conecte-se conosco


Estadual

Saiba que veículos devem usar as novas placas do Mercosul a partir de dezembro

Publicado

em

Além disso, as novas placas serão exigidas para carros em processo de transferência de município, propriedade ou quando houver substituição

VITÓRIA (ES) – As novas placas padrão Mercosul devem começar a ser implantadas no começo de dezembro no Espírito Santo e em todos os estados brasileiros, com exceção do Rio de Janeiro, que já disponibiliza o modelo desde setembro deste ano.

A decisão, adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), será obrigatória para veículos novos e para carros em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. De acordo com o Contran, até 31 de dezembro de 2023 todos os veículos nacionais deverão estar rodando com a nova identificação.

O objetivo é inibir crimes transnacionais. O novo modelo é considerado mais seguro e eficiente no combate à clonagem de placas.

Como será a nova placa

As novas placas são revestidas com película retrorreflexiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo apresenta sete caracteres alfanuméricos e também o Quick Response Code (QRCode) e número de ID único, para coibir fraudes e substituir o lacre, além do brasão do município.

Além disso, os novos modelos serão divididos por cores e de acordo com categorias. Dessa forma, os veículos particulares vão ser na cor preta. Os de utilização comercial, como de auto escolas, na cor vermelha. Os veículos oficiais vão ser na cor azul, os especiais verdes, os diplomáticos amarelos e os prateados para colecionadores.


(*Folha Vitória)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Preço do diesel será reajustado em 13 estados e no DF a partir de novembro
publicidade

Estadual

Hospital Estadual de Urgência e Emergência promove ação no Dia Mundial do Diabetes

Publicado

em

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, orientou usuários e colaboradores sobre a importância de se atentar à quantidade de açúcar presente em alimentos e bebidas. A ação da equipe de Nutrição Clínica foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que aconteceu na última quinta-feira (14). Para exemplificar a ação, foi criado um expositor com figuras de biscoitos, chocolates e refrigerantes e a quantidade de açúcar que cada um deles contém.

“Seis quadradinhos de uma barra de chocolate ao leite convencional equivalem a uma colher de sopa de açúcar. Por isso, é muito importante se atentar ao que é consumido e a quantidade desses alimentos”, explicou Sabrina Coelho, nutricionista do HEUE.

Segundo Sabrina Coelho, a proposta da ação educativa é orientar sobre os cuidados necessários com a saúde, principalmente com as crianças, e, consequentemente, evitar doenças como o Diabetes.

O Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, atualmente existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Sabrina Coelho explicou que existem dois tipos de diabetes – tipo 1 e tipo 2. “O tipo 1 é uma doença crônica, mais frequente em adultos. Pessoas que com parentes próximos necessitam fazer acompanhamento da glicose no sangue. Já o diabetes tipo 2, acontece quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida”, explicou a nutricionista.

Ela afirma ainda que o sobrepeso, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e falta de uma atividade física contribuem para o aparecimento do diabetes tipo 2. “É uma doença silenciosa, que pode ser tratada. Por isso, é essencial manter uma alimentação mais saudável, acompanhada de exercícios físicos”, acrescentou.

Leia mais:  Homem é morto com seis tiros e corpo é jogado perto de destacamento da PM

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

(27) 3194-0122

[email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional2 minutos atrás

Ex-presidente paraguaio acusado de financiar doleiro terá extradição solicitada

arrow-options JORGE ADORNO/Newscom Horacio Cartes Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (19), após a deflagração da Operação Patrón ,...

Mulher2 minutos atrás

Bodas de casamento: que tal comemorar montando uma mesa posta temática?

Já ouviram falar nas Bodas de Casamento ? A palavra boda deriva do latim vota, plural de votum (promessa). Trata-se...

Política49 minutos atrás

Deputado pede explicações sobre suposto uso de livro de Ustra no Itamaraty

arrow-options Marcos Corrêa/PR Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) entrou com um requerimento na Câmara...

Economia49 minutos atrás

Petrobras reajusta gasolina ao maior valor desde maio; diesel também sobe

arrow-options Divulgação Petrobras reajustou gasolina ao maior valor desde maio A Petrobras reajustou nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, o preço...

Economia49 minutos atrás

BC propõe renegociar dívidas de quem fizer curso de educação financeira

arrow-options Marcelo Camargo/Agência Brasil Roberto Campos Neto prepara programa de renegociação de dívidas de quem fizer curso de educação financeira...

Economia49 minutos atrás

Operação desarticula quadrilha e MC é preso por dar calote em compra de cachorro

arrow-options Polícia Civil A Polícia Civil cumpriu diversos mandados na Operação Magneto Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil...

Carros e Motos2 horas atrás

Veja 5 scooteres inéditos que estão no Salão Duas Rodas 2019

arrow-options Guilherme Menezes/iG Salão Duas Rodas 2019 conta com várias opções de scooteres para todos os gostos e bolsos O...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana