conecte-se conosco



Estadual

Rodrigo Chamoun é empossado presidente no Tribunal de Contas do ES

Publicado

em

O conselheiro Rodrigo Chamoun foi empossado, na tarde da última segunda-feira (02), presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2020-2021 defendendo três focos estratégicos para atuação da Corte: garantir a gestão fiscal responsável, avaliar a legitimidade, eficiência e efetividade das políticas públicas sociais e assegurar a eficiência das aquisições governamentais.

Na solenidade, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, desembargadores, deputados estaduais e prefeitos, foram também foram empossados os conselheiros Domingos Taufner, Rodrigo Coelho do Carmo e Carlos Ranna nos cargos de vice-presidente, corregedor e ouvidor, respectivamente.

Chamoun iniciou seu discurso de posse apontando “os verdadeiros inimigos do Brasil”. Ele destacou o déficit público; a ineficiência estatal, com um modelo pesado, avesso à inovação e extremamente burocrático; e a corrupção. “O ordenamento jurídico brasileiro dedicou aos órgãos de controle, notadamente aos tribunais de contas, um leque amplo de instrumentos para combater com vigor o déficit público, a ineficiência estatal e a corrupção”, afirmou, detalhando, em seguida, os três focos estratégicos para atuação do controle externo no combate a esse cenário.

“O primeiro foco estratégico é garantir a gestão fiscal responsável com o controle intertemporal das contas públicas, assegurando-se que permaneçam equilibradas. Essa é a nossa primeira e maior missão. Desse modo, este Tribunal continuará atuando como legítimo guardião da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), controlando com firmeza as despesas com pessoal, custeio, investimentos, dívidas e restos a pagar.”

Ainda sobre o equilíbrio fiscal, Chamoun citou quatro desafios que ameaçam o Estado: o bilionário valor dos precatórios da trimestralidade, o necessário aporte atuarial, as receitas voláteis, incertas e finitas do petróleo e gás natural e as despesas com pessoal, que crescem acima da inflação.

Sobre o segundo foco estratégico, avaliar as políticas públicas, o conselheiro defendeu o fortalecimento das unidades técnicas especializadas, “com modernos métodos de auditoria operacional, iniciando a avaliação e o monitoramento de políticas públicas, forçando o seu aprimoramento e a melhoria do gasto público com saúde e educação, principalmente”.

Por fim, o terceiro foco estratégico, assegurar a eficiência das aquisições governamentais, segundo explicou Chamoun, depende da verificação concomitante da qualidade, da tempestividade e do preço da aquisição governamental.

“Como podemos perceber, nunca foi tão complexo governar e, por consequência, nunca foi tão desafiador controlar e orientar as atividades governamentais. E é justamente nesse cenário que destacadas instituições nacionais e internacionais incentivam uma atuação contemporânea dos tribunais de contas frente aos desafios da atualidade. Esta Corte de Contas dará conta do recado com a excelência de seus servidores, com a vigilância de seus procuradores de contas e com a experiência de seus conselheiros e conselheiros substitutos”, afirmou.

O presidente empossado ainda elencou os 10 importantes objetivos a serem perseguidos pelas Entidades de Fiscalização Superiores, pactuados no XXIII Congresso da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), que culminou na Declaração de Moscou.

“Pretendemos, com base em tais recomendações, aperfeiçoar o atual modelo de controle externo estadual que, mesmo já tendo tido muitos avanços nos últimos anos, pode se alinhar com ainda mais precisão ao encontro de modernas tendências de governança pública, em especial aquelas pertinentes aos métodos de atuação das Entidades de Fiscalização Superior (EFS), parte delas com potencial ainda inexplorado.”

Presente na solenidade, o governador do Estado, Renato Casagrande, agradeceu pela parceria institucional construída com o atual presidente, conselheiro Sergio Aboudib, que “conduziu o Tribunal com muito equilíbrio, agindo sempre com papel agregador”.

“O Tribunal cumpre papel excepcional para que possamos manter a cultura de gestão fiscal. Não podemos descuidar da nossa nota A em gestão fiscal. Tenho certeza que teremos a partir de janeiro um presidente que liderará o Tribunal nesse mesmo caminho. Um presidente sério, leal, dedicado e com muita capacidade de aprender”, destacou o governador.

Comentários do Facebook

Estadual

Decreto prorroga suspensão das aulas presenciais em escolas, universidades e faculdades

Publicado

em


.
Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (01), o Decreto nº 4683-R, que prorroga a suspensão das aulas presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, inclusive cursos livres, das redes de ensino públicas e privada, no âmbito do Espírito Santo, até o dia 31 de julho. A iniciativa integra as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19).
 
Enquanto as aulas presenciais estão suspensas, a Secretaria da Educação (Sedu) trabalha com a oferta das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), por meio do Programa EscoLAR, que passam a contar como carga horária letiva a partir desta quarta-feira. 
 
“O calendário letivo está sendo amplamente discutido com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dentre outras instituições, e um protocolo de sanitização elaborado, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), para o retorno das aulas presenciais, que ainda não tem previsão de quando vai acontecer”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
Confira o Decreto.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde19 minutos atrás

Ao vivo: Ministério da Saúde fala sobre enfrentamento à covid-19

. Neste momento, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, e o diretor do departamento de...

Nacional19 minutos atrás

Caso Miguel: Sarí Corte Real é indiciada por abandono de incapaz

Reprodução / Facebook Sari Corte Real é ex-patroa da mãe de Miguel. A primeira-dama da cidade de Tamandaré, em Pernambuco,...

Polícia Federal19 minutos atrás

Polícia Federal prende mais um foragido da Operação Cavalo de Fogo em Foz do Iguaçu/PR

. Foz do Iguaçu/PR – Após investigações, a PF cumpriu, na tarde desta quarta-feira (1/7), em Foz do Iguaçu/PR, mandado...

Estadual19 minutos atrás

Decreto prorroga suspensão das aulas presenciais em escolas, universidades e faculdades

. Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (01), o Decreto nº 4683-R, que prorroga a suspensão das aulas...

Estadual19 minutos atrás

Sedu libera recursos para aquisição de cestas básicas para alunos da Rede Estadual

. A Secretaria da Educação (Sedu) publicou, nesta quarta-feira (01), a Portaria nº 074 – R, de 30 de junho...

Entretenimento19 minutos atrás

João Vicente deseja parabéns a Porchat e revela que eles não se davam bem

João Vicente postou uma foto nesta quarta-feira (1) parabenizando Fábio Porchat pelo aniversário de 37 anos. Na declaração, o ator acabou revelando que os...

Policial24 minutos atrás

Polícia Civil identifica responsáveis por crianças que aparecem maltratando gatos em vídeo

. A Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) identificou os familiares das crianças que aparecem maltratando dois filhotes...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!