conecte-se conosco


Saúde

São Paulo tem 267,6 mil casos confirmados de dengue neste ano

Publicado

em

Mosquito dengue
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, dez cidades concentram 47% das vítimas

O estado de São Paulo registrou de janeiro a 17 de junho deste ano 267.602 casos de dengue e 157 mortes. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, dez cidades concentram 47% das vítimas da doença e somam 126.364 casos.

Leia também: Seis meses após saída de médicos cubanos, governo não sabe como suprir demanda

São elas: São José do Rio Preto (25.107); Bauru (24.515); Campinas (22.355); Araraquara (12.863); São Paulo (12.144); Ribeirão Preto (7.263); Birigui (6.836); São Joaquim da Barra (5.410); Barretos (5.059) e Guarulhos (4.812).

“Devido à circulação do sorotipo 2 de dengue , mesmo os pacientes que já tiveram dengue tipo 1, por exemplo, estão suscetíveis a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves”, diz a nota da Secretaria Estadual de Saúde.

Acrescenta que a dengue é sazonal e sua incidência tende a aumentar no verão, período que favorece a proliferação do mosquito  Aedes aegypti .

“Além disso, trata-se de uma doença cíclica, com oscilação de casos e aumento a cada três ou quatro anos, em média”, explica a secretaria.

Combate ao mosquito

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito transmissor da dengue é de responsabilidade dos municípios, conforme a diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: Mais de 53,5 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe

“O estado presta auxílio por meio de treinamentos técnicos, além de apoio, sempre que necessário, do efetivo da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para ações de nebulização, entre outras. Há ainda a realização de exames de sorologia com finalidade epidemiológica por meio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz”, finalizou a secretaria.

Leia mais:  Pesquisadores criam calculadora de risco para cirurgia de febre reumática

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Saúde

Comer insetos pode te ajudar a evitar o câncer, diz estudo

Publicado

em

Women's Health

A alimentação sempre foi apontada como uma das formas de prevenir câncer. Agora, contudo, cientistas descobriram uma forma um tanto diferente de evitar a doença: comer insetos.

Leia também: Após ser picada por um carrapato, menina de cinco anos fica 12 horas paralisada

Salada com larvas de insetos arrow-options
shutterstock
Começar a comer insetos pode ser uma boa ideia caso você queira se prevenir contra o câncer

Ok, nós sabemos que não se trata de um ingrediente clássico, que costumamos ver em saladas ou smoothies , mas acredite, isso pode realmente ser benéfico para a saúde.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Nutrition, estudiosos da University of Rome (Itália) concluíram que alguns tipos de insetos , como formigas, larvas e gafanhotos, têm mais antioxidantes do que o suco de laranja. Sendo assim, reduzem o desenvolvimento de radicais livres potencialmente perigosos no corpo, protegendo contra danos no DNA.

Leia também: Proteja-se da dengue: saiba como e quantas vezes aplicar repelente de inseto

Como insetos podem prevenir câncer?

Os cientistas estudaram vários insetos mortos, incluindo formigas, gafanhotos e grilos. Eles, então, testaram o pó para descobrir quantos antioxidantes – compostos como as vitaminas A, C e E e beta-caroteno – estavam neles. Apenas as partes solúveis dos insetos foram usadas – suas asas e ferrões foram retirados primeiro.

Os testes revelaram as larvas, lagartas africanas e cigarras gigantes tinham o dobro de antioxidantes que o azeite de oliva. Já o grilo e gafanhoto tinham cinco vezes mais antioxidantes que o suco de laranja.

“Os insetos comestíveis são uma excelente fonte de proteína, ácidos graxos poliinsaturados, minerais, vitaminas e fibras”, disse o cientista Mauro Serafini, de acordo com o Daily Mail. “No futuro, poderemos também adaptar os regimes alimentares para a criação de insetos, a fim de aumentar seu conteúdo antioxidante para consumo animal ou humano.”

Leia mais:  Risco de câncer de pele aumenta na época do verão; saiba como se proteger

Leia também: Barata é retirada de ouvido de americana após ficar dez dias presa no local

De acordo com Serafini, quase um quarto das pessoas no mundo já comem insetos . “O resto de nós precisará de um pouco mais de incentivo”, brincou.

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Entretenimento17 minutos atrás

Marina Ruy Barbosa tem o Instagram hackeado: “providências estão sendo tomadas”

A atriz Marina Ruy Barbosa teve seu Instagram hackeado na manhã desta terça-feira (16). A informação foi confirmada por sua...

Entretenimento17 minutos atrás

Christian Chávez no Brasil: Alinne Rosa é participação confirmada em show no Rio

A vinda do mexicano Christian Chavéz ao Brasil está cada vez mais perto! Com quatro apresentações no mês de setembro,...

Entretenimento17 minutos atrás

Globoplay aposta em Luan Santana para atrair mais assinantes

A Globoplay está investindo pesado para bater de frente com sua principal concorrente do streaming: a Netflix. Depois de adquirir...

Entretenimento17 minutos atrás

Grazi Massafera conta com ajuda de veteranos para emplacar em nova novela

Grazi Massafera já acumula uma extensa carreira na televisão. Das dúvidas do tempo de “BBB” não restou mais nada, e...

Direto de Brasília17 minutos atrás

Operação Muzema prende milicianos ligados a construções ilegais

arrow-options Divulgação Operação Muzema mira milicianos ligados a construções ilegais A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) faz,...

Direto de Brasília17 minutos atrás

Contrato com empresa privada prevê cobrança de taxa em Noronha até 2025

arrow-options Arquivo pessoal/Ricardo Mello Parque em Fernando de Noronha é administrado pela Econoronha Defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, a extinção do...

Direto de Brasília17 minutos atrás

Insatisfeito com Dodge, coordenador da operação Lava Jato na PGR deixa o cargo

arrow-options Divulgação/ José Cruz/ Agência Brasil Insatisfeito com Dodge, coordenador da operação Lava Jato na PGR deixa o cargo Em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana