conecte-se conosco



Destaque

Samatec firma parceria para 300 cursos de qualificação EaD a entidades de São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – A Samatec, escola de cursos técnicos e profissionalizantes de São Mateus, através do IDES, Instituto de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, que tem o Juliano da Samatec como presidente, vai ofertar através da FAMMOPOSAM (Federação das Associações de moradores de Bairro e Movimentos Sociais de São Mateus) 300 bolsas de cursos profissionalizantes EaD pelo “qualifica Samatec” a comunidade Mateense. A iniciativa pretende contribuir para que jovens estejam capacitados para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, “sabemos que a falta de capacitação é um agravante para o maior nível de desemprego visto entre jovens da nossa cidade e estamos motivados a ampliar e fortalecer entidades que ajudam a mudar essa realidade”. Disse Juliano da Samatec.
O apoio da Samatec, através do IDES, às entidades focadas na criação de oportunidades para jovens é resultado da preocupação do diretor da escola e presidente do IDES, o Juliano da Samatec, com o cenário de desemprego nessa faixa etária. No Estado do Espírito Santo, a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos em 2016 acompanhava os números do Sudeste segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 25%, essa situação é agravada pela disparidade entre os jovens que têm preparação, incluindo a formação tecnológica, e acesso a oportunidades e os que não têm.
 A Associação da comunidade Quilombola Nossa Senhora da Penha será uma das entidades beneficiadas pelo “qualifica Samatec 2017”, a comunidade que como todas as comunidades quilombolas no Brasil, enfrenta uma série de problemas de território invadido, jovens ociosos e falta de oportunidades de qualificação. “A parceria com a Samatec, através do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é fundamental para que posamos ampliar o alcance e impacto de nossas ações e possamos oportunizar qualificação aos nossos jovens” afirma a jovem Erica dos Santos, que também atua como secretária da entidade.
 Segundo o Samuel Batista Souza, vice presidente da FAMMOPOSAM (Federação das Associações de moradores de Bairro e Movimentos Sociais de São Mateus), o apoio da Samatec através da sensibilidade e preocupação com a capacitação do jovens mateenses por parte do Juliano é fundamental para que a entidade possa exercer uma das suas principais funções que é ofertar alternativas e oportunidades para aqueles que mais precisam, de outra maneira, não teriam recursos para oferecer cursos de capacitação para a comunidade, cerca de 18 entidades serão contempladas através da federação. “Eu acredito que os empresários têm que ter um cunho social. Tem que ter um papel social de desenvolvimento da cidade. Eu bato muito na questão da educação, porque é a educação que move o mundo.”, declarou.
 

Comentários do Facebook

Destaque

Menina revela ter sido estuprada pelo pai após se queixar de ‘dor na barriga’

Publicado

em

De acordo com a mãe da vítima, criança relatou que o pai a violentou dentro do banheiro da residência. Caso é investigado pela Delegacia da Mulher de Guarujá.

A Polícia Civil investiga um caso de estupro de uma menina de 10 anos em Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo depoimento da mãe aos policiais, a violência sexual contra a filha foi cometida em casa pelo pai da criança, de 30 anos, enquanto ela acompanhava um familiar hospitalizado. O suspeito ainda não foi localizado.

O crime ocorreu na residência em que a vítima vive com os pais e irmãos, localizada no bairro Aldeia, no Distrito de Vicente de Carvalho. Conforme relatado pela mãe da criança no boletim de ocorrência registrado pelos policiais, ela mantinha uma união estável com o homem, com quem tem quatro filhos.

A mãe relatou que, no início da tarde, saiu de casa para ficar como acompanhante de um familiar no hospital, deixando os filhos com o marido. De acordo com ela, por volta das 19h30 retornou à sua residência.

Ao chegar em casa, ela foi alertada pelo filho de 4 anos que o pai teria violentado a irmã. Ao conversar com a filha, a menina relatou que, durante a tarde, o pai, no banheiro da casa, havia tirado as suas roupas e a estuprado. A criança também se queixou de estar com dores na barriga devido a violência sexual.

A mãe afirmou aos policiais que levou a filha às pressas ao Pronto Socorro de Vicente de Carvalho e depois da criança ser atendida foi direto a delegacia, acompanhada de uma conselheira tutelar. Após relatar o caso, a vítima foi encaminhada para exame de corpo de delito.

O boletim de ocorrência foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia Sede de Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso está sob segredo de Justiça e agora é investigado por meio de inquérito policial pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade.


(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional4 minutos atrás

Chuvas de verão marcam esta terça em São Paulo

arrow-options Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo Deve chover no final da tarde em São Paulo Temperatura máxima de 32ºC e mínima...

Entretenimento4 horas atrás

Núbia Oliiver fala sobre ser boa de cama: “não precisa ser um filme erótico”

Falando sempre abertamente sobre sexualidade e relacionamento, Nubia Oliiver abordou recentemente um tema polêmico: “ser boa de cama”. A modelo...

Estadual4 horas atrás

Moradora de Ibatiba deve ser reembolsada por empresa de intercâmbio esportivo

A autora afirmou que firmou contrato com a requerida, mas, antes do início da prestação dos serviços, comunicou a impossibilidade...

Estadual4 horas atrás

Cliente atingida por estrutura do teto de supermercado deve receber R$4 mil em indenização

De acordo com o juiz, o estabelecimento deixou de zelar pela segurança do ambiente e, assim, garantir a integridade física...

Estadual4 horas atrás

Presidente do Tribunal de Justiça participa da solenidade de inauguração da nova sede do TRT-ES nesta segunda-feira (17/2)

O edifício foi inaugurado pelo presidente do TST, ministro João Batista Brito Pereira e pela presidente do TRT-ES, desembargadora Ana...

Nacional5 horas atrás

Policial vê prefeita com carro oficial em outlet, tenta detê-la e é preso; veja

arrow-options Arquivo pessoal Placa do automóvel foi danificada pelo policial civil. Um policial civil foi preso após dar voz de...

Política5 horas atrás

Weintraub provoca gestão Doria por não aderir escolas cívico-militares

arrow-options Carolina Antunes/PR – 29.5.19 Ministro da Educação Abraham Weintraub O ministro da Educação Abraham Weintraub criticou indiretamente nesta segunda...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana