conecte-se conosco



Estadual

Saiba como conseguir desconto de até 40% em multas de trânsito

Publicado

em

Foto: Diário do Litoral

Por meio do aplicativo do Detran, além do desconto, também é possível parcelar o pagamento

Ser multado por qualquer infração não é bom e representa um descumprimento das leis de trânsito. No entanto, em tempos de crise econômica, qualquer ajuda para colocar as contas em dia é bem vinda.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), oferece desconto de até 40% para o pagamento de multas, além da possibilidade de parcelamento dos débitos do veículo, por meio do aplicativo.

O diretor-geral do órgão, Givaldo Vieira, afirmou que as formas de pagamento são opções para facilitar a quitação dos débitos, mas que os condutores devem sempre obedecer às regras de trânsito, evitando cometer infrações.

“As multas e as penalidades previstas estão definidas no Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo é que os condutores respeitem as normas para que o trânsito seja seguro para todos. Mas, caso seja multado, o cidadão tem as facilidades do desconto de 40%, com a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou 20% com o pagamento até o vencimento”, disse.

Quem pode ter o desconto de até 40%?

De acordo com o Detran-ES, para ter direito ao desconto de até 40% em multas pagas até o vencimento, o cidadão deve optar por não apresentar defesa prévia e nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração.

Além disso, o condutor deve ter realizado a adesão ao SNE antes do cometimento da infração e de ter recebido as notificações de autuação e de penalidade pelo aplicativo.

Veja o passo a passo para conseguir o desconto de até 40%:

– Para conseguir o desconto é preciso aderir ao SNE. O serviço está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito pode ser baixado pelo App Store e Google Play.

– O aplicativo é o mesmo utilizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV). Basta acessar o ícone “Infrações” e habilitar a adesão ao SNE.

– A consulta das infrações pode ser realizada de duas maneiras. São elas:

Por Infrator: Nesta consulta, serão disponibilizadas todas as multas do cidadão infrator, na qual você, o usuário logado no aplicativo, é o infrator.

Por Veículo: Já nesta consulta, as multas estarão agrupadas pelo veículo do qual você é o proprietário.

– Após realizar a escolha e preencher os dados solicitados, as infrações serão visualizadas.

E o desconto de 20%?

Os condutores ou proprietários de veículos que optarem por não aderir ao SNE ou, ainda, aqueles que aderirem após a notificação já ter sido enviada podem ter desconto de até 20% no valor da multa desde que efetuem o pagamento até a data do vencimento. De acordo com o Detran-Es, nesta modalidade de desconto, o cidadão pode recorrer da autuação recebida.

Como fazer o parcelamento?

Além das multas de trânsito, também é possível solicitar o parcelamento do Licenciamento Anual e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Segundo o Detran-ES, essa opção viabiliza o pagamento mediante o uso de cartões de débito ou crédito, e visa dar uma nova alternativa para o proprietário regularizar a situação do veículo.

O pagamento pode ser feito por meio de correspondente bancário credenciado ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e homologado pelo Detran-ES. Os interessados em realizar o parcelamento devem entrar em contato com uma das empresas listadas no site do Detran-ES.

De acordo com o órgão, cada empresa credenciada é um correspondente bancário que irá oferecer um plano de parcelamento em até 12 vezes, com possibilidade de utilização de cartão de crédito das principais bandeiras disponíveis.

Os encargos e eventuais diferenças de valores a serem cobrados por conta do parcelamento via cartão de crédito ficam, exclusivamente, a cargo do titular que aderir a modalidade de pagamento. Todo o valor das taxas e impostos serão automaticamente creditados na conta do Estado.

A aprovação e efetivação do parcelamento dos débitos relativos ao veículo libera o licenciamento e a respectiva emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o que possibilita a regularização da situação do veículo.


(*Folha Vitória)

 

Comente Abaixo
Saúde2 minutos atrás

SP antecipa de 12 para 8 semanas aplicação da segunda dose da Pfizer

O governo de São Paulo decidiu antecipar em quatro semanas a aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 para...

Saúde3 minutos atrás

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o...

Saúde3 minutos atrás

Fiocruz desenvolve teste molecular para detectar hanseníase

Após décadas de pesquisas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu o primeiro teste molecular para hanseníase, inédito no país. Trata-se...

Policial3 minutos atrás

PM detém suspeitos e apreende arma de fogo

Na madrugada dessa quarta-feira (22), militares obtiveram êxito na detenção de quatros suspeitos que estavam em posse de uma arma...

Mulher3 minutos atrás

Promotoria conclui apresentação do caso de tráfico sexual do cantor R. Kelly

Reprodução/Instagram R.Kelly Após cinco semanas de depoimentos que incluíram relatos pessoais cruéis de abuso sexual, físico e emocional, os promotores...

Tecnologia3 minutos atrás

Marca lança robô que segue o dono carregando suas coisas; veja o vídeo

Reprodução/Youtube/Piaggio Fast Forward Gitamini é um robô que segue seu dono A marca italiana Piaggio Fast Forward, subsidiária da empresa automotiva Piaggio,...

Política3 minutos atrás

Prevent Senior fraudou declaração de óbito da mãe de Luciano Hang, diz dossiê

Reprodução: ACidade ON Empresário bolsonarista Luciano Hang O dossiê elaborado 15 médicos que trabalharam saúde Prevent Senior e entregue à CPI da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!