conecte-se conosco



Saúde

São João de Meriti inicia reabertura do comércio na Baixada Fluminense

Publicado

em


.

A prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, iniciou hoje (1º) a reabertura de parte do comércio e escritórios da cidade, após as medidas restritivas tomadas desde 16 de março e que foram ampliadas em 13 de maio, para conter a pandemia de covid-19. O anúncio foi feito por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook do prefeito, Dr. João, na sexta-feira (29).

No vídeo, o prefeito afirmou que a decisão foi tomada após reuniões com empresários, o gabinete de crise, a Secretaria de Saúde e diretores das emergências dos hospitais. De acordo com ele, houve na última semana uma estabilização no número de casos confirmados na cidade e um leve aumento nos óbitos.

“Após várias reuniões durante essa semana, nós tomamos a decisão de tornar um pouco mais flexível o comércio da nossa cidade e abrir algum tipo de comércio que estava liberado no decreto anterior. Estavam abertos os supermercados, as farmácias, material de construção, comércio de autopeças, as mecânicas, borracheiros, clínicas de saúde e mercados de pet“.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), São João de Meriti tem atualmente 868 casos confirmados de covid-19 e 96 óbitos.

Dr. João afirmou que um decreto especificando os estabelecimentos autorizados a funcionar e os cuidados necessários seria publicado hoje, mas o Diário Oficial do Município não estava disponível na página da prefeitura até o meio-dia.

Segundo o anúncio do prefeito, estão autorizados a funcionar a partir de hoje os escritórios de advocacia, contabilidade e arquitetura, as lojas de revenda de automóveis, os restaurantes, as barbearias e salões de beleza, lojas de aviamento e armarinhos, óticas e estacionamentos particulares.

O uso de máscara é obrigatório, assim como a disposição de álcool 70% na entrada do comércio, termômetro infravermelho para medir a temperatura de todos os clientes, máximo de três clientes por loja e distanciamento entre eles.

Continuam fechados bares e botequins, todos os cultos religiosos, salões de eventos e festas, academias, feiras, ambulantes, shoppings e lojas de roupa.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Estados e capitais melhoram divulgação sobre gastos com a covid-19

Publicado

em


.

Um ranking divulgado pela organização não-governamental Transparência Internacional aponta que a pressão da sociedade influenciou positivamente para que governadores e prefeitos fossem mais transparentes na divulgação de dados sobre contratações emergenciais para o enfrentamento do novo coronavírus. 

De acordo com a atualização do Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, 12 estados e 15 capitais brasileiras que tiveram avaliação Regular ou Péssima há um mês, passaram para as categorias Bom ou Ótimo.

A escala de avalização vai de zero a 100 pontos, sendo zero péssimo, indicando que o ente é avaliado como totalmente opaco; e 100 ótimo, mostrando que governo ou prefeitura oferece alto grau de transparência. O resultado foi divulgado na madrugada de hoje (29), um mês após a divulgação do primeiro levantamento.

Os dados mais recentes mostram que, em um mês, a avaliação média dos estados saltou 24 pontos e a das capitais, de 21 pontos. “Quando lançamos a primeira avaliação, a imprensa deu ampla cobertura e a sociedade começou a pressionar, insatisfeita com os resultados ruins. Em seguida, fomos procurados por prefeituras e governos estaduais do Brasil inteiro, interessados em melhorar e aumentar a transparência das informações que fornecem, mas também porque sabiam que estariam sob os holofotes novamente na segunda rodada”, conta o coordenador de pesquisa da Transparência Internacional no Brasil, Guilherme France.

Entre as administrações públicas avaliadas, não há mais nenhuma com nível de transparência péssimo. Os dados mais recentes mostram que também não há mais nenhum estado avaliado como ruim. “Quanto às capitais, nove delas tinham transparência classificada como ruim no ranking anterior e hoje isso ocorre com apenas uma: Porto Velho (RO)”, informou, por meio de nota, a ONG.

