conecte-se conosco



Regional

São Mateus e Nova Venécia recebem posto de recarga de veículos elétricos

Publicado

em

Os postos foram inaugurados nesta quinta-feira, dia 12, e formam a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inauguraram nesta quinta-feira, dia 12, os postos de recarga de veículos elétricos de São Mateus e Nova Venécia. Com o início das operações dos pontos de recarga, os municípios passam a fazer parte da maior rede de estações para veículos elétricos do Estado.

Em São Mateus, o ponto de recarga está instalado na Praça Adélio Lubiana, no Centro. Já em Nova Venécia, o eletroposto fica na rua Manoel Andrade, também no Centro da cidade.

O projeto, uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e com um total de sete postos em todo o Espírito Santo, formando a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo.

Além das cidades de São Mateus e Nova Venécia, também receberam estações de recarga de veículos elétricos as cidades de Vitória, Guarapari, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte.

“Hoje inauguramos os dois últimos eletropostos que compoem a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito SantoA inciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Utilização

As unidades instaladas nos municípios de São Mateus e Nova Venécia permitem o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do  carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Referência

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico

  • O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
  • O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
  • O desempenho é semelhante a um carro popular;
  • Não consome energia enquanto está parado;
  • Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc.
  • O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Comentários do Facebook

Regional

VÍDEO | Policiais trocam tiros com bandidos e recuperam caminhonete em Nova Venécia

Publicado

em

Reprodução Internauta

A ação policial aconteceu na região central da cidade. Dois suspeitos foram detidos, um deles ficou ferido na troca de tiros

Policiais militares da Força Tática trocaram tiros com criminosos e recuperaram uma caminhonete roubada em Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, na noite desta quinta-feira (24).

De acordo com informações da Polícia Militar, o veículo é uma S10 branca, que foi roubada em São Gabriel da Palha, e o tiroteio aconteceu próximo ao Posto Elias, na região central da cidade.

Câmeras de segurança registraram o momento em que dois militares trocam tiros com os suspeitos. Nas imagens, é possível perceber que foram feitos vários disparos contra os criminosos.

Um dos suspeitos envolvidos no tiroteio foi atingido na perna e socorrido. Segundo a PM, ele foi levado para o hospital São Marcos. O outro suspeito foi detido.

VEJA VÍDEO:

Comentários do Facebook
Continue lendo
Policial15 minutos atrás

Quinta-feira marcada por apreensão de arma de fogo e recuperação de veículos na área da 14ª CIA IND

. O dia de ontem (24) foi marcado por diversas ocorrências relevantes na região da 14° Cia Independente. Pela manhã,...

Policial15 minutos atrás

Equipes da 9ª e 10ª Cia Ind vencem amistoso da “2ª Copa ACS” de futebol

. Na tarde desta quinta-feira (24), a equipe formada por policiais militares da 10ª e da 9ª Companhia Independente venceram...

Estadual29 minutos atrás

GEAF abre consulta pública para revisões de critérios de uso de fórmulas nutricionais

. A Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica colocou em consulta pública, no portal da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta semana,...

Estadual29 minutos atrás

Feira Touros Pró-genética do Espírito Santo tem primeira edição virtual

. Pecuaristas capixabas poderão adquirir touros zebuínos Puros de Origem (PO) durante a 1ª Feira Virtual de Touros Pró-genética do...

Estadual29 minutos atrás

Sedu entrega materiais e equipamentos para a Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves

. A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação no Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), segue com as visitas...

Estadual29 minutos atrás

Superintendência de Guaçuí promove formação para os profissionais escolares

. A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaçuí realizou uma ação formativa sobre o Google Forms para cerca de...

Estadual29 minutos atrás

IJSN seleciona bolsistas para projetos de pesquisa

. O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) está com processos seletivos abertos para a seleção de bolsistas, visando a atuação no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!