conecte-se conosco



Saúde

São Paulo tem 267,6 mil casos confirmados de dengue neste ano

Publicado

em

Mosquito dengue
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, dez cidades concentram 47% das vítimas

O estado de São Paulo registrou de janeiro a 17 de junho deste ano 267.602 casos de dengue e 157 mortes. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, dez cidades concentram 47% das vítimas da doença e somam 126.364 casos.

Leia também: Seis meses após saída de médicos cubanos, governo não sabe como suprir demanda

São elas: São José do Rio Preto (25.107); Bauru (24.515); Campinas (22.355); Araraquara (12.863); São Paulo (12.144); Ribeirão Preto (7.263); Birigui (6.836); São Joaquim da Barra (5.410); Barretos (5.059) e Guarulhos (4.812).

“Devido à circulação do sorotipo 2 de dengue , mesmo os pacientes que já tiveram dengue tipo 1, por exemplo, estão suscetíveis a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves”, diz a nota da Secretaria Estadual de Saúde.

Acrescenta que a dengue é sazonal e sua incidência tende a aumentar no verão, período que favorece a proliferação do mosquito  Aedes aegypti .

“Além disso, trata-se de uma doença cíclica, com oscilação de casos e aumento a cada três ou quatro anos, em média”, explica a secretaria.

Combate ao mosquito

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito transmissor da dengue é de responsabilidade dos municípios, conforme a diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Mais de 53,5 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe

“O estado presta auxílio por meio de treinamentos técnicos, além de apoio, sempre que necessário, do efetivo da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para ações de nebulização, entre outras. Há ainda a realização de exames de sorologia com finalidade epidemiológica por meio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz”, finalizou a secretaria.

Comentários do Facebook

Saúde

Bolsonaro participa de inauguração de hospital em Goiás

Publicado

em


.

Será inaugurado hoje (5), às 8h30, o Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas (GO), para atender exclusivamente casos suspeitos ou confirmados de covid-19 na região do Entorno do Distrito Federal. Águas Lindas fica a cerca de 50 quilômetros de Brasília.

O presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, devem participar da cerimônia.

Acompanhe a transmissão da cerimônia ao vivo:

A unidade terá 200 leitos de internação, dos quais 190 de enfermaria e 10 de UTI, com rede de gás instalada. Essa rede, os geradores elétricos e camas foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, a estrutura permite ampliar o número de leitos de UTI conforme a necessidade.

O governo federal também será responsável pelo aluguel e a manutenção da estrutura física do hospital.

A unidade foi construído pelo governo federal, ao custo de R$ 10 milhões, e será mantido pelo governo de Goiás, que custeará insumos e equipes, com total de 263 colaboradores diretos – que incluem 45 médicos, 85 enfermeiros e técnicos em enfermagem, 23 fisioterapeutas, além de farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas.

A Secretaria de Saúde informa que já enviou dez ventiladores pulmonares para a unidade, onde estão instalados monitores multiparamétricos para verificação dos sinais vitais dos pacientes graves. O hospital de campanha dispõe de tomógrafo computadorizado e laboratório clínico para a realização de exames (análise clínica completa).

O acordo de cooperação entre os governos federal e de Goiás prevê o funcionamento do HCamp por quatro meses, podendo ser prorrogado. A assinatura do acordo é de 22 de maio. Inicialmente, a estimativa era de que as obras do hospital fossem concluídas em abril.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional7 minutos atrás

Prometidos para maio, respiradores de Doria podem chegar só em setembro

Prevista inicialmente para maio, a entrega dos respiradores comprados pela gestão João Doria (PSDB) pode ficar apenas para setembro, segundo...

Saúde7 minutos atrás

Bolsonaro participa de inauguração de hospital em Goiás

. Será inaugurado hoje (5), às 8h30, o Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas (GO), para atender exclusivamente casos...

Política7 minutos atrás

Punição para atos de improbidade durante pandemias

. Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 309/2020, que estabelece penalidades administrativas aos agentes públicos e...

Tecnologia12 minutos atrás

Conheça as 10 vacinas contra Covid-19 em testes avançados

Reprodução Mundo tem 10 vacinas contra a Covid-19 em estágio mais avançado O mundo inteiro corre atrás de uma vacina...

Internacional12 minutos atrás

Inglaterra: casos não diagnosticados podem indicar mais mortes

. Um aumento no número de mortes na Inglaterra e no País de Gales nos últimos meses, que não foram...

Internacional17 minutos atrás

EUA retomam ataque aéreo ao Talibã após cessar-fogo

Reprodução/ U.S.Army Soldados no Afeganistão Por meio de sua conta oficial no Twitter, o porta-voz militar dos Estados Unidos, Sonny...

Economia27 minutos atrás

Refazer o pedido do auxílio emergencial aumenta chance de conseguir benefício

Agência Senado / Divulgação Auxílio pode ser negado por problemas cadastrais Refazer o pedido do auxílio emergencial pode ser uma...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!