conecte-se conosco


Mulher

Rompimento do hímen ainda é causa de dúvidas: Delas responde

Publicado

em

Iniciar a vida sexual é sempre um momento de ansiedade – preferencialmente positiva -, e as primeiras vezes nem sempre são as melhores, podendo até doer e provocar leves sangramentos, resultado do rompimento do hímen. Isto, no entanto, não é uma regra para todas as mulheres, já que a membrana pode ser mais ou menos flexível para cada uma, e vale ficar de olho no caso de sentir muita dor, principalmente se isso ocorrer com frequência, durante a penetração.


O rompimento do hímen costuma ocorrer após as primeiras relações sexuais envolvendo penetração, e pode doer
shutterstock

O rompimento do hímen costuma ocorrer após as primeiras relações sexuais envolvendo penetração, e pode doer

O hímen é uma fina membrana localizada no interior do canal vaginal, normalmente com um orifício no centro para deixar passar secreções e a menstruação, e que se rompe nas primeiras relações sexuais, sendo comum que as mulhere sintam dor. Isso, porém, não é regra e sentir dor durante a penetração, principalmente no momento de iniciação da vida sexual, não está necessariamente relacionado ao rompimento do hímen .

É sobre isso que se pergunta um leitor do Delas (cuja identidade será preservada), que nos escreveu por e-mail: “Eu e a minha esposa estamos com dificuldade na hora da penetração. Ela foi ao ginecologista e deve realizar alguns exames, mas está com receio porque acha que ainda permanece virgem [com o hímen íntegro]. Como podemos saber onde está o problema?”

O rompimento do hímen


Durante o rompimento do hímen, sentir dores e sangrar é normal, mas não acontece para todas as mulheres
shutterstock

Durante o rompimento do hímen, sentir dores e sangrar é normal, mas não acontece para todas as mulheres

O rompimento do hímen costuma ocorrer após as primeiras relações sexuais envolvendo penetração, como explica a ginecologista, obstetra e terapeuta sexual Ana Paula Junqueira. Nesse momento, a membrana se desloca e vai se rompendo, “sobrando apenas um pequeno resquício, como se fosse uma cicatriz do rompimento, que é a parte que fica presa ao canal  vaginal e chamamos de carúnculas”.

Falando sobre a dor que algumas mulheres sentem devido ao rompimento do hímen, ela esclarece que, muitas vezes, a dor está mais relacionada ao preparo e nervosismo da mulher para a relação do que ao hímen em si. “Ela estar bem lubrificada, com vontade e confortável no momento, com alguém que elas confiam, interferem se ela vai sentir dor ou não, e pode não ter nada a ver com o rompimento da membrana”, ressalta.

Leia mais:  Como emagrecer de verdade? Saiba as “fake news” espalhadas sobre perder peso

Com relação à dúvida do leitor, Ana Paula diz que é possível, sim, que não tenha ocorrido totalmente o rompimento do hímen, isso não é incomum. Entretanto, para saber se este é o caso, apenas por meio de um exame ginecológico que, segundo ela, é bastante simples.

“Aí, quando não ocorre totalmente o rompimento do hímen, a mulher vai continuar sentindo dor ou desconforto, mesmo depois de ter as primeiras relações sexuais. Porém, às vezes, não é isso que acontece. Pode ser o  caso de uma dispareunia [dor que a mulher sente quando o pênis atinge o fundo do canal vaginal] ou mesmo um vaginismo [quando a vagina rejeita qualquer toque e se contrai, impedindo a penetração], e isso tem que ser considerado para encaminhar a paciente para o tratamento correto”, afirma.

Tipos de hímen


O tipo de membrana pode interferir no rompimento do hímen; em alguns casos, uma interferência cirúrgica é necessária
shutterstock

O tipo de membrana pode interferir no rompimento do hímen; em alguns casos, uma interferência cirúrgica é necessária

É importante considerar que existem “tipos” diferentes de membrana, ou seja, ela pode adquirir diferentes formas e resistências, e isso “afeta” o rompimento do hímen, podendo ser até necessária uma intervenção cirúrgia, em alguns casos.

O tipo mais comum, presente na maioria das mulheres, é o hímen anular. “Ele vai se acomodando e se rompendo conforme acontece a penetração, podendo sangrar um pouco e provocar certa dor em algumas mulheres ”, explica a ginecologista, obstetra e terapeuta sexual.

Outro tipo bastante comum é o hímen complacente . “Ele permite que aconteça a penetração, sem dor, mas aquela membrana fica ali. Demora mais para se romper, ou não se rompe, mas é bastante flexível e se adapta durante a relação sexual.”

Existem mais três tipos, menos comuns, e que dão um pouco mais de trabalho para se romper. O primeiro deles é o hímen septado: no orifício da membrana, há uma pele que divide esse orifício em dois. “Essa pele no meio da abertura é mais resistente que o resto da membrana. Aí o médico pode sugerir o uso de lubrificantes, de alguma pomada específica ou ele mesmo pode cortar a pelinha para aliviar o incômodo que a paciente vai sentir”, explica Ana Paula.

Leia mais:  Aprenda técnicas de respiração que podem te ajudar a sentir mais prazer no sexo

A segunda variante é o hímen cribiforme. Neste caso, a membrana se assemelha a uma rede, com vários furinhos, que permitem a passagem normal de secreções e da menstruação normalmente, mas é bem mais resistente. Em mulheres com hímen cribiforme, a ruptura acaba sendo dificultada e a dor é bem mais comum, “pode até exigir uma intervenção cirúrgica para realizar o rompimento do hímen”.

Por fim, ainda existem mulheres que nascem com o hímen do tipo imperfurável. Mas as que nascem com essa condição costumam detectá-la antes mesmo de ter a primeira relação sexual, pois a membrana, sem nenhum tipo de orifício, impossibilita até mesmo a passagem de secreções e do sangue menstrual.

“Quando a menina menstruar pela primeira vez, o sangue vai ficar retido no canal vaginal, ele não vai ser eliminado pelo corpo, e isso vai provocar muita dor nela, além de aquele sangue parado poder provocar complicações. Aí a paciente tem de ser levada direto para o centro cirúrgico para ser realizada uma perfuração e ainda drenar o sangue que ficou preso no canal vaginal”, explica a médica.

O hímen imperfurável, porém, é extremamente raro. Por outro lado, existem ainda mulheres que nascem sem o hímen, que se forma ainda na fase fetal – e não há nenhum problema nisso, até porque, ter ou não a membrana não é indicativo de virgindade, muito menos de pureza.

Leia também: Você conhece sua pepeca? Saiba tudo sobre vagina, vulva e região íntima

Tem mais dúvidas sobre o rompimento do hímen , sexo e posições sexuais Entre em contato conosco pelo  sexo@igcorp.com.br e nós traremos um especialista para respondê-la com sigilo total!

Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

Quando devo lavar a toalha de banho? E como cuidar para a peça não ressecar?

Publicado

em

Em um fórum de discussão no site Mumsnet , uma mulher, que não foi identificada, declarou que gosta de lavar a toalha de banho após cada uso e, diante disso, questionou os outros usuários se estava sendo irracional por essa atitude. O post recebeu mais de 280 comentários.

Leia também: Como limpar o banheiro? Especialista ensina passo a passo e dá dicas de limpeza


Em um fórum da internet, mulher questiona se está sendo irracional ao lavar a toalha de banho toda vez que a usa
shutterstock

Em um fórum da internet, mulher questiona se está sendo irracional ao lavar a toalha de banho toda vez que a usa

Alguns membros do tópico criticaram a decisão de fazer a lavagem da toalha de banho todo dia. “Que desperdício de energia, água e tempo. Eu uso a minha depois de me limpar. Talvez você está fazendo algo diferente”, diz um. “Isso não é nada normal. Use e depois pendure para que possa secar. Ela não está suja após utilizá-la uma vez”, comenta outro.

“Isso é muito incomum, a menos que você a deixe jogada no chão”, opina um terceiro. “Pendure-a bem para secar e a reutilize. É claro que, se ficar suja ou com odor, lave-a”, expõe outro. Já uma das participantes simplesmente afirmou que esse comportamento era “ridículo”.

Por outro lado, uma mulher concordou com o hábito da autora da postagem e compartilhou sua história. “Eu tomo cerca de dez banhos por semana e uso uma toalha para cada um. Mas, opto pela pequena, que equivale a três grandes. Posso colocar todas na máquina e elas secam rapidamente. Não posso evitar. Só não consigo usá-la mais de uma vez”, detalha.

Afinal, com frequência a toalha de banho deve ser lavada?


Lavar todo dia a toalha de banho é realmente necessário para deixá-la limpa? Quais recomendações devem ser seguidas?
Pexels

Lavar todo dia a toalha de banho é realmente necessário para deixá-la limpa? Quais recomendações devem ser seguidas?

Fazer a lavagem diariamente é uma decisão que cabe a cada um. No entanto, isso não é necessário para mantê-la limpa. Em entrevista ao Delas , Ruth Shammah, consultora da Camesa, explica que a recomendação é lavar a toalha até duas vezes por semana. “Em épocas mais quentes, em que os banhos são mais frequentes, essa frequência pode aumentar”, esclarece.

Leia mais:  Conheça 4 lugares para comer falafel além da receita tradicional em São Paulo

Além disso, a especialista elucida que a peça permanece limpa até a quinta vez em que é utilizada. Após isso, ela passa a acumular fungos, bactérias e ácaros. Outro ponto importante para evitar contaminações é não compartilhar a peça com outras pessoas. Dessa forma, cada um deve ter a sua própria toalha de banho. 

Veja como lavá-la corretamente 


Saber como lavar a toalha de banho corretamente é essencial para deixá-la sempre limpa, macia e agradável ao toque
FreePik

Saber como lavar a toalha de banho corretamente é essencial para deixá-la sempre limpa, macia e agradável ao toque

As suas toalhas estão ásperas e ressecadas? Isso pode ser resultado da forma com que foram lavadas. Para isso, separamos algumas dicas, com a ajuda da Camesa, para que fiquem sempre macias, higienizadas e com boa aparência. Confira:

1. Atenção redobrada ao modo de lavagem

Comprou uma nova? Ela deve ser lavada logo antes de ser usada pela primeira vez. Isso porque, quando está exposta em alguma loja sem proteção, acumula poeira e entra em contato com diversas bactérias e impurezas. Portanto, é sempre importante fazer a limpeza adequada para poder ser utilizada e não oferecer riscos à saúde.

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças

Ao colocar na máquina, o sabão em pó em excesso pode ser prejudicial. Por isso, dissolva o produto em água previamente. Já em relação à temperatura, recomenda-se que a água esteja fria. Se estiver quente, pode fazer com o que a cor desbote e diminua o poder de absorção da peça.

Outro ponto importante é não misturar com outros itens de cama e mesa. O correto é separar as toalhas por cor e nunca lavar as escuras com as claras, assim como as roupas usadas no dia a dia.

Leia mais:  Como deixar o look mais jovem usando color blocking?

2. Substitua o amaciante por vinagre

No lugar do amaciante, você pode usar vinagre branco. O produto é capaz de auxiliar na manutenção das cores, além de limpar as fibras e remover os cheiros desagradáveis.

3. Não use ferro de passar

Você sabia que o ferro de passar não é recomendado para passar a toalha? Isso porque, por ser uma fonte excessiva de calor, quando entra em contato com as fibras do item pode causar danos, como é o caso da diminuição da absorção da água. Além disso, com o tempo, irá perder a maciez e passará a ficar áspera. Para evitar isso, apenas desamasse com a mão antes de dobrá-la.

