conecte-se conosco



Nacional

Sabesp é obrigada a fornecer água a favelas em meio a pandemia

Publicado

em

source
Favela do Heliópolis em São Paulo arrow-options
Reprodução/Facebook Heliópolis

Favela do Heliópolis em São Paulo

Uma liminar da Justiça de São Paulo nesta terça-feira (7) obrigou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a abastercer as favelas com água durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). A decisão determinou que um cronograma de trabalho deverá ser apresentado pela companhia em até 72 horas.

Depois que esse calendário for apresentado, a companhia terá cinco das para comprovar as medidas tomadas. Em caso de descumprimento, foi estipulada uma multa de R$ 100 mil por dia.

Leia também: Prefeitura São Paulo vai acabar com serviço para usuários da cracolândia

A decisão é provisória, o que significa que ela pode ser revertida conforme o andamento e o julgamento do mérito do processo. Ela diz que, em meio a pandemia, a falta d’água impede medidas básicas de prevenção, como lavar as mãos, e atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público paulista.

“O perigo na demora evidencia-se em face do risco de colapso do sistema hospitalar com um cenário de contaminação expandida pela negativa de oferta de item básico a uma parcela expressiva da população, além do risco óbvio de atingimento das vidas de inúmeras pessoas​”, diz a decisão assinada pela juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi.

Leia também: Ministério da Saúde não sabe quantos testes de Covid-19 foram feitos

Segundo balanço desta terça-feira (7) do Ministério da Saúde, o Brasil tem 667 mortes e 13.717 casos confirmados de Covid-19. Essa foi a primeira vez que o levantamento divulgou mais de 100 novas mortes. O número foi de 114.

O estado de São Paulo é o que tem mais mortes, com 371 das 667 ocorrências. A letalidade é de 6,5% no estado. No quadro de casos confirmados, ele também lidera a lista. O estado tem 5.682 pessoas infectadas pelo coronavírus.

Comentários do Facebook

Nacional

Justiça do Rio impede reabertura e suspende cultos em templos religiosos

Publicado

em


source
Crivella
Marcelo Crivella / Facebook

Reabertura foi autorizada pelo prefeito Crivella no início da semana

A 7ª Vara de Fazenda Pública da Justiça do Rio de Janeiro suspendeu a autorização para o funcionamento de templos e a realização de cultos religiosos na cidade. A  autorização havia sido publicada pela prefeitura no decreto municipal 47.461, de 25 de maio.

Leia também: Caso João Pedro: policiais mudam versão sobre quantidade de tiros disparados

O juiz Bruno Bodart, que aceitou os pedidos feitos pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público do Estado, também determinou que a prefeitura fiscalize de forma efetiva o cumprimento de medidas de isolamento social contra a covid-19 .

Segundo o magistrado, o novo coronavírus pode se propagar não apenas entre os frequentadores das cerimônias religiosas, como também entre outras pessoas, o que coloca em risco a saúde e a vida de terceiros.

Leia também: PGR investigará se Eduardo Bolsonaro cometeu crime contra segurança nacional

A prefeitura informou que os templos religiosos nunca estiveram fechados e que o decreto apenas formalizou a abertura destes locais, para evitar dúvida. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a Procuradoria Geral do município está recorrendo da decisão judicial.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Carol Nakamura posa com maiô aberto e seios enormes se destacam: “Mulher impecável”

  Musa elevou o clima nas redes sociais Carol Nakamura elevou o clima na web depois de posar deslumbrante em...

Economia41 minutos atrás

Caixa explica divergência de números da Dataprev sobre auxílio

Reprodução Youtube Caixa Econômica Federal Caixa contabiliza cadastros por CPF e a Dataprev, pelo número de envios de dados; Confira...

Esportes1 hora atrás

Após cancelamento de maratona, corredor propõe “desafio solidário”

. A pandemia da covid-19 forçou o adiamento da Maratona de Porto Alegre, que seria neste domingo (31), para novembro....

Economia2 horas atrás

Mães adolescentes podem pedir auxílio a partir de hoje (30)

Reprodução Youtube Caixa Econômica Federal Caixa divulgou regras para mães adolescentes se candidatarem aos cadastros Em coletiva de imprensa neste...

Entretenimento2 horas atrás

“Tive uma redução muito grande de salário”, revela Rodrigo Faro

A maré não está mesmo para peixes. Rodrigo Faro fez uma live com o humorista Carlinhos Maia, na noite desta...

Saúde2 horas atrás

Segunda cidade mais populosa do RJ, São Gonçalo mantém isolamento

. A cidade de São Gonçalo, a segunda mais populosa do estado do Rio de Janeiro, decidiu prorrogar medidas de...

Mulher2 horas atrás

Tantra para iniciantes: 11 passos simples para uma noite fantástica

Em tempos de isolamento social, muitos casais têm procurado formas de elevar a intimidade a outro nível. Além do confinamento,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!