para a Praia de Camburi na manhã do último domingo (08) para participar da “Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O evento, organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil”, contou com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides) do TJES.

A caminhada saiu do 1° Píer de Iemanjá e percorreu a Praia de Camburi até o 2° bolsão de estacionamento. A líder do Núcleo Vitória do Grupo, Geovana Ferreira, agradeceu aos apoiadores que acreditaram no movimento, que contou “com a participação de homens e mulheres que clamam pela paz, por civilidade e por transformação”.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013, em São Paulo, por 40 empresárias. E hoje já conta com mais de 27 mil mulheres participantes no Brasil e no exterior. O Núcleo Vitória, iniciado há aproximadamente um ano, possui aproximadamente 120 inscritas e tem como foco o combate à violência contra a mulher, aliados ao empreendedorismo, saúde e educação.

Vitória, 09 de dezembro de 2019

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva (com informações da Comvides) | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ceturb-ES autoriza linha rodoviária entre Itaguaçu e Santa Teresa
Continue lendo
Estadual47 minutos atrás

Coordenadoria do TJES participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A ação aconteceu no último domingo (08/12), na praia de Camburi. Cidadãos de Vitória vestiram laranja e foram para a...

Estadual47 minutos atrás

Tribunal de Justiça do Espírito Santo assina termo de adesão ao pacto nacional da primeira infância

O evento aconteceu em São Paulo e contou com palestra sobre justiça restaurativa apresentada pela Coordenadora das Varas da Infância...

Estadual47 minutos atrás

Presidente do TJES inaugura nesta terça nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Serra

Nova sede da 2ª Vara da Infância e da Juventude será ao lado do Fórum Cível de Serra. O presidente...

Estadual47 minutos atrás

Convênio para reforma do complexo do Fórum de Vitória é assinado pelo TJES e Governo do Estado

Assinatura aconteceu nesta segunda-feira (09), no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça. A iniciativa vai otimizar a prestação jurisdicional...

Estadual47 minutos atrás

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa assume dia 12 a Presidência do TJES

Também tomam posse o vice-presidente do TJES, além do novo corregedor-geral da Justiça e o novo vice-corregedor. O Presidente do...

Esportes47 minutos atrás

Flamengo domina premiação do Campeonato Brasileiro

No final da noite desta segunda (9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu, na região portuária do Rio de...

Estadual1 hora atrás

Mulher é encontrada morta em frente a boate após baile funk em Vila Velha

O corpo de Amanda França de Almeida, 24, foi localizado na manhã de domingo (08), na areia da Praia de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana