conecte-se conosco


Nacional

Romeu Zema negocia com governo federal para privatizar o metrô de Belo Horizonte

Publicado

em

Metrô de Belo Horizonte
Reprodução
Governo Zema quer privatizar o metrô de Belo Horizonte


Eleito com a promessa de expandir Minas Gerais da capital para o interior, o governador Romeu Zema (Novo) pretende privatizar o serviço de metrô de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, durante audiência na Assembleia Legislativa.

Leia também: Em dia de atos, governador chora ao anunciar investimento na educação em MG

Para que o metrô seja repassado à iniciativa privada, entretanto, é preciso de autorização do governo federal, já que o transporte metroviário de Minas Gerais hoje é controlado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

Durante a audiência, o secretário apresentou a atual estrutura da secretaria, explicou que a pasta aderiu ao contingenciamento feito em todo o Estado – em função do alto déficit financeiro vivenciado – e apresentou os principais projetos e perspectivas para esta gestão, bem como os desafios. Os orçamentos tanto da Setop quanto do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DEER) tiveram contingenciamento de mais de 50% cada.

Leia também: Tremor de terra é sentido em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo

Entre os projetos priorizados por Zema está um planejamento para contornar a escassez de recursos de forma a viabilizar a conclusão das obras públicas paralisadas no estado.

O secretário aproveitou a audiência para anunciar que o governo está organizando um catálogo com o detalhamento de todas as obras paralisadas em Minas Gerais, que será apresentado aos deputados com objetivo de viabilizar um projeto de crowdfunding junto aos parlamentares.

Leia também: Onça-pintada rara que passeava pelas ruas de Juiz de Fora (MG) é capturada

“Essa é uma iniciativa que temos buscado. Queremos que todos os deputados olhem com muito carinho para este documento. Nossa ideia é contar com vocês para poder melhor direcionar as emendas parlamentares para aqueles projetos que têm condições de ter resolutividade em um curto espaço de tempo”, afirmou.

Leia mais:  Sérgio Cabral negocia acordo de delação premiada com a Lava Jato, diz jornal

Barcelos disse ainda que o governo Zema já conversa com a União para continuar com o projeto de privatização do metrô.

A boa notícia é que o governo federal já sinalizou que quer estadualizar a CBTU e hoje estamos nos preparando para receber essa empresa e na sequência viabilizar a concessão da linha 1 e planejar a expansão para as linhas subsequentes do metrô ”.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Navio de resgate com 42 imigrantes a bordo fura bloqueio na Itália

Publicado

em

migrante em navio
Sea-Watch
“Decidi entrar no porto. Sei o que risco que estou tomando, mas os 42 náufragos a bordo estão esgotados. Vou levá-los a um lugar seguro”, disse a capitã do navio


Um navio da ONG alemã Sea Watch anunciou nesta quarta-feira que furou o bloqueio das águas territoriais italianas e que irá desembarcar 42 migrantes e refugiados  no porto de Lampedusa, na Itália , mesmo sem permissão.

A decisão contraria o decreto do vice primeiro-ministro Matteo Salvini, que prevê multa para embarcações que resgatem imigrantes  no mar. No Twitter, a capitã do Sea-Watch 3, Carola Rackete, de 31 anos, disse que está ciente do risco que corre, mas que a decisão foi motivada pelo estado de saúde delicado dos resgatados. “Decidi entrar no porto de Lampedusa. Sei o que risco que estou tomando, mas os 42 náufragos a bordo estão esgotados. Vou levá-los a um lugar seguro”, escreveu.

Antes de ultrapassar o limite das águas italianas, a embarcação, com uma bandeira holandesa, navegou ao longo do bloqueio por dez dias. A Sea Watch chegou a entrar com um pedido de medida cautelar no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos , exigindo que a Itália abrisse seus portos por motivo de emergência. Apesar de rejeitar o pedido, o órgão pediu que Roma “continuasse a prestar a assistência necessária” às pessoas vulneráveis a bordo.

Conforme determina um novo decreto de Salvini , aprovado há duas semanas, a capitã do barco e os responsáveis pela ONG podem responder a ações judiciais e receber multa de até 50 mil euros, além de ter o navio apreendido.

Em resposta ao anúncio da Sea Watch, o vice primeiro-ministro italiano publicou um vídeo no Facebook, em que acusa a entidade de fazer um “sórdido joguinho político” e diz que os governos da Alemanha e da Holanda “responderão” pela “indiferença demonstrada”.
“Vamos usar todos os meios democraticamente permitidos para bloquear este insulto ao direito e às leis”, ameaçou Salvini.

Leia mais:  Bolsonaro celebra MP da reforma administrativa apesar de derrota de Moro

No ano passado, Salvini, que é chefe do partido de ultradireita Liga, entrou em conflito com ONGs de direitos humanos após decidir fechar os portos da Itália a embarcações de resgate humanitário. De acordo com a lei internacional, o resgate de náufragos em águas internacionais é obrigação das embarcações que estiverem por perto.

Neste ano, quase 350 pessoas já morreram durante travessias no Mediterrâneo, segundo estimativas da ONU. 

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia15 minutos atrás

Maia sai de encontro com governadores sem acordo sobre Previdência

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) não chegou a acordo com governadores sobre a reforma O presidente da Câmara...

Economia15 minutos atrás

Deputados aprovam projeto de Doria que reduz ICMS sobre combustível de aviação

Divulgação/Embraer Como contrapartida, as companhias aéreas deverão oferecer 490 novos voos semanais para 21 estados e 38 aeroportos A Assembleia...

Nacional16 minutos atrás

Navio de resgate com 42 imigrantes a bordo fura bloqueio na Itália

Sea-Watch “Decidi entrar no porto. Sei o que risco que estou tomando, mas os 42 náufragos a bordo estão esgotados....

Nacional16 minutos atrás

Em nota, PT afirma que STF deve um julgamento justo a Lula

TVT/ Reprodução PT cobra do STF um julgamento justo para Lula Nesta quarta-feira (26), um dia após os ministros da...

Polícia Federal16 minutos atrás

PF desarticula esquema de fraude tributária no Espírito Santo

Vila Velha/ES – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal e Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira...

Nacional56 minutos atrás

Mãe denuncia padrinho por estuprar as duas filhas dela de 7 e 8 anos

Acima de qualquer suspeita, como alguém da família, a frieza do algoz ainda causa estranheza à comerciante Cláudia Conceição Santos,...

Esportes1 hora atrás

Campeão do Mundo em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos

Lalo Villar/AP Jogador campeão do mundo com a Alemanha em 2014 planeja se aposentar com apenas 33 anos. Um dos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana