conecte-se conosco


Estadual

Rochas: Enivaldo pede permanência do DNPM

Publicado

em

Na sessão ordinária desta quarta-feira (9), o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) pediu a intervenção da bancada capixaba em Brasília sobre a possível intenção do Governo Federal em retirar o escritório do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Estado.

Enivaldo explicou que a mudança prejudicaria o mercado de rochas no Estado, que é um dos maiores produtores e beneficiadores do material, além de possuir a maior concentração desse tipo de royalties no País. Segundo o parlamentar, o setor está em situação crítica e o escritório do DNPM não tem estrutura funcional aqui. Ele criticou a morosidade na liberação do alvará para exploração de rochas no Espírito Santo e lembrou que, embora tenha grande potencial, Estado está aquém de outras unidades da Federação, nesse sentido.

“É uma atitude que dificulta o trabalho das empresas que exploram esse mercado. Será um problema de grande magnitude para um setor que já trabalha precariamente, em vista de estados como Ceará, Sergipe e Pernambuco, onde o alvará provisório é concedido com mais facilidade. Aqui, além de termos dificuldade com a documentação, agora querem prejudicar ainda mais esse setor. Não dá para entender”, declarou.

O deputado Rafael Favatto (Patri) endossou o pedido do colega de Plenário. Para ele, o Espírito Santo concentra as maiores mineradoras de rochas ornamentais e a logística capixaba permite melhor liberação dessa mercadoria para o mundo.

“Não podemos ficar subordinados ao Rio de Janeiro. É uma situação de alerta, onde precisamos do auxílio da Bancada Federal Capixaba e do Governo Estadual para que o DNPM não saia do Estado”, afirmou.

Mutirão

O deputado Danilo Bahiense (PSL) solicitou ao chefe da Polícia Civil que realize um mutirão para sanar a demanda das 15 mil Carteiras de Identidade que se encontram em processo de confecção no órgão desde maio deste ano. Ele informou que em 2015, um trabalho conjunto entre delegacias de todo o Estado entregou mais de 20 mil documentos, que levavam, em média, nove meses para ficarem prontos.

Leia mais:  Pastores visitam a prefeitura e abençoa o prefeito

Comentários do Facebook
publicidade

Estadual

SAMU está disponível para atendimento de municípios afetados pelas chuvas no número 191

Publicado

em

A Secretaria da Saúde (sesa), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), que está com base de trabalho montada em Iconha, adota mais uma medida no auxílio e socorro às vítimas dos municípios que estão sendo afetados pelas fortes chuvas desse final de semana.

Cerca de 10 municípios que ainda não contam com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram habilitados e passam, a partir desse sábado (25), a contar com o atendimento. São eles: Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Alegre (Rive), Muniz Freire, Iúna, Ibitirama, Ibatiba, Castelo, e Conceição do Castelo.

A partir de uma parceria com a Policia Rodoviária Federal (PRF), os usuários que estiverem precisando do Serviço Móvel de Urgência para atendimento devem ligar para o número 191. O telefone é diferente do que atende a região metropolitana (192), pois as devidas localidades ainda não fazem parte da cobertura nacional de urgências.

Além disso, para garantir o atendimento à população, o trabalho integrado entre Estado, Municípios, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e entidades filantrópicas somam um conjunto de forças, junto a enfermeiros, médicos e socorristas, nas regiões. Equipes da Sesa trabalham no mapeamento das localidades que precisam de atendimento.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Iconha continua funcionando como pronto-atendimento de referência da localidade para atendimento já que o hospital e as unidades de saúde da cidade foram totalmente danificadas pela enchente. Nele atuam profissionais do município, da Sesa e voluntários.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Leia mais:  Senadora Rose indica R$ 15 milhões para Saúde e melhorias em municípios do Estado
Continue lendo
Economia18 minutos atrás

Perfil paulistano: veja as profissões com mais oportunidades em São Paulo

arrow-options Marcelo Camargo/ABr São Paulo é a terra das oportunidades para profissionais como vendedores e analista de sistemas A cidade...

Tecnologia18 minutos atrás

Assim como futebol americano, EUA quer criar liga de Fortnite nas escolas

arrow-options Divulgação/Epic Games Fortnite se torna esporte em escolas norte-americanas A startup PlayVS fez um contrato de parceria com a...

Tecnologia2 horas atrás

LGPD passa a valer em agosto: lei irá mesmo proteger nossos dados?

arrow-options Marcello Casal Jr/Agência Brasil Maioria das empresas não tem como atender à Lei de Proteção de Dados Chegou a...

Nacional7 horas atrás

Vale distribuirá a acionistas mais que dobro do gasto com indenizações

arrow-options Lucas Hallel Ascom/Funai Indígenas Pataxó Hã-hã-hãe vivem na aldeia Naõ Xohã, às margens do rio Paraopeba, em Brumadinho Para...

Nacional7 horas atrás

Mulher é presa transportando 5 kg de dinamite na mochila do filho de 3 anos

arrow-options shutterstock PM diz que abordagem a mãe acompanhada por uma criança não é comum; contato com outro homem da...

Nacional7 horas atrás

Cerca de 9 mil pessoas estão desalojadas em Itaperuna por conta das chuvas

arrow-options reprodução / Twitter Fortes chuvas castigam a cidade de Itaperuna Cerca de 9 mil pessoas estão desalojadas na cidade...

Nacional7 horas atrás

Número de mortes por conta das chuvas em Minas Gerais chega a 30

arrow-options Telmo Ferreira/Agência O Globo Maior parte das mortes ocorreram por deslizamentos de terra O Corpo de Bombeiros e a...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana