“As cidades de São Mateus e de Barra de São Francisco serão as locomotivas que vão puxar o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo nos próximos 10 anos”. A afirmação é do CEO da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa da Silva, ao participar de uma reunião virtual de duas horas na manhã desta sexta-feira (15), tendo na mesma sala membros da equipe técnica da companhia e representantes da administração municipal de Barra de São Francisco.
A reunião teve como objetivo expor, em caráter confidencial, dos estágios em que se encontram os projetos das três estradas de ferro cujos contratos já foram assinados com o Governo Federal, com maior detalhamento da parte que impacta Barra de São Francisco.
José Roberto anunciou que a Petrocity já tem definidos o traçado das duas estradas de ferro que beneficiarão Barra de São Francisco, bem como da alternativa locacional da Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC), onde também deverá estar o porto seco do município.
HUB LOGÍSTICO
Em meio à exposição, José Roberto disse que “Barra de São Francisco será o grande hub logístico do Espírito Santo, conectando regiões dos vales do Doce, do Mucuri, do Cricaré e do Jequitinhonha”, e salientou o grande boom de desenvolvimento que atingirá a cidade, mas também São Mateus.

“A UTAC de São Mateus será a de maior movimentação de toda a nossa malha ferroviária, por estar próxima ao terminal portuário e agregar cargas das indústrias locais para interiorização, destinando-se tanto ao Vale do Aço quanto ao centro do País e mesmo a outros portos para exportação, assim como o centro-sul do País por meio da Ferrovia Norte-Sul”, disse José Roberto.
O CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, detalhou os estudos voltados para Barra de São Francisco: “Já temos todos os estudos de topografia e traçados das ferrovias e a alternativa locacional aprovada pela legislação federal, em área resultante de nossas conversas anteriores com o próprio prefeito. Agora, vamos entrar com o pedido de anuência ambiental para seguirmos em frente”.
Barra de São Francisco será o ponto de convergência entre as Estradas de Ferro Minas-Espírito Santo(EFMES) – EF 456 e a Juscelino Kubitscheck (EFJK) – EF 030, esta ligando São Mateus a Brasília, o que transformará sua UTAC naquela com maior potencial de crescimento de todo o sistema ferroviário da Petrocity, que chegará ao cerrado goiano, em Campos Verdes e Maria Rosa, através da EF 355 (Estrada de Ferro Planalto Central), que se conectará à EF 030 em Unaí (MG).
Ao final da reunião, ficou acertado que na primeira quinzena de agosto a equipe da Petrocity fará uma reunião executiva com o prefeito Enivaldo dos Anjos (sem partido) para refinamento das informações e encaminhamento de temas como produção da UTAC, incentivos fiscais, legislação e identificação e qualificação de mão de obra para aproveitar o novo momento que está sendo criado.
O secretário de Desenvolvimento, Guilherme Fernandes, informou na reunião que esteve com na sede da Sudene em Pernambuco, quando ficou acertado o apoio da entidade na elaboração de legislações de incentivos a investimentos relacionados ao projeto ferroviário, não apenas para Barra de São Francisco, mas também para municípios vizinhos.