conecte-se conosco



São Mateus

São Mateus já tem famílias desabrigadas e desalojadas com a chuva

Publicado

em

A Defesa Civil Municipal alerta a população para que evite sair de casa, não transite nas áreas afetadas e, em caso de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e rachaduras, ligue para a própria Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Pelo menos cinco famílias foram desabrigadas em decorrência das chuvas que têm caído na cidade de São Mateus., e outras quatro desalojadas e abrigadas em casas de parentes. A informação é da Coordenadora de Defesa Civil do município Verônica Otto Drummond de Andrade.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil as áreas de risco estão localizadas nos bairros Porto, Maruim e Boa Vista. Há casos também de ruas com o fluxo de veículo parcialmente prejudicado em decorrência das chuvas que causaram em alguns casos, buracos no asfalto, como próximo ao Mercado Municipal, no centro.

Verônica explicou que não há registro de vítimas fatais em São Mateus, mas um pequeno caso de pessoa que sofreu ferimento sem gravidade. “Estamos dando total assistência ás famílias atingidas pelas chuvas”, informou.

Segundo ela, o município está colocando famílias desabrigadas no programa Aluguel Social enquanto que as desalojadas em casas de parentes até que a situação se normalize.

A Defesa Civil Municipal alerta a população para que evite sair de casa, não transite nas áreas afetadas e, em caso de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e rachaduras, ligue para a própria Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

ZONA RURAL
Para a zona rural todo cuidado também é pouco, principalmente com as estradas, córregos e represas. Lembre-se sempre: a prevenção é o melhor remédio.

Comentários do Facebook

São Mateus

Erro Grotesco | paciente de alta de Covid é enviado por hospital particular a hospital do SUS

Publicado

em

Reprodução: Internet

 

Depois de passar sete dias internado, seis deles na UTI do Hospital Meridional de São Mateus, o paciente C. S., 48 anos, que deveria ter recebido alta, teve que passar o constrangimento de ser transferido para o Hospital Geral de Linhares, onde deu entrada sem nenhuma documentação pessoal, e precisar que sua família, residente em Barra de São Francisco, na região Noroeste do Estado, fosse busca-lo no meio da noite da última segunda-feira (21).

G. M., sobrinha do paciente, trabalha numa empresa em Barra de São Francisco e contou que, quando chegou ao hospital em Linhares, para busca-lo, o tio estava aos prantos, porque sua expectativa, como havia sido informado pelo médico em São Mateus, na noite de domingo, era de ter alta na segunda-feira.

“Depois de tanto sofrimento, a pessoa ainda tem que passar por mais essa dor moral. Ainda estamos avaliando se entraremos na Justiça contra o hospital de São Mateus pedindo indenização por danos morais e materiais. Isso não tem nenhuma relação com a qualidade do atendimento do ponto de vista médico. Foram extremamente humanos e competentes, mas houve um erro muito grave na parte administrativa. Meu tio mesmo disse que, se pudesse voltaria lá, para agradecer a cada enfermeiro e médico o cuidado com ele”, disse a sobrinha.

TRAGÉDIA FAMILIAR
A família está muito abalada, porque no sábado um outro cunhado de C. S., de quem eles supõem que ele tenha contraído o novo coronavírus, morreu em outro hospital, em Governador Valadares (MG), com a doença, depois de ter sido diagnosticado com a Covid-1i em Mantena, cidade vizinha a Barra de São Francisco.

Ainda muito cansado e estressado com a situação, C. S. foi poupado pela reportagem de ser ouvido, mas a sobrinha confirmou todas as informações levantadas pelo site. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a responsabilidade pelo erro é do hospital particular, porque é quem fez a reserva no Hospital Geral de Linhares.

“Quando o médico de Linhares chegou e viu os exames de meu tio, só falou assim: o que você está fazendo aqui?

Você não tem nada, você é paciente de alta”, disse a sobrinha. Foi quando ela recebeu um contato da assistência social do Hospital Geral dando a informação de que poderiam busca-lo, se tivessem condições. “Ela me falou que, se não pudéssemos ir naquele horário, ele ficaria lá, porque não poderia ser despejado. Mas meu tio estava chorando muito e resolvemos busca-lo e ele chegou em casa às 5 horas da manhã”, disse ela.

O paciente passou mal em Barra de São Francisco, foi levado ao Hospital Dr Alceu Melgaço Filho, onde uma tomografia constatou que seu pulmão já estaria 50% comprometido. Feito o teste de Covid-19, deu positivo. Então, C. S. foi transferido pela Central de Vagas para o Meridional de São Mateus.

Na noite de segunda-feira, às 21h53, uma assistente social informou à sobrinha dele que C. S. estava internado em Linhares e ninguém entendeu nada. Menos de uma hora depois houve o comunicado de que ele não tinha mais nada e estava de alta. “Era feriado em São Mateus e não conseguimos falar com o hospital de lá durante todo o dia. Foi uma surpresa e uma irresponsabilidade muito grande. Linhares fica longe e tivemos que correr risco à noite na estrada para viajar mais de 400 quilômetros ida e volta para buscá-lo”, disse a sobrinha.

G. ainda comentou que ficou pensando se fosse uma pessoa que morasse na roça, onde os contatos são mais difíceis: “Como é que seria? Ele estava sem documento nenhum, doido para sair logo do hospital. Já pensou o que seria se morássemos no interior e não houvesse essa possibilidade de contato fácil? E se fosse alguém que não tivesse recurso para buscar? Tudo isso é preciso se questionar nessa hora”

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes4 horas atrás

Copa do Brasil: América-MG vence Ponte Preta e avança

. Após empate em 2 a 2 no jogo de ida, o América-MG derrotou a Ponte Preta, nesta terça (22)...

Esportes4 horas atrás

São Paulo perde para LDU e se complica na Libertadores

. Jogando na altitude de mais de 2.800 metros de Quito, a LDU derrotou o São Paulo por 4 a...

Esportes5 horas atrás

Série B: Operário e Cuiabá empatam em 1 a 1 na abertura da 11ª rodada

. Com um tempo de domínio para cada equipe, Operário e Cuiabá empataram em 1 a 1 no Estádio Germano...

Estadual6 horas atrás

Escola da Magistratura do Espírito Santo apoia Audiência Pública “Vitória contra as Fake News”

. O evento virtual será coordenado pela juíza Gisele Souza de Oliveira. A Audiência Pública “Vitória contra as Fake News...

Estadual6 horas atrás

Presidente do TJES e governador do Estado participam de webinário organizado pela Supervisão das Varas da Infância e da Juventude

. O webinar: Criança Cidadã Desde a Primeira Infância começa na próxima quinta, 24. A Supervisão das Varas da Infância...

Esportes6 horas atrás

Vitória do CRB é insuficiente e Juventude segue na Copa do Brasil

. O Juventude é o primeiro time, entre os que disputam a quarta fase da Copa do Brasil, classificado às...

Esportes7 horas atrás

Flamengo supera Barcelona e desfalques pela covid-19 na Libertadores

  . O Flamengo se recuperou da goleada por 5 a 0 sofrida na última quinta-feira (17) para o Independiente...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!