conecte-se conosco



Estadual

Seag retoma ações do Comitê Gestor da Cadeia Produtiva do Cacau no Estado

Publicado

em

O cenário da cadeia produtiva do cacau e as estratégias para o desenvolvimento do setor foram discutidas durante reunião na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), nessa terça-feira (03). O objetivo é fomentar as ações do comitê gestor para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cultura do cacau no Estado do Espírito Santo.

O comitê agrupa representantes de diversas instituições que apresentam ações neste setor e é responsável pela aplicação de medidas centradas em uma mesma informação que podem dinamizar esta cadeia produtiva.

“Estamos retomando as ações e queremos mostrar que o cacau é economicamente viável para a nossa realidade, podendo tornar-se uma fonte de trabalho e renda. Estamos discutindo e propondo ações no âmbito do cooperativismo, da pesquisa, da assistência técnica e transferência de tecnologia, do processamento e do mercado interno e externo, além de ações de interesse do setor que possam beneficiar os cacauicultores”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

A atividade está distribuída em 42 municípios do Estado, totalizando uma área de aproximadamente 17 mil hectares, sendo Linhares o maior município produtor. Essa atividade já se destacou durante muitos anos, levando o Espírito Santo a ser reconhecido como grande produtor de amêndoas, chegando a produzir 12 mil toneladas/ano com uma produtividade de 35 arrobas/hectare.

“A cultura do cacau é de grande importância para o Espírito Santo, pois é a segunda atividade frutícola que apresenta maior área plantada em seu território, abrangendo um arranjo produtivo bastante diversificado e um forte componente ambiental”, afirmou o coordenador de projetos da Seag, Ederaldo Panceri Flegler.

Para o presidente da Associação do Cacauicultores do Estado do Espirito Santo (Acau), Mauro Rossoni, o comitê gestor do cacau é a principal ferramenta de discussão do setor. “Parabenizo a Seag e o Governo do Estado pela retomada dessas ações que são de extrema importância para debatermos assuntos relevantes para toda cadeia. Nosso objetivo junto aos parceiros é fazer um trabalho mais dinâmico e participativo”, disse.

Também participaram da reunião o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch, e representantes do Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), Sistema OCB-ES e Fosemag, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Colatina e Associação do Cacauicultores do Estado do Espirito Santo (Acau)

Texto: Vanessa Capucho

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Carlos Pereira
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Destaques para Orçamento 2021 já chegam a 1.500 registros

Publicado

em


.
Aproximadamente 1.500 destaques e mais de 700 propostas já foram registrados por cidadãos capixabas no site orcamento.es.gov.br, para auxiliar o Governo do Espírito Santo na elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2021. Por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as audiências públicas vêm sendo realizadas, desde o último dia 6, apenas virtualmente, sem encontros presenciais.
 
Até o início da tarde desta terça-feira (14), o site, que permanecerá no ar até o próximo dia 31, já contava com a participação de cidadãos de 49 dos 78 municípios capixabas. Os destaques apresentados ajudam na identificação das áreas que devem ser priorizadas pelo Governo do Estado na elaboração da peça orçamentária.
 
As áreas estratégicas mais destacadas no site, até o momento, são Infraestrutura para Crescer, Segurança em Defesa da Vida e Educação para o Futuro. Em ordem distinta, Segurança, Infraestrutura e Educação receberam o maior número de propostas.
 
Encontros virtuais
 
Além de apresentar suas propostas acessando o site orcamento.es.gov.br, a população também vai poder dialogar com a equipe de Governo participando de encontros virtuais, a serem realizados na segunda quinzena deste mês, em transmissões feitas pelo canal do Governo do Estado, no YouTube, pela TVE e pela Rádio Espírito Santo.
 
Durante as plenária virtuais, o capixaba poderá obter informações e apresentar sugestões para a peça orçamentária, dialogando com gestores das nove áreas estratégicas do Governo: Segurança em Defesa da Vida; Saúde Integral; Educação para o Futuro; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Infraestrutura para Crescer; Gestão Pública Inovadora; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Turismo, e Esporte e Lazer.
 
“A participação social na discussão dos desafios e prioridades, durante o processo de elaboração da peça orçamentária anual, é uma conquista da sociedade contemporânea. Quanto mais qualificada for essa participação, mais chances teremos de produzir um planejamento orçamentário que atinja a sua finalidade, que é a promoção do desenvolvimento econômico e social”, diz o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.  
 
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com o Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas), num determinado exercício financeiro.
 
Compete à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) a elaboração, execução e o acompanhamento do Orçamento Público do Governo do Estado.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
(27) 3636-4258 / 99507-4071
Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual27 minutos atrás

Destaques para Orçamento 2021 já chegam a 1.500 registros

. Aproximadamente 1.500 destaques e mais de 700 propostas já foram registrados por cidadãos capixabas no site orcamento.es.gov.br, para auxiliar...

Entretenimento27 minutos atrás

Após ser apontado como culpado durante “Cidade Alerta”, homem é morto

Reprodução/Record Bacci acusa homem em programa, que horas depois foi morto Após ter sua foto divulgada no programa “Cidade Alerta”,...

Estadual27 minutos atrás

Iema vai lançar sistema de licenciamento ambiental 100% on-line

. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está desenvolvendo um Sistema de Licenciamento Ambiental, chamado “Iema...

Entretenimento27 minutos atrás

“Por favor, me convidem”, diz Lucélia Santos sobre voltar a fazer novelas

Reprodução/Instagram Lucélia Santos Desde que começou a entrevistar atores, diretores e jornalistas sobre o mundo da televisão, o escritor Silvio...

Saúde27 minutos atrás

Estado do Rio registra 132.822 casos e 11.624 mortes por covid-19

. O estado do Rio de Janeiro registrou 132.822 casos confirmados e 11.624 mortes por covid-19 desde o início da...

Estadual27 minutos atrás

Investimentos na Região Sul são destaque da Sedes durante videoconferência

. Para debater os novos projetos e investimentos para o desenvolvimento da Região Sul do Espírito Santo, o secretário de...

Política27 minutos atrás

Gilmar Mendes volta a criticar: “28 militares no ministério, colapso da saúde”

Agência Brasil Gilmar Mendes O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a se defender e a reafirmar...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!