4.  Coloque para secar corretamente

A recomendação é deixar a peça secar à sombra e em um local bem ventilado. Não deixe exposta ao sol, uma vez que isso poderá danificar suas fibras e deixá-las enrugadas e ressecadas. O processo de secagem pode ser feito na secadora, com atenção especial às temperaturas. Opte sempre pelas mais baixas.

A peça está ressecada e deseja renová-la? Confira o que fazer


Tem alguma toalha de banho que está guardada há muito tempo e deseja usá-la novamente? Veja passo a passo
FreePik

Tem alguma toalha de banho que está guardada há muito tempo e deseja usá-la novamente? Veja passo a passo

Sabe aquela toalha antiga que já está um pouco desgastada? A boa notícia é que dá para fazer alguns lavagens especiais e conseguir com que ela volte a ter brilho, maciez e fique mais clara e desengordurada. É importante que ela já esteja lavada antes de seguir o passo a passo abaixo:

  1. Em uma bacia, coloque dois litros de água fria e misture com um copo americano de álcool;
  2. Deixe as toalhas de molho nessa mistura de um dia para o outro. Depois, retire-as;
  3. Pegue um recipiente com dois litros de água e adicione 50 ml de detergente neutro para cada toalha. Deixe de molho de 2 a 3 horas;
  4. Enquanto aguarda, misture 500 ml de vinagre branco com uma colher de sopa de condicionador;
  5. Enxágue as peças e coloque a mistura acima em um balde com água. Deixe por meia hora e, em seguida, enxágue;
  6. Torça as toalhas e coloque-as para secar à sombra. Depois, bata-as no tanque ou na parede. Este passo irá fazer com que as fibras se abram e sua toalha fique bem macia.
Leia mais:  Cansada de suas alergias alimentares, jovem começa a comer insetos

Leia também: Esponja de lavar louça acumula germes durante uso; saiba como higienizá-la

Repita o processo de três a quatro vezes, até que a toalha de banho esteja do seu agrado para poder ser usada novamente. No final, ela ficará como nova.

Fonte: IG Delas
Comentários do Facebook
Continue lendo

Votação

O eleitor mateense tem até 07 de março de 2019, a chance de indicar espontaneamente, o que pode ser no futuro o PREFEITO do Município. Escolha entre esses candidatos apresentados:

Direto de Brasília7 minutos atrás

Crocodilo gigante já matou 300 pessoas e é conhecido como “demônio” na África

Reprodução Crocodilo Gustave é tão temido pelo povo do Burundi que a mitologia local o aponta como um “demônio” Um...

Esportes2 horas atrás

Bra-Pel: a centenária rivalidade entre Pelotas e Brasil de Pelotas

O clássico Bra-Pel, entre o Brasil e o EC Pelotas, tem mais de cem anos de história e foi considerado...

Mulher2 horas atrás

Quando devo lavar a toalha de banho? E como cuidar para a peça não ressecar?

Em um fórum de discussão no site Mumsnet , uma mulher, que não foi identificada, declarou que gosta de lavar...

Mulher2 horas atrás

Blocos de carnaval para crianças: veja a programação de São Paulo para 2019

Os blocos de carnaval de São Paulo são um sucesso e estão atraindo cada vez mais turistas para a capital...

Mulher2 horas atrás

5 produtos para bebês que você também pode usar na sua rotina de beleza

Que adulto nunca usou produtos para bebês, não é mesmo? Por terem a pele mais sensível, os especialistas não indicam...

Entretenimento3 horas atrás

Princesa do pop, plebeia latina e Glenn Close na briga por Atriz no Oscar 2019

A categoria de Atriz principal é a que reúne as melhores atuações entre todas aquelas destacadas no Oscar 2019. Com...

Entretenimento3 horas atrás

Disputa por Ator no Oscar tem favorito contestado e expectativa por Cooper

Contra todos os prognósticos e com uma considerável torcida contra, o americano Rami Malek chega ao Oscar, que será realizado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana