conecte-se conosco



São Mateus

São Mateus entre as 6 cidades do ES com taxa de mortes violentas maior que a taxa nacional

Publicado

em

Reprodução: Internet

Números são da nova edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Seis cidades do Espírito Santo fecharam o ano de 2020 com uma taxa de mortes violentas intencionais maior que a taxa de mortes registradas no Brasil como um todo.

Cariacica, Linhares, Serra, Guarapari, Vila Velha e São Mateus aparecem no ranking das 138 cidades brasileiras cuja taxa de crimes que resultam em mortes ultrapassou a taxa nacional.

Os números foram compilados e analisados pela mais recente edição do Anuário de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (15). O relatório é produzido há 15 anos por pesquisadores do Fórum Nacional de Segurança Pública.

A categoria de mortes violentas intencionais engloba os crimes homicídio doloso (com a intenção de matar), roubo seguido de morte (latrocínio), lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço ou fora dele.

O cálculo das taxas é feito com base na comparação entre o número de mortes violentas registrados em cada cidade e a população total que vive nelas.

Com uma taxa de 49,0, Cariacica é a cidade do Espírito Santo que apresenta a maior taxa de mortes violentas do estado. Um número bem acima da taxa nacional, que em 2020 chegou a 23,6.

No ranking das maiores taxas estaduais, Cariacica é seguida por Linhares (43,0); Serra (35,3); Guarapari (31,6); Vila Velha (30,9) e São Mateus (28,6).

A taxa do Espírito Santo como um todo chegou a 29,7 em 2020 e, assim como os seis municípios listados, também ultrapassou a taxa nacional. Em números absolutos, o estado registrou, no ano passado, 1.103 assassinatos; 39 latrocínios e 20 casos de lesão corporal seguida de morte.

Os números são maiores que os registrados em 2019, quando a taxa de mortes violentas do Espírito Santo foi de 26,5.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, todos os municípios que aparecem com a média de mortes violentas acima da média nacional já apresentaram redução de mortes no primeiro semestre de 2021, com exceção de São Mateus.

O secretário ressaltou que o governo estadual tem atuado para combater a violência por meio do Programa Estado Presente, que visa atuar tanto no eixo de repressão policial quanto no eixo de investimentos sociais.

“Vamos continuar trabalhando para termos melhores resultados nas próximas pesquisas”, disse.

Cai o número de roubos

Enquanto o número de mortes violentas intencionais aumentou no Espírito Santo, o número de assaltos (que inclui roubos de cargas, de residências de instituições financeiras, de pessoas e de comércios) diminui no Espírito Santo na comparação entre os anos de 2019 e 2020.

De acordo com o anuário, foram registrados 32.173 roubos no último ano, enquanto em 2019 haviam sido 44.464 casos. Isso significa que a taxa de roubos passou de 1.016,4 em 2019 para 791,6 em 2020, o que representa uma queda de taxa de 28,5.

Os roubos e furtos a veículos, que são registrados separadamente, também caíram de 9.563 para 9092. Em 2019 a taxa era de 475,5 e passou para 437,4 em 2020.

Violência contra a mulher

Em 2020, o número de homicídios de mulheres manteve-se praticamente o mesmo. Foram 126 assassinatos no ano passado, enquanto em 2019 foram 128.

Já o número de feminicídios caiu, passando de 35 para 26 em 2020.

Ao todo, 11.311 pedidos de medida protetiva foram feitos à Justiça no ano passado.

Armas de fogo

Os registros de arma de fogo aumentaram no estado no comparativo entre os dois últimos anos. Enquanto em 2019, 10.471 eram registradas, em 2020 esse total subiu para 17.589.

Enquanto em 2019 2.260 novas armas foram registradas, no ano seguinte houve 7.781 novos registros.


(*G1)

 

Comente Abaixo
Saúde25 minutos atrás

Rio: 24 cidades estão sem mortes por covid-19 há duas semanas    

Dos 92 municípios do estado do Rio, 24 estão há duas semanas sem registrar mortes por covid-19. O levantamento é...

Nacional25 minutos atrás

Avião retorna a aeroporto após passageira se recusar a usar máscara durante voo

reprodução / Twitter Passageira se recusou a usar máscara de proteção contra a Covid-19 durante voo Na madrugada desta sexta-feira...

Nacional25 minutos atrás

Deputados do PT protocolam notícia-crime contra Bolsonaro

Reprodução/Youtube Presidente Jair Bolsonaro fala durante sua live Um grupo de deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou uma...

Internacional55 minutos atrás

Em caso raro, bebê nasce com feto não desenvolvido do irmão gêmeo no estômago

Kaique Lima Bebê nasce com feto não desenvolvido do irmão gêmeo dentro do estômago Um caso extremamente raro aconteceu com...

Mulher55 minutos atrás

Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção

Reprodução: Alto Astral Candidíase: excesso de roupas no inverno pode favorecer a infecção Muito se fala sobre os problemas íntimos...

Saúde60 minutos atrás

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou 2,2 milhões de doses da vacina contra...

Estadual1 hora atrás

Justiça Estadual inicia na próxima terça-feira (03/08) júri popular do caso Gerson Camata

O julgamento de Marcos Venício Moreira Andrade terá início às 9h, no Fórum Criminal de Vitória. Começa na próxima terça-feira,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!