Ranking

Lideram o ranking o Espírito Santo, entre os estados, e João Pessoa, entre as capitais. Ambos alcançaram 100 pontos. O Espírito Santo subiu 2 pontos em relação ao primeiro levantamento e João Pessoa subiu 11 pontos, na comparação com a pesquisa anterior. atiniu consolidaram sua liderança no comparativo, melhoraram ainda mais e atingiram a pontuação máxima: 100 pontos”, informa a ONG.

O governador de São Paulo, João Doria, concede entrevista à imprensa O governador de São Paulo, João Doria, concede entrevista à imprensa

No primeiro levantamento, o estado de São Paulo havia ficado na penúltima colocação, mas subiu 57 pontos e atingiu a classificação Ótimo – Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

Após ter ficado em penúltimo lugar na primeira rodada de avaliação, o estado de São Paulo, subiu 57 pontos, atingindo 84,8 pontos. Com isso, deixou a classificação Ruim e passa para Ótimo. Outros destaques apontados pela Transparência Internacional foram, entre as capitais, Macapá, Manaus e Florianópolis. “Foram as [capitais] que mais melhoraram, com as duas cidades do Norte subindo 63 pontos e a do Sul, 62”, diz o levantamento.

Já Roraima, com 43 pontos, continuou tendo a pior colocação entre os estados, agora acompanhada pela Bahia (45,5 pontos) e pelo Rio de Janeiro (62). Porto Velho (39,2 pontos) e Boa Vista (40,5 pontos) são as capitais com a pior transparência.

Veja aqui o ranking completo abrangendo estados e capitais:

Papel da sociedade

Segundo o coordenador de pesquisa da Transparência Internacional no Brasil, Guilherme France, “os resultados comprovam que, quando há pressão social, há mudança”, disse ele ao destacar que, mais importante do que o reconhecimento do mérito dos gestores públicos nesse avanço, é a lição que fica sobre o papel da sociedade.

De acordo com a Transparência Internacional, uma das questões consideradas essenciais foi a adequação dos portais para que ofereçam dados em formato aberto, que possibilitem a leitura por programas de computador que podem detectar automaticamente indícios de corrupção e desperdício.

“Além da transparência ativa, o ranking também avalia o quanto os entes públicos se esforçam para criar canais para escutar a sociedade neste momento excepcional. Dessa forma, avaliaram-se os canais para recebimento de denúncias e de pedidos de acesso à informação”, informou a ONG.

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental internacional que atua por um mundo no qual governos, empresas, a sociedade civil e a vida das pessoas sejam livres de corrupção. Fundada em março de 1993, tem mais de 100 seções em todo o mundo e um secretariado internacional em Berlim.
 

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional12 minutos atrás

Casal branco aponta armas para manifestantes em protesto antirracista; assista

Reprodução/Twitter Caso aconteceu na cidade de St. Louis, nos EUA. Um casal de advogados branco foram flagrados apontando duas armas...

Economia13 minutos atrás

Auxílio Emergencial: Caixa alerta que não pede dados pessoais

Divulgação Caixa conversa com beneficiários apenas pelos canais oficiais; Entenda a diferença Nesta segunda-feira (29), A Caixa Econômica Federal lançou...

Polícia Federal22 minutos atrás

Operação Reencarnação investiga esquema criminoso envolvendo frigorífico em RO

. Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (29/6), a Operação Reencarnação, que investiga o crime de sonegação de...

Entretenimento22 minutos atrás

Bebê a bordo: Malvino Salvador será pai de um menino

Malvino Salvador e Kyra Gracie fizeram um pequeno chá revelação para descobrir o sexo do bebê neste domingo (28). Tudo...

Esportes23 minutos atrás

Semifinalistas do Carioca serão definidos na quarta e quinta-feiras

. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou as datas e locais dos jogos da...

Mulher28 minutos atrás

Mayra Cardi tem alergia emocional após expor relacionamento abusivo

Na sexta-feira (26),  Mayra Cardi publicou um vídeo no Instagram expondo as traições de Arthur Aguiar e dizendo que vivia...

Economia43 minutos atrás

Comércios de SP serão multados se permitirem entrada de consumidores sem máscara

Reprodução/Governo de SP Governador afirmou que comércios serão multados caso permita consumidores sem máscara. Multa será de R$ 5 mil...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!