conecte-se conosco



Nacional

Saúde pública retoma marcação de consultas e exames em SP

Publicado

em


source

Começa a valera nesta segunda-feira (01), o decreto da gestão Bruno Covas (PSDB) que autoriza a retomada dos agendamentos para consultas médicas na rede pública de saúde do município. Cirurgias eletivas de maior complexidade —realizadas em centros cirúrgicos— continuam suspensas.

Leia também: Mortes por Covid-19 em São Paulo chegam a 5.773

Prefeito de São Paulo Bruno Covas
Agência Brasil/Rovena Rosa

Prefeito de São Paulo Bruno Covas

As consultas, exames, procedimentos e cirurgias de rotina na rede municipal de saúde estavam suspensas na capital desde de março em razão da pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2), causador da Covid-19 . Apenas alguns tipos de atendimentos – incluindo os de urgência e emergência – estavam mantidos.

Leia também: Pesquisadora alerta que Covid-19 é apenas “ponta do iceberg”

“Estamos hoje com o sistema bastante controlado e em condições de voltar à vida normal no atendimento à população. Isso passa a ser feito a partir da próxima semana”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, em entrevista coletiva.

De acordo com o novo decreto, a partir desta segunda (01) estão abertas todas as agendas para as seguintes especialidades médicas:

  • Endocrinologia
  • Cardiologia
  • Psiquiatria
  • Hematologia
  • Nefrologia
  • Neurologia
  • Geriatria
  • Pré-Natal de Alto Risco
  • Pneumologia
  • Infectologista
  • Mastologista
  • Dermatologia
  • Gastroenterologia
  • Hematologia
  • Homeopatia
  • Oftalmologia
  • Otorrinolaringologia
  • Reumatologia
  • Ortopedia.

Todavia, a prioridade na remarcação de consultas será para os casos de retorno. “As consultas de primeira vez devem ser disponibilizadas de acordo com a avaliação do gestor local, considerando a suspensão das cirurgias eletivas em centro cirúrgico no momento de pandemia”, diz o decreto.

Leia também: Mortes por Covid-19 no Brasil passam de 20 mil; casos confirmados são 310 mil

Também foi autorizada a retomada na marcação de exames como ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia, densitometria óssea, eletrocardiograma e eletroencefalograma. A orientação é para que os exames sejam marcados com 40 minutos de intervalo ou conforme indicação do gestor local para evitar a propagação da Covid-19 .

Comentários do Facebook

Nacional

Professor é vítima de racismo durante aula online em colégio particular

Publicado

em


source
racismo
REPRODUÇÃO G1

Professor foi alvo de racismo durante aula online


O professor de história Junior, de 39 anos, do Colégio La Salle Abel em Nitério, região metropolitana do Rio de Janeiro, foi vítima de racismo enquanto ministrava uma aula online. O aluno do 7º ano chamou o professor de “gorila” e ” macaco ” pelo chat da plataforma. 


O professor disse que não viu a mensagem durante a aula e só ficou sabendo do ataque depois do encerrameto das atividades quando os alunos levaram o caso para a direção do colégio e então ele foi comunicado. 

O crime de racismo ocorreu no dia 18 de junho em uma aula que ocorria por volta das 12h. O professor declarou em entrevista ao G1 que ficou bastante entristecido com a ocorrência e lamentou: “Confesso que racismo é uma coisa que a gente experimenta, infelizmente, cotidianamente pelas estruturas da nossa sociedade, mas foi a primeira vez que experimentei isso na escola, em sala de aula. Isso me deixou bastante triste, mas eu estava lidando também com uma criança de 12 anos”.

O colégio emitiu uma nota. Veja na íntegra:

À Comunidade Educativa

Colégio La Salle Abel:

Tomando ciência da necessidade de elucidação dos fatos referentes ao lastimável ato de racismo que ocorreu recentemente em nosso Colégio, viemos por meio desta reforçar o nosso compromisso com a comunidade lassalista.
Os Responsáveis pelo Aluno envolvido no ato estão cientes, respondendo pela ação do estudante e em diálogo com nossa Equipe Diretiva e Pedagógica, tendo sido informados sobre as penalidades envolvidas no processo. Vale salientar que estamos seguindo as orientações do Regimento Interno da Instituição e foram atribuídas punições de acordo com a gravidade do fato, algumas já cumpridas e outras em andamento, pois avançam do Regimento Interno para as medidas judiciais, que possuem etapas a serem seguidas. Informamos que o Professor, que é Coordenador da Área de Ciências Humanas e, que foi vítima do ato, está sendo acompanhado os desdobramentos e segue sendo acompanhado pela Equipe Pedagógica e participa da criação de um Comitê Interno que promoverá ações de conscientização e debates sobre o tema, além de participar da elaboração de políticas e da orientação dos docentes para abordagem do tema nos diferentes contextos em sala de aula.

O nosso Colégio está pautado na formação integral do estudante. Valorizamos o acolhimento, mas também a firmeza, agindo rapidamente diante de atitudes que não se coadunam com o indivíduo que queremos formar para fazer a diferença na sociedade. O Colégio La Salle Abel é uma instituição católica que preza pelos valores cristãos e pelos valores lassalistas que fazem parte de nosso processo educativo e são vivenciados desde sempre. Há 65 anos transformamos vidas através da educação, o que não é diferente agora. Como educadores, temos o papel de ensinar o caminho certo e o nosso esforço diário é para ajustar a rota e encontrar o caminho do bem e dos valores que pregamos em nosso dia a dia.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional2 minutos atrás

Professor é vítima de racismo durante aula online em colégio particular

REPRODUÇÃO G1 Professor foi alvo de racismo durante aula online O professor de história Junior, de 39 anos, do Colégio...

Internacional2 minutos atrás

Ex-namorada de bilionário pedófilo é presa por aliciar menores de idade

Reprodução/Twitter Ghislaine Maxwell é ex-namorada e sócia do bilionário Jeffrey Epstein. A ex-namorada do bilionário acusado de pedofilia Jeffrey Epstein...

Entretenimento2 minutos atrás

Após sofre grave acidente e amputar um braço, Miss Bumbum agradece médico

Suellen Nóbrega, a  ex-Miss Bumbum que teve um braço amputado após um grave acidente de carro, voltou às redes sociais...

Tecnologia2 minutos atrás

Adeus, feed: novidade no Instagram vai dar mais destaque aos Stories; veja

Unsplash/Luke van Zyl Instagram vai dar mais destaque aos Stories O Instagram testa novas configuração para aumentar a exposição da...

Esportes2 minutos atrás

Com Nenê, Fluminense busca manter liderança do Grupo B do Carioca

. Líder do Grupo B da Taça Rio, o Fluminense enfrenta o Macaé hoje (2), às 17h30, e já deve...

Entretenimento31 minutos atrás

Maiara e Maraísa revelam rotina de emagrecimento em spa durante a quarentena

A cantora Maiara, da dupla com Maraísa, contou para o Gshow que está focada no emagrecimento durante a quarentena. Além das lives...

Tecnologia31 minutos atrás

Apple cria iPhone que roda sistema de computador, diz rumor

Unsplash/zhang kaiyv Apple estaria desenvolvendo iPhone com macOS Segundo um artigo no Apple Insider, a Apple está trabalhando em protótipos